Categoria: Arte Artigos |
A Metodologia de Filosofia e da Arte no Ensino Fundamental |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
PRENDIN, Andrea
O ensino de Filosofia apoiado pela metodologia dialógica de uma comunidade de investigação é uma proposta que se interliga a outras áreas do conhecimento. A Arte como linguagem, que apresenta referenciais expressivos, históricos e temáticos, e como conteúdo privilegiado no campo da Estética é associada, assim, ao pensar filosófico. Na metodologia triangular o ensino de Arte estimula a reflexão na apreciação, na compreensão histórica das obras e no próprio fazer artístico. Aproximar o pensar filosófico e o artístico potencializa o desenvolvimento de habilidades de pensamento. O público do Ensino Fundamental tem oportunidade de, utilizando-se, por exemplo, das artes visuais, tornar mais próximos conceitos e habilidades de tradução. E no caminho inverso, esta metodologia dialógica serve como apoio para compreensão da Arte e de seus temas, promovendo a expressão e o pensar criativo. Desenvolver pontes entre Filosofia e Arte não só é possível, como torna mais significativo o processo de ensino-aprendizagem, enriquecendo conteúdos e proporcionando uma apreciação mais ampla, sensível e crítica. Este processo contribui na formação do pensamento multidimensional, nos seus aspectos crítico, criativo e cuidadoso, citados nos fundamentos do Programa Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar. A criatividade, explorada pelos dois principais teóricos que fundamentam esta proposta Matthew Lipman e Ana Mae Barbosa para o ensino de Filosofia e de Arte, respectivamente –, é percebida como elo integrador entre estas duas áreas do conhecimento. Além disso, a sua percepção como aspecto a ser desenvolvido, em apoio aos demais já sugeridos, reforça a formação ampla do educando. O professor que se utiliza desta relação em sua prática é um profissional que se dispõe a investigar novas possibilidades para o processo pedagógico e que, independentemente de sua formação acadêmica, investiga e acrescenta um diálogo entre saberes à vivência escolar da comunidade em que atua.
Palavras-chave: Ensino Fundamental. Filosofia. Arte. Metodologia.
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15868 287.00 KB IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/ |
Categoria: Arte Artigos |
A Música nas propostas curriculares estaduais para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ens |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GASQUES, Gisela de Oliveira; ARROYO, Margarete
Considerando a obrigatoriedade do ensino de Arte na LBDEN 9394/96, e posteriormente do ensino de música pela lei no 11.769/08, este artigo contribui com os rumos da educação musical no que diz respeito às propostas curriculares divulgadas pelas Secretarias de Estado de Educação. Os objetivos deste trabalho foram localizar e mapear as propostas curriculares para o ensino de Arte-Música dos estados brasileiros dirigidas aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio bem como descrever e discutir como a música aparece nessas propostas. O plano de trabalho foi desenvolvido através de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Foram localizadas dez propostas curriculares estaduais e outras cinco em processo de elaboração. Das dez propostas, oito foram obtidas por nós e analisadas nesse trabalho. São elas: Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. Dentre os aspectos discutidos está a referência das Artes Visuais na elaboração da maioria dessas propostas, principalmente a respeito da “Proposta Triangular”. Além disso, notamos a dificuldade da Música em se firmar como um conteúdo específico nos currículos escolares, após décadas de ausência. Dessa forma, quase metade das propostas analisadas aborda a música juntamente com outras Artes. Finalmente, o material encontrado pode ser de grande importância para a definição do trabalho musical em sala de aula, orientação do professor e fontes de pesquisa.
Palavras-chave: Educação musical. Propostas pedagógicas. Ensino fundamental. Ensino médio. LDBEN n. 9394/96.
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4289 208.87 KB Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Musical http://www.demac.ufu.br/nemus |
Categoria: Arte Artigos |
Apropriação e cópia no desenho infantil |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
PASTINA, Camilla Carpanezzi La
Neste artigo busca-se refletir sobre a apropriação e a cópia no desenho infantil. Tem-se como base desenhos de tema livre de crianças de 8 a 10 anos coletados em recente pesquisa de mestrado. Traçam-se considerações sobre a aprendizagem social do desenho a partir das teorias de Vigotski (2007) e Brent e Marjorie Wilson (1997). Considera-se que, ao desenhar, a criança interage com pessoas mais experientes de seu grupo, como pais, professores, colegas de classe ou irmãos mais velhos, procurando assimilar formas de desenhar através da imitação e da cópia. A criança interage também com objetos, tais como livros, álbuns ilustrados, gibis, cadernos decorados, entre outros. Define-se a cópia, a apropriação e o decalque como formas de interação presentes no desenhar das crianças. Embora a compreensão da cópia como atividade humana possa ser elucidativa do ponto de vista educacional, espera-se que o professor seja o propositor de novas e variadas imagens de modo a obter avanços no desenho das crianças.
Palavras-chave: Desenho infantil. Apropriação. Cópia. Fonte de imagem. Interação.
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823 2.62 MB Revista Palíndromo http://ppgav.ceart.udesc.br |
Categoria: Arte Artigos |
Aproximações disciplinares: história, arte e imagem |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
KNAUSS, Paulo
Este texto tem como ponto de partida a idéia de que há um laço a ser fortalecido entre a história da imagem e a história da arte para definir historicamente o conceito de arte. Esse laço pode ser situado no debate intelectual contemporâneo a partir de duas abordagens. Uma primeira, que afirma a imagem como objeto de um campo disciplinar particular, que demarca uma abordagem anglo-saxã; e uma segunda, caracterizada como abordagem germânica, trata a imagem como problema central para definir o campo disciplinar da história da arte. Assim, o interesse renovado pelos estudos da magem e da arte envolve diferentes visões com conseqüências para a sua definição disciplinar dos estudos.
Palavras-chave: História da arte. História da imagem. Estudos Visuais. Cultura Visual.
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3419 50.80 KB Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.151-168 http://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/viewFile/7964/4752 |
Categoria: Arte Artigos |
Arte Rupestre no Paraná |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
PARELLADA, Claudia Inês
Neste artigo discutem-se dados sobre a arte rupestre pré-histórica no Paraná: pinturas e gravuras em rochas areníticas, magmáticas e metamórficas que aparecem desde o litoral ao oeste, com datas que chegam a 10.000 anos atrás. Há mais de 100 abrigos com pinturas rupestres, principalmente em abrigos areníticos nos Campos Gerais, e mais de 20 sítios com gravuras dispersos entre as diferentes regiões do Paraná. Na pesquisa, buscou-se a construção de um banco de dados sobre a arte rupestre no Paraná, com aspectos diagnósticos que evidenciam os povos que a fizeram, as mudanças que ocorreram ao longo do tempo e alguns aspectos sobre gerenciamento e conservação deste patrimônio.
Palavras-chave: Arte rupestre. Arte pré-histórica. Arqueologia paranaense.
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2106 247.53 KB R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.1 p.1-25 http://www.fap.pr.gov.br/ |
Categoria: Arte Artigos |
Arte, educação e cultura: o circo como instrumento para trabalhar com crianças e adolescentes |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Ana Flávia Moraes; SANTOS, Cristiano Galberto dos; TEIXEIRA, Leile Sílvia Cândido; ANTUNES, Meire Lia Lima; VIEIRA, Valterci
Da necessidade de buscar respostas para a realidade de crianças e adolescentes, moradores da Região Leste do município de Goiânia, surgiu a idéia de trabalhar com arte, cultura e educação, tendo como eixo a arte circense, visando o afastamento de crianças e adolescentes das ruas e das drogas. Assim, o Instituto Dom Fernando, vinculado à extensão da Universidade Católica de Goiás, institui o Caec – escola de circo, cujos objetivos: a) proporcionar às crianças e adolescentes, o contato com expressões artísticas, e a vivência da cultura regional e brasileira; b) consolidar-se como espaço facilitador e mediador das relações interpessoais, potencializando a educação; c) valorizar a família e a cultura popular num trabalho de conscientização dos direitos e deveres. Busca-se trabalhar com as expressões culturais regionais e globais, levando as crianças a refletirem sobre o mundo em que vivem. Atualmente o Caec atende a 227 crianças e adolescentes, os dados de 2003 consolidam 17.765 atendimentos. A escola de Circo configura-se como espaço lúdico e informal, completamente envolvido pela educação, arte e cultura, onde a criança vai exercitar a busca de sua identidade e de sua autonomia, aumentando sua auto-estima e sua capacidade de escolha.
Palavras-chave: Cultura. Arte. Educação.
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3691 31.52 KB Anais do 2o Congresso Brasileiro de Extensão Unive http://www.ufmg.br |
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