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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (26)


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Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!O Império das Carapuças: Espaço público e periodismo político no tempo das regências (1832-1842) Popular Versão: PDF
Atualização:  18/10/2013
Descrição:
FELDMAN, Ariel

O objetivo deste trabalho é analisar, sob um enfoque político, os escritos de Miguel do Sacramento Lopes Gama (1792-1852) publicados no periódico O Carapuceiro, editado no Recife entre 1832 e 1842, durante o período das regências e nos primeiros anos do Segundo Reinado. A historiografia, desde o século XIX, tem privilegiado a crítica de costumes que, supostamente, empreendeu esse periódico. O presente trabalho, por sua vez, pretende lançar um olhar diferenciado e demonstrar como esse jornal exerceu grande influência nos espaços públicos de discussão política, e também revelar como as idéias de Lopes Gama representaram uma importante manifestação do pensamento conservador que sustentou as bases do império.

Palavras-chave: "O Carapuceiro". Período das regências. Espaços públicos. Discussão política. Periodismo.

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Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!Mudanças culturais no meio artístico de Curitiba entre as décadas de 1960 e 1990 Popular Versão: PDF
Atualização:  18/10/2013
Descrição:
GASSEN, Lilian H.

Neste trabalho, discutimos algumas mudanças culturais no meio artístico curitibano relacionadas a duas maneiras diferentes de se entender a arte – como pintura e como objeto – entre as décadas de 1960 e 1990. A partir disso, procuramos saber quem eram os indivíduos relacionados a cada um desses entendimentos de arte e como isso interferia na produção artística, nas instituições da arte, na comercialização e no público das artes plásticas. Para isso, em nossa abordagem, tratamos a obra de arte como um objeto cultural que permite analisar o percurso da obra na sociedade, desde sua criação, passando por sua exposição, até sua comercialização, de modo a possibilitar também observarmos os agentes relacionados a cada um desses momentos do percurso da obra e suas transformações ao longo de quatro décadas em Curitiba.

Palavras-chave: Meio artístico. Mudanças culturais. Concepções de arte.

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Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!A construção de uma memória para a nação: a participação do Museu Paranaense (1882) Popular Versão: PDF
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
RANKEL, Luiz Fernando

A Exposição Antropológica Brasileira de 1882, ocorrida no Museu Nacional no Rio de Janeiro, foi o maior evento científico do século XIX no Brasil. A presente dissertação analisa, além do evento em si, a participação do Museu Paranaense na Exposição Antropológica, principalmente através do envio de objetos que compunham a cultura material dos povos indígenas que habitavam a província paranaense. Este processo teve implicações históricas e culturais relativas à construção de uma memória específica para a nação que estava em formação no Brasil, a partir de teorias de cunho racialista vigentes à época.

Palavras-chave: Museu. Museu Paranaense. Arqueologia. Exposição. Antropológica.

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Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!O Crescente e a Estrela na terra dos pinheirais: os árabes muçulmanos em Curitiba (1945-1984) Popular Versão: PDF
Atualização:  18/10/2013
Descrição:
NASSER FILHO, Omar

Este estudo trata da imigração árabe muçulmana para Curitiba entre os anos de 1945 e 1984. As balizas temporais que delimitam a presente dissertação marcam o período de quatro décadas em que a etnia afirma sua presença na cidade, a começar pelo crescimento do fluxo imigratório no pós-guerra, terminando com a inauguração daquele que pode ser considerado o mais recente marco institucional da comunidade, depois de construída a sede da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná e da Mesquita Imam Ali: o Cemitério Jardim de Allah. Buscamos compreender como seu deu o processo de inserção do grupo no território de recepção, atentando para as negociações que os imigrantes e seus descendentes fizeram ao longo desta trajetória em relação aos elementos identitários de ordem familiar, comunal e religiosa - considerados relevantes para o grupo em questão - bem como para as estratégias econômicas adotadas para sobreviver e acumular capital. Para tanto, traçamos um quadro da conjuntura sócio-econômica do Oriente Médio, do Brasil e de Curitiba à época da vinda destes imigrantes, procurando entender de que maneira estes fatores influenciaram o despertar do desejo imigratório entre os árabes muçulmanos e sua decisão de optar pelo país. Tentamos identificar, dentre os povos árabes muçulmanos, aquele (ou aqueles) que, em maior número, veio (vieram) ao Brasil. Procuramos demonstrar o impacto do momento da chegada e os primeiros olhares dos imigrantes sobre o país e a cidade, discutindo a importância que a existência de uma rede prévia de indivíduos pertencente ao mesmo grupo teve para suas primeiras sociabilidades. Para buscar as informações que dão suporte a nossas análises, além de consultar os documentos e registros da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná, utilizamos como fonte – talvez a principal deste estudo – os depoimentos tomados dos imigrantes que chegaram à cidade no pós-guerra e seus descendentes, avaliando numa perspectiva inter-geracional a vivência da cultura árabe islâmica em Curitiba.

Palavras-chave: Imigração. Árabes muçulmanos. Valores culturais. Identidade.

Downloads 3085  3085  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PGHIS - UFPR  Site http://www.humanas.ufpr.br/portal/historiapos/?lang=pt
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Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!O sentido do trabalho: visões de um problema nos séculos XIX e XX Popular Versão: PDF
Atualização:  18/10/2013
Descrição:
AMARAL, Rosana A. do

Esta dissertação de mestrado estuda como se apresenta o sentido do trabalho particularmente no fim do século XIX e primeira metade do século XX além de seus impactos na vida das pessoas. Foram identificados elementos para a discussão e análise da recuperação do sentido do trabalho. Os principais conceitos utilizados foram técnica e razão de Ortega y Gasset, sentido do trabalho de Viktor E. Frankl e ócio de Josef Pieper. Nossa hipótese é que uma das principais alternativas para recuperar o sentido do trabalho é o ócio utilizado para a educação do trabalhador.

Palavras-chave: Sentido do trabalho. Ócio. História Social. Trabalhador. Educação.

Downloads 572  572  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGHS - USP  Site http://historia.fflch.usp.br/posgraduacao/hs
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Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!Um cronista da cidade: Curitiba no jornal sob o olhar de Jamil Snege 1997-2003 Popular Versão: PDF
Atualização:  18/10/2013
Descrição:
ALMEIDA, Camila G.

As relações entre a cidade e os discursos que inspira a partir de fontes oficiais ou alternativas estão no foco desta pesquisa – Um cronista da cidade: Curitiba no jornal sob o olhar de Jamil Snege 1997-2003. O trabalho aqui proposto trata do confronto entre o imaginário formal difundido historicamente sobre o espaço citadino – no caso, o modelo de marketing bem-sucedido em que se transformou Curitiba – e os olhares particulares, e muitas vezes provocadores, contidos na crônica contemporânea a respeito da capital paranaense. Gênero híbrido, na fronteira entre o jornalismo e a literatura, a crônica se apresentaria como o espaço por excelência da cidade. Essa estreita relação se daria, em boa parte, por seu forte vínculo com o jornal, reforçando aí o caráter cotidiano desse tipo de texto. No Paraná, um exemplo de cronista que transporta o local, com boa dose de ironia e irreverência, para seus textos estaria no escritor Jamil Snege, colaborador do espaço de crônicas da seção Caderno G do jornal Gazeta do Povo entre maio de 1997 e maio de 2003, ano de seu falecimento. Tendo, assim, a produção de Snege nos sete anos em que colaborou com o jornal como ponto de referência – com suporte também nos textos do escritor Roberto Gomes e do artista plástico Carlos Dala Stella, que dividiram com Snege o espaço de crônicas do Caderno G no referido período –, propõe-se nas próximas páginas verificar como se dá, estética e tematicamente, a tensão entre a cidade divulgada pela propaganda oficial e a cidade de todos os dias na crônica voltada ao grande público, tendo no jornal diário seu meio de difusão e também (por que não) de ação.

Palavras-chave: Jamil Snege. Curitiba. Paranismo. Crônica. Gazeta do Povo, Jornal. Cidade. Modernidade.

Downloads 6532  6532  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGL - UFPR  Site http://pgletras.org/
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Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!O enredo do carnaval nos enredos da cidade: dinâmica territorial das escolas de samba de São Paulo Popular Versão: PDF
Atualização:  18/10/2013
Descrição:
BELO, Vanir de L.

O carnaval das escolas de samba na cidade de São Paulo vem adquirindo um importante conteúdo social, político e econômico. Ao longo de seu desenvolvimento, passou por diversas transformações acompanhando o crescimento da cidade e adaptando-se aos novos conteúdos urbanos e a imposições políticas e técnicas. Todavia, ainda guarda um caráter genuíno atrelado à festa, característica de sua gênese. Diante disso, essa pesquisa se desenvolve a partir de uma periodização composta por três períodos definidos pelos eventos mais significativos observados ao longo da história dessa manifestação cultural. As variáveis- chave determinantes para a ruptura dos períodos são as normas e as políticas públicas realizadas com a finalidade de desenvolvê-las e, como conseqüência dessas ações, as divisões sociais e territoriais do trabalho criadas na produção dos desfiles carnavalescos em relação aos diferentes circuitos da economia urbana. O objetivo é compreender a dinâmica territorial das escolas de samba em São Paulo através da análise do processo de produção do carnaval que inclui a ação de diversos agentes na cidade, considerando a tendência à apropriação dessa manifestação popular pela indústria cultural. E analisar a forma como os membros das escolas de samba produzem cultura e fazem política, utilizando-se dos novos conteúdos técnicos que a cidade oferece, para se organizar e buscar formas de suprir suas necessidades.

Palavras-chave: Carnaval. Cidade. Cultura. Escolas de samba. São Paulo.

Downloads 425  425  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGH - USP  Site http://www.geografia.fflch.usp.br/posgraduacao/
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Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!Politizando o cotidiano: Repressão aos alemães em Curitiba durante a Segunda Guerra Mundial Popular Versão: PDF
Atualização:  18/10/2013
Descrição:
PEREIRA, Márcio J.

O renascer dos estudos cotidianos está amplamente vinculado as estruturas do político, frente ao deslocamento do campo do poder das instituições públicas e do Estado para a esfera do privado, através da politização do dia-a-dia. Os objetivos da presente pesquisa é analisar como a Segunda Guerra Mundial influenciou o cotidiano de Curitiba durante seu decorrer, dando ênfase as ações governamentais praticadas contra os cidadãos de ascendência alemã e analisar a atuação da população civil curitibana nesse processo. Para dar conta das propostas supracitadas foram utilizadas as seguintes fontes: documentos da extinta Delegacia de Ordem Política e Social do Estado do Paraná, através dos dossiês temáticos e pastas individuais provenientes do Arquivo Público do Paraná e recortes dos jornais diários que circulavam na capital paranaense, sendo estes: o Diário da Tarde, o Correio do Paraná e a Gazeta do Povo, disponíveis na Biblioteca Pública do Paraná.

Palavras-chave: Curitiba. Cotidiano. Alemães. Segunda Guerra Mundial.

Downloads 1566  1566  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPH - UEM  Site http://www.pph.uem.br/Site/
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Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!Políticas Culturais e Patrimônio Histórico: o processo de tombamento do setor histórico da Lapa-PR Popular Versão: PDF
Atualização:  18/10/2013
Descrição:
MACHADO, Alisson B.

Este estudo tem como objetivo analisar o processo de tombamento do Setor Histórico da Lapa no período de 1979-1989, quando uma série de entraves se colocaram como objeções para a manutenção de uma área da cidade, considerada pelos políticos oficiais, como um setor histórico, digno de preservação para as populações do presente e do futuro. Apresento a construção da categoria patrimônio, as mudanças no tempo e no espaço que o conceito sofreu até adquirir a atual conotação. Trabalho com o processo histórico de definição de uma política institucional para o patrimônio cultural no Brasil e no estado do Paraná, de modo a compreender como as práticas de preservação caminharam sob a influência da discussão internacional para a preservação do patrimônio cultural. Demonstro os conflitos que envolveram as decisões preservacionistas locais, de modo a mostrar a pluralidade de valores, tanto econômicos como culturais e históricos ali colocados, que confrontou, no período de análise, interesses individuais e coletivos. As ações ocorridas do processo de tombamento do Setor Histórico da Lapa me permitiram contextualizar o patrimônio nos processos sociais dos quais ele se nutre, bem como contribuíram para o entendimento dos sentidos da construção de imagens patrimoniais.

Palavras-chave: Patrimônio Histórico. Preservação. Políticas Patrimoniais. Centro Histórico. Lapa.

Downloads 5050  5050  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPH - UEM  Site http://www.pph.uem.br/Site/
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Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino de História nos primeiros anos do Ensino Fundamental: o uso de fontes Popular Versão: PDF
Atualização:  18/10/2013
Descrição:
BERNARDO, Susana Barbosa R.

O presente trabalho está inserido no campo de reflexão a respeito do ensino de História e do saber discente. O objetivo principal foi o de refletir sobre a construção do saber histórico nos primeiros anos do ensino fundamental a partir do uso de fontes. Considerando a perspectiva teórica acerca da formação histórica apresentada pelo historiador alemão Jörn Rüsen, a pesquisa foi realizada no município de Tarumã (SP), com oito classes do Ensino Fundamental, sendo duas classes de cada série a partir do segundo ano. Procurou-se verificar se são ou não utilizadas fontes históricas nas aulas de História nesta etapa de estudo. Buscou- se também investigar qual a compreensão dos alunos acerca das fontes históricas e se estes são capazes ou não de realizar inferências a partir destas. Discute-se ainda a natureza e o estatuto das fontes históricas no conhecimento científico e no conhecimento escolar.

Palavras-chave: Fontes históricas. Anos iniciais do ensino fundamental. Ensino de história.

Downloads 1776  1776  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGHS - UEL  Site http://www.uel.br/pos/mesthis/
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