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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (68)


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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Da “Falta do Dizer" ao “Dizer da Falta": Reflexão sobre a produção de Sentidos na Poesia de Ana Cri Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BRUM, Janaina Cardoso

O discurso poético é visto constantemente como lugar privilegiado de reflexão sobre a linguagem, não sendo poucos(as) os(as) poetas que colocam a preocupação com os modos de significar como tema central de suas obras. O trabalho com a linguagem, nesse espaço, gera inquietações várias em torno das relações entre a linguagem e os objetos do mundo. A correspondência entre palavra e coisa é frequentemente questionada e, mais do que uma inquietação sobre a representação através da linguagem no momento da escritura, torna-se o cerne do trabalho poético. A multiplicidade de sentidos emerge também como um funcionamento do discurso poético, tocando, assim, o silêncio fundante, que, ao mesmo tempo em que evidencia uma incompletude da linguagem, traz à cena a movência dos sentidos. Na poesia da brasileira Ana Cristina Cesar há uma incessante reflexão sobre a linguagem, sendo ela trabalhada em suas (im)possibilidades. A incompletude da linguagem é percebida na obra dessa autora e, assim, apresentam-se, em seus poemas, formas que atestam essa incompletude e o movimento dos sentidos. No presente trabalho, pretendemos observar os processos discursivos que ocorrem quando o sujeito se indaga sobre o estatuto da linguagem e dos sentidos, sob o viés da análise do discurso de linha francesa.


Palavras-chave: Discurso poético. Ana Cristina Cesar. Silêncio. Análise do discurso de linha francesa.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Reflexão Crítica na Atividade Reunião Pedagógica Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Eduardo de Andrade

Este trabalho objetiva investigar cinco reuniões pedagógicas em uma escola de idiomas, visando compreender, dentro da perspectiva sócio-histórico-cultural (Vygotsky, 1934/1993), a constituição desse espaço como momento de análise, reflexão e discussão, a fim de co-construir ações para os problemas pedagógicos da sala de aula.

Downloads 1898  1898  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A linguagem do professor como mediador crítico: instrumento de transformação social Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
WOLF, Fábio

Esta pesquisa tem por objetivo (1) discutir a identidade discursiva de um professor de História em relação aos discursos hegemônicos presentes na educação e (2) refletir criticamente, por intermédio das sessões reflexivas, sobre as possibilidades de construção de espaços de discussão crítica em sala de aula no sentido de repensar, problematizar e constestar as atuais correntes hegemônicas inseridas no campo educacional. O presente estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva crítica e sócio-histórica da linguagem e
da educação (Freire, 1987; Vygotsky, 2001; Pennycook, 2001; Rajagopalan, 2003). Busca-se, dessa forma, a formação de agentes críticos/reflexivos em condições de transformar os seus contextos de prática através da construção de uma linguagem autoafirmativa e contra-hegemônica.

Palavras-chave: Linguagem. Reflexão crítica. Transformação social. Inclusão.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Conceito de Gêneros e Análises de Textos de Vídeos Institucionais  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
JUNIOR, Orlando Vian

Este estudo, parte do Projeto DIRECT (LAEL-PUC/SP), tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa em análise do discurso em contextos profissionais, mais especificamente em análise de gênero. O objetivo principal desta pesquisa é verificar como os textos se estruturam em estágios para transmitir significados. A pesquisa, dessa forma, teve dois momentos distintos.
No primeiro momento, traçou-se uma visão geral do conceito de gênero tal como é empregado na área da Linguística Aplicada a partir de uma visão diacrônica, analisando-se as várias perspectivas assumidas por diferentes teóricos. Assim, os autores foram agrupados em três categorias: analistas de gênero (Swales, Bhatia, Dudley-Evans), analistas críticos (Bakhtin, Todorov,Bronckart, Kress, Fairclough) e sistemicistas (Hasan, Martin, Ventola, Eggins, Leckie-Tarry).
No segundo momento, com base no conceito de propaganda institucional (Pinho, 1980) e de legitimação (Tereza Halliday, 1987), foram analisados textos de vídeos institucionais de quatro empresas multinacionais que atuam no Brasil. Esses vídeos têm como finalidade apresentar a empresa aos novos funcionários ou aos clientes em potencial. A proposta de Hasan (1989) foi o ponto de partida de análise, tendo em vista que leva em conta não só os elementos estruturais dos textos, mas também os reflexos dos contextos social e cultural nos quais os textos são produzidos. Foi adotada, portanto, uma perspectiva sistemicista.

Downloads 12139  12139  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Globo Repórter: uma investigaçăo sobre o estilo textual da reportagem televisiva Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BOBERG, Alloyse Rodrigues


Numa época em que os “acontecimentos” são disponibilizados ao público praticamente vinte e quatro horas por dia, o jornalismo de televisão certamente foi escolhido como fonte de informação por boa parte da população brasileira. A televisão trouxe a democratização da informação ao país, já que utiliza uma linguagem acessível ao público, independentemente do nível cultural. A linguagem adotada pelos telejornais se caracteriza como uma forma objetiva de transmitir os acontecimentos e também uma maneira didática de informar. Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo investigar as características estilísticas da linguagem jornalística de televisão, que fazem com que tal linguagem seja facilmente compreendida pelo público. O corpus de análise consiste em duas edições do Globo Repórter, programa semanal da Rede Globo de Televisão. Serão investigados os recursos lingüísticos mobilizados pelos jornalistas, na elaboração dos textos, que criam efeitos de naturalidade e espontaneidade, com o propósito de tornar a informação mais clara ao público.

Palavras-chave: Estilo lingüístico. Reportagem de televisão. Gêneros do
discurso.

Downloads 2135  2135  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/17194
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O Sermão da Sexagésima: Uma arena de vozes Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Lucimara de

O objetivo deste trabalho é analisar a constituição do Sermão da Sexagésima, do Padre Antônio Vieira, em relação à sua forma composicional, ao seu estilo e ao seu tema (Bakhtin 1979/2003), bem como os interdiscursos que o compõem, buscando identificar como o gênero sermão foi concebido pelo jesuíta em função da situação sócio-histórica em que viveu. Acreditamos que estudar o Sermão da Sexagésima significa identificar a modernidade de seu discurso, atualizá-lo e avaliá-lo em outra situação de circulação, o que poderá trazer contribuições não só para a área dos estudos em Análise do Discurso, como para professores que precisam motivar alunos do Ensino Médio a ler e a entender a obra do Padre Vieira. Para a análise do Sermão da Sexagésima, adotamos como perspectiva teórica a noção bakhtiniana de gêneros discursivos e as formas de presença do discurso do outro (Bakhtin 1929/2004; 1979/2003). Seguiremos a proposta de Bakhtin e seu Círculo para o estudo da linguagem,
segundo uma perspectiva sócio-histórica. Nesse sentido, resgataremos a esfera de circulação desse sermão em relação ao seu contexto sócio-histórico, seus interlocutores e sua finalidade, relacionando-a à caracterização que Vieira atribuiu ao sermão em termos de gênero discursivo. Assim, investigaremos a atualização que Vieira faz desse gênero.

Palavras-chave: sermão, discurso, gênero discursivo, vozes.

Downloads 7840  7840  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O uso da LIBRAS no ensino de leitura de Português como segunda língua para Surdos: um estudo de caso Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MOURA, Débora Rodrigues

Esta pesquisa vincula-se ao Grupo ILCAE (Inclusão Lingüística em Cenário de atividades Educacionais) e parte da necessidade de mais pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de crianças surdas. Ancorada na Teoria Socio-Histórica e Cultural de Vygotsky (1930/1987), tem por objetivo investigar como o significado de um texto escrito em Português pode ser negociado em LIBRAS. O estudo é conduzido em uma
perspectiva de bilingüismo, que considera a Língua de Sinais como primeira língua e o Português como segunda língua. A fundamentação teórica discute conceitos da Lingüística Aplicada, tais como linguagem (Bakhtin, 1929) e letramento crítico (Coracini, 2002; Fulgêncio e Liberato, 2003; Leal, 2004; Soares, 2008, entre outros), da Psicologia, como ensino-aprendizagem, desenvolvimento e defectologia (Vygotsky, 1934) e da área de Estudos da Surdez (Ferreira Brito, 1995; Moura, 2000; Perlin, 2001, Fernandes, 2003; Quadros, 2002/2003; Pereira, 2005; Finau, 2006, entre outros). A
metodologia de pesquisa aqui adotada é o estudo de caso (Chizzoti, 2006), numa visão de pesquisa qualitativa (Freitas 2003). O estudo foi realizado numa escola municipal da periferia de São Paulo que atende alunos Surdos na Educação Infantil e Ensino Fundamental e teve como participantes focais 11 alunos do 4o ano do Ciclo I e a professora-pesquisadora. Foi analisada uma aula de leitura de Língua Portuguesa como segunda língua e, como resultado, foi possível compreender como ocorre a construção de significados mediados pela LIBRAS em práticas que trazem uma visão bilíngüe de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave: Leitura, Surdez, LIBRAS, Linguagem, Ensino-Aprendizagem, Bilingüismo e Identidade.

Downloads 1722  1722  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Estudo sobre um instrumento de escrita designado como auto-retrato para a expressão do indivíduo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PASSALACQUA, Claudia Loewenberg

Este trabalho investiga um instrumento de escrita, intitulado Auto-Retrato, destinado a coletar dados sobre a expressão psíquica do indivíduo. Trata-se de um questionário de trinta e cinco questões, abertas, dirigidas ou semi-dirigidas, no qual a ordem das respostas é livre, assim como o fato de que algumas questões podem vir a ser respondidas inúmeras vezes e outras, nunca serem respondidas. O instrumento foi utilizado num grupo de mulheres, encaminhadas, pela saúde mental, a um posto de saúde da periferia de São Paulo. As mulheres pertenciam a classes sócio-econômico-
culturais baixa e média baixa, em sua maior parte, com poucos anos de escolaridade, mas, no, geral, com experiência de trabalho, na faixa etária de 30 a 60 anos. Chegaram ao posto de saúde via encaminhamentos de psiquiatras e psicólogos, com queixas de depressão, estresse, entre outras. O grupo era coordenado pela psicóloga-pesquisadora e por uma terapeuta ocupacional. Inicialmente, seu objetivo era realizar atividades manuais e paralelamente a elas criar um espaço para a fala e escuta das mulheres entre si e pelas terapeutas. Ao apresentar o questionário às mulheres, a psicóloga- pesquisadora leu a elas suas instruções, suas questões, explicou-lhes as formas de utilização, juntamente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.O questionário era mantido no posto de saúde e apenas cada mulher e as terapeutas tinham acesso a ele. Devido a todas as condições que envolvem um atendimento público- assiduidade, pontualidade, continuidade do atendimento, entre outras - o emprego doAuto-Retrato não ocorreu de modo constante em todas as sessões e nem foi igualmente usado por todas as mulheres.

Palavras-chave: Instrumento de Escrita, Auto-Retrato, Grupo Terapêutico, Posto de Saúde, Mulheres.

Downloads 837  837  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Site do LAEL  Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!De práticas sociais a gêneros do discurso : uma proposta para o ensino de português para falantes de Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
QIAORONG, Yan

Este trabalho tem como objetivo colocar em prática a noção bakhtiniana de gênero do discurso em materiais didáticos para o ensino de português para falantes de outras línguas. É apresentada a situação de ensino de português na China, no intuito de descrever o contexto da presente proposta de ensino. A seguir, é discutida a proposta de diferentes autores, do uso de gêneros do discurso como unidade de ensino em currículos de línguas e em materiais didáticos. Visando a um ensino que crie oportunidades para que o aluno se envolva em diferentes esferas de comunicação e práticas sociais, é feita uma proposta de seqüência didática a partir de tema de interesse (moradia) de alunos chineses, quando de sua estada em Porto Alegre. É elaborada uma unidade de ensino, organizada por alguns gêneros do discurso relacionados ao eixo temático selecionado, explicitando os objetivos e as orientações para o desenvolvimento de cada atividade. A unidade de ensino “Procurando um apartamento em Porto Alegre” foi elaborada a partir de textos autênticos que fazem parte de diferentes práticas sociais do contexto específico “alugar um imóvel” (anúncios classificados, contrato e depoimentos sobre moradia). Foi desenvolvida para alunos de nível básico-intermediário, prevendo 4 aulas de 100 minutos. A unidade foi testada com um grupo de 24 alunos, na Universidade de Comunicação da China, com a finalidade de verificar a aplicabilidade do material produzido. A análise dos resultados permite afirmar que é possível colocar em prática uma proposta de ensino de língua estrangeira, através de gêneros do discurso, de uma forma sistemática e gradual. Uma seqüência didática que tem como ponto de partida a contextualização do uso da língua através de diferentes gêneros do discurso estimula os alunos a participarem, oferecendo oportunidades de envolvimento e aprendizagem de novas práticas sociais, relevantes para as suas vidas pessoais e profissionais. Este trabalho busca contribuir na elaboração de materiais didáticos, na proposição de metodologias de ensino de línguas, na organização de currículos de línguas baseados em gêneros do discurso e para o ensino de português para falantes de outras línguas.

Downloads 782  782  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Homossexualidades e contextos: romances e contos de Lygia Fagundes Telles. Análises literárias, cont Popular Versão: 
Atualização:  31/10/2012
Descrição:
AGUIAR, Francis de Lima

A proposta de verificar as homossexualidades contextualizadas em seis narrativas da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles tem por objetivo avaliar o quanto o contexto pode ser elemento diferencial na própria constituição das personagens. Também pretende avaliar de que maneira a temática homossexual é apresentada em uma literatura não marcada ideologicamente pela dinâmica dos guetos, posto que o universo temático das narrativas que serão analisadas é amplo e nunca revelador de uma cultura ou subcultura gays. As narrativas se alternam em contos e romances, o que não acarreta prejuízo às análises, posto que são todas de natureza temática e vinculadas ao contexto interno das obras literárias ou aos contextos históricos, sociais e políticos, demonstrados diversificadamente nas narrativas, não contemplando as diferenças entre o conto e o romance. A observação dos contextos externos será somada ao registro dos contextos imanentes de ambientação narrativa. O confronto entre o individual e o coletivo (contexto público e contexto privado) levantará uma das principais observações do trabalho: a dissimulação e as razões pelas quais as personagens se utilizem dela.

Palavras-chave: Romances e contos. Homossexualidades. Literatura não ideológica. Contexto público e privado. Dissimulação.

Downloads 6695  6695  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina   Site http://Recebido por email como colaboração
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