Categoria: História Dissertações |
Violência contra violência: a inter-relação entre as propostas de luta armada... |
Versão: PDF Atualização: 18/10/2013 |
Descrição:
RONCHI, Luis F. de Lima
A pesquisa discute o problema das inter-relações entre o golpe de 1964, a consolidação da Ditadura Militar no Brasil e o surgimento de grupos armados de oposição, particularmente aqueles surgidos antes da promulgação do Ato Institucional n. 5 e que seguiam a tradição marxista-leninista de vanguarda. Trata-se, especificamente, das influências e determinações do golpe e da evolução da Ditadura Militar nas razões que levaram parte da esquerda brasileira à decisão de protagonizar ações armadas como caminho revolucionário. Parte-se do pressuposto de que os dois processos citados possuem autonomia relativa e, portanto, refutam-se as tentativas de explicação da luta armada como simples reflexo do fechamento ditatorial e/ou da falta de espaços de atuação legal oposicionista, mesmo porque, importantes estudos historiográficos têm destacado a existência de brechas e possibilidades de ação política, embora restritas, na fase de consolidação da Ditadura Militar (1964-1968), período em que ocorre o surgimento dos principais grupos guerrilheiros. Esta pesquisa defende a hipótese de que o Golpe de 1964 e a instauração de um regime militar-autoritário tenham desempenhado importante papel na opção de setores da esquerda, pelo caminho armado, ao frustrar o projeto hegemônico até 1964, de revolução pacífica defendido pelo Partido Comunista Brasileiro. Além do Golpe, a própria existência de um regime arbitrário, que alterava sistematicamente as regras do jogo político segundo seus interesses, também teria contribuído para o influxo das esquerdas ao desacreditar as instituições e a própria atuação política legal então existente.
Palavras-chave: Ditadura militar. Luta armada. Fechamento institucional. Golpe de 1964.
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2831 0 bytes PPH - UEM http://www.pph.uem.br/Site/ |
Categoria: História Dissertações |
A primeira década da AIDS no Brasil: o Fantástico apresenta a doença ao público (1983 a 1992) |
Versão: PDF Atualização: 24/10/2013 |
Descrição:
BARATA, Germana Fernandes
Este trabalho analisa como a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), considerada a maior epidemia do século XX, foi divulgada pelo programa Fantástico, da Rede Globo de televisão, entre 1983 e 1992, primeira década em que a doença aparece na mídia brasileira. No caso da Aids, a televisão, principal fonte de informação da população, desempenhou papel chave ao apresentá-la ao público, muito antes que os governos, profissionais da saúde e pesquisadores tivessem respostas seguras sobre a doença. Das 105 notícias divulgadas no programa durante a década, selecionou-se 26 que priorizaram os aspectos científicos da enfermidade - encontros científicos, descobertas e avanços na prevenção, diagnóstico e tratamento.
Palavras-chave: Aids. Divulgação científica. História das doenças. Saúde pública. Televisão.
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1092 0 bytes PPGHS - USP http://historia.fflch.usp.br/posgraduacao/hs |
Categoria: História Dissertações |
História, política e revolução em Eric Hobsbawm e François Furet |
Versão: PDF Atualização: 24/10/2013 |
Descrição:
CORREA, Priscila Gomes
Nesta dissertação pretendemos realizar um estudo comparativo entre Eric Hobsbawm e François Furet, dois importantes historiadores do século XX, com trajetórias intelectuais opostas que, no entanto, convergiram para a interpretação das relações entre história, política e revolução. Tomamos como fonte documental seus trabalhos historiográficos, com o intuito de refletir sobre a relação entre o pensamento histórico e o pensamento político. Assim, situando o problema da relação entre o intelectual e a política, buscamos, por meio da análise historiográfica e do exercício sistemático de comparação e confrontação, abordar os participantes do debate historiográfico/político como atores históricos, visto que atuando em uma diversidade de culturas políticas e tradições de pensamento.
Palavras-chave: Comunismo. Historiografia. Marxismo. Revolução. Século XX.
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1565 0 bytes PPGHS - USP http://historia.fflch.usp.br/posgraduacao/hs |
Categoria: História Dissertações |
Filmes do fim do mundo: Ficção Científica e Guerra Fria (1951/1964) |
Versão: PDF Atualização: 14/10/2013 |
Descrição:
NOBOA, Igor C.
Esta dissertação tem como tema quatro filmes do gênero ficção científica, produzidos nos Estados Unidos da América no período do segundo pós-guerra, O Dia em que a Terra Parou (1951), Vampiros de Almas (1956), A Bolha (1958) e Limite de Segurança (1964). Nas sociedades contemporâneas, este gênero se torna relevante como objeto de interpretação do real, representando, interpretando e discutindo o seu contexto histórico e as relações humanas com o desconhecido, propondo formas de organização social e reflexões sobre a natureza da Ciência e Tecnologia. Por meio da leitura crítica dos filmes pode-se compreender o imaginário americano sobre questões referentes às relações internacionais da Guerra Fria e às ameaças internas à sociedade, sem deixar para trás a visão de que estes filmes atingiram diversas sociedades em diversas regiões do mundo e também tratam de questões universais.
Palavras-chave: Ficção científica. Guerra Fria. Cinema americano. Estados Unidos.
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1396 0 bytes PPGHS - USP http://historia.fflch.usp.br/posgraduacao/hs |
Categoria: História Dissertações |
A relação ensino e aprendizagem como práxis: a educação histórica e a formação de professores |
Versão: PDF Atualização: 8/11/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Thiago A. D. de
A investigação teve como objetivo compreender as relações de ensino e aprendizagem histórica na concepção de um grupo de professores do município de Araucária-PR, de acordo com o referencial da educação histórica, e no sentido da práxis entendida na perspectiva de Kosik (1976), com base no histórico de formação e de atuação do grupo. A escolha do campo empírico ocorreu de acordo com o histórico apresentado por Theobald (2007) relacionado a militância sindical e ao exercício da intelectualidade a partir da apropriação dos meios de produção intelectuais relacionados a ciência da História. Para atingir os objetivos propostos, considerando a natureza qualitativa da pesquisa, pautou-se na entrevista semi-estruturada e na análise de conteúdo referenciada em Franco (2003). Nessa investigação foram participantes 7 (sete) professores de História que exerciam suas atividades no Ensino Fundamental e Médio no município de Araucária-PR. Em termos teóricos realizou-se um diálogo inicial entre a perspectiva da formação de professores relacionada aos saberes e práticas a partir de Monteiro (2002), confrontando a experiência do Grupo Araucária na relação com o referencial da Educação Histórica e as compreensões dos professores a respeito da aprendizagem histórica. O referencial da pesquisa está centrado na teoria e filosofia da História, a partir de Rüsen (1992; 2001; 2006; 2007; 2009 e 2010), no campo de investigação da educação histórica com base em Schmidt (2009; 2010 e 2011), Barca (2006) Lee (2006). A forma como os professores explicaram suas atuações foi compreendida no sentido da práxis com referencia em Kosik (1976) e a amplitude intelectual da ação dos professores foi explicada com aproximações ao materialismo histórico dialético a partir das contribuições de Gonzáles (1984). Os resultados apontam que as consciências históricas dos professores entrevistados estão perspectivadas pelo referencial da educação histórica. O que foi inferido a partir da concepção de aprendizagem histórica apresentada pelos professores, explicada a partir do conceito narrativa histórica em acordo com o lugar que o conceito possui na teoria da História, ou seja, a expressão do próprio pensamento histórico. Os professores demonstraram preocupações com a dimensão ética da consciência histórica dos alunos, e o sentido apontado através da práxis está na intervenção pautada na humanização. O conceito humanização foi identificado nas respostas dos professores e sistematizado a partir de um diálogo entre a epistemologia da História de Jörn Rüsen e a teoria educacional de Paulo Freire, cruzando os dois campos teóricos pertencentes a educação histórica: o campo da teoria da história e o campo da educação. Tais resultados permitem apontar que o ensino de História pode auxiliar no desenvolvimento de consciências históricas mais complexas e humanizadas. Palavras-chaves: Professores de História. Educação histórica. Consciência histórica. Humanização. Práxis.
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530 0 bytes PPGE - UFPR http://www.ppge.ufpr.br/inicio.htm |
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