Categoria: Arte Artigos |
Cinema e Educação: o poético, o simbólico e o imaginário em Lamori |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
RAHDE, Maria Beatriz Furtado
Esse artigo busca tecer considerações sobre a narrativa educacional do filme curta metragem, Le Ballon Rouge (O Balão Vermelho – França, 1956), de Albert Lamorisse, que, em apenas trinta minutos e com mais de cinqüenta anos de existência, soube manter o encantamento do imaginário poético, perpassado por uma linguagem simbólica. A poesia que Lamorisse traduz nas suas imagens confere uma impressão visual leve e ao mesmo tempo densa, ao evocar metaforicamente os contos infantis, mesclados com o surreal, pois o roteiro se torna um poema, traduzido iconograficamente. A simbologia do período modernista é evidenciada nas cenas silenciosas de linguagem falada, mas intensas na linguagem visual, em que a música desempenha um papel de destaque O que não é verbalizado é revertido simbolicamente, tornando visível o invisível. Nessa proposta de técnica narrativa, Lamorisse evoca diversos elementos componentes do imaginário, como o sonho, a arte, os mitos, o fantástico ou a fantasia.
Palavras-chave: Poética. Simbolismo. Imaginário. Narrativa. Educação.
|
1574 190.26 KB Revista Travessia ed 05 http://www.unioeste.br |
Categoria: Arte Artigos |
Dança na Escola: Benefícios e Contribuições na Fase Pré-Escolar |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Josiane Tavares dos; LUCAREVSKI, Juliana Araújo; SILVA, Renata Moreira da
Os novos currículos escolares da primeira infância que trazem a tendência de incluírem artes criativas (música, artes e dança) têm ganhado lugar de honra dentro da educação. Devido aos métodos e processos criativos, que estas disciplinas desenvolvem, as crianças aprendem pelas experiências do próprio corpo a agirem livremente no espaço em que vivem, interagindo com as pessoas que as cercam. A dança como uma atividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não é só uma ação pedagógica, mas também psicológica, com o fim de normalizar ou melhorar o comportamento da criança, além de proporcionar o resgate de valores culturais, o aprimoramento do senso estético, e o prazer da atividade lúdica para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
Palavras-chave: Dança. Escola. Infância. Arte.
|
2941 162.20 KB O portal dos psicólogos www.psicologia.com.pt |
|