Categoria: Arte Artigos |
História e cultura afrobrasileira: possibilidades e impossibilidades na aplicação da lei 10.639/200 |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MEDEIROS, Angela Cordeiro; ALMEIDA, Eduardo Ribeiro de
Fruto das constantes reivindicações do movimento negro no Brasil, a Lei 10.639/2003, aprovada pelo Presidente Lula, estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos educacionais do país. É o reconhecimento da influência das muitas culturas africanas na formação da cultura nacional. Entretanto, dentro de um conturbado contexto socioecônomico e político no país, a aplicabilidade da Lei envolve problemas relacionados com conteúdo, preparação dos professores, material didático e as controvérsias existentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O presente artigo discute estes problemas e aponta algumas possibilidades de solução sem pretensão de esgotar o tema.
Palavras-Chaves: África. Lei 10.639/2003. Cultura Afro-Brasileira. Educação.
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2665 148.10 KB Revista Ágora, Vitória, n. 5, 2007, p. 1-12 http://www.ufes.br |
Categoria: Arte Artigos |
Leitura da imagem: resgatando a história e ampliando possibilidades |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GALVANI, Mara Aparecida Magero
Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola. O artigo aborda a cidade como possibilidade educadora, reforçando o papel da leitura de imagens na escola. A partir da cidade de Antônio Prado, RS, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o texto propõe a leitura da cidade em que a criança e o adolescente vivem como via de acesso para compreender e preservar não só o patrimônio público, mas a vida, visando à construção de um futuro menos predatório, mais crítico, sensível e amoroso. Nessa discussão, também é abordada a concepção de cidade desde Atenas e como se dá, na atualidade, a relação dos corpos humanos com os espaços urbanos, através de ações cotidianas como o morar, o caminhar e o conversar.
Palavras-chave: Leitura. Ensino de artes visuais. Educação patrimonial. Cidade e escola.
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2532 85.69 KB Revista Educação e Realidade http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/ |
Categoria: Arte Artigos |
Tendências de produção científica em Arte-Educação e a proposta triangular de ensino |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MONTEIRO, Maria Cristina
O presente trabalho de investigação teve como objetivo analisar as tendências de produção científica em arte-educação nas instituições de ensino superior brasileiras no período 1995-2004. Para tal, selecionou-se 98 resumos de dissertações e teses nas bases de dados bibliográficos brasileiros no período. Tomou-se como meta identificar as áreas de concentração dos programas de pós-graduação nos quais pesquisas sobre Arte foram realizadas, bem como categorizar as temáticas das dissertações e teses, selecionando aquelas relacionadas à Proposta Triangular no Ensino da Arte no Brasil para análise mais apurada. A área de concentração que obteve o maior número de dissertações e teses foi a área de Educação, seguida de Artes e Comunicação, Filosofia, Educação e Cultura e, por fim, Engenharia da Produção. As temáticas identificadas junto às dissertações e teses foram: Currículo; Apreciação Estética; Estética Filosófica; Formação de professores; Epistemologia e Psicologia da Arte. Dois temas em destaque na categoria Currículo, isto é, o emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação, e a Releitura de Obras deram a dimensão da inserção da Proposta Triangular baseada nos estudos de Ana Mae Barbosa, presente em dez das 98 produções, contemplando a discussão sobre o presente e futuro da arte na contemporaneidade, através da psicologia da arte de Lev Semenovich Vygotsky.
Palavras-chave: Arte e educação. Proposta triangular. Psicologia da arte.
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2232 75.58 KB Contraponto - volume 6 - nº3 https://www6.univali.br/tede/tde_busca/ |
Categoria: Arte Artigos |
Arte Rupestre no Paraná |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
PARELLADA, Claudia Inês
Neste artigo discutem-se dados sobre a arte rupestre pré-histórica no Paraná: pinturas e gravuras em rochas areníticas, magmáticas e metamórficas que aparecem desde o litoral ao oeste, com datas que chegam a 10.000 anos atrás. Há mais de 100 abrigos com pinturas rupestres, principalmente em abrigos areníticos nos Campos Gerais, e mais de 20 sítios com gravuras dispersos entre as diferentes regiões do Paraná. Na pesquisa, buscou-se a construção de um banco de dados sobre a arte rupestre no Paraná, com aspectos diagnósticos que evidenciam os povos que a fizeram, as mudanças que ocorreram ao longo do tempo e alguns aspectos sobre gerenciamento e conservação deste patrimônio.
Palavras-chave: Arte rupestre. Arte pré-histórica. Arqueologia paranaense.
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2106 247.53 KB R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.1 p.1-25 http://www.fap.pr.gov.br/ |
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