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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (68)


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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Reflexão Crítica na Atividade Reunião Pedagógica Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Eduardo de Andrade

Este trabalho objetiva investigar cinco reuniões pedagógicas em uma escola de idiomas, visando compreender, dentro da perspectiva sócio-histórico-cultural (Vygotsky, 1934/1993), a constituição desse espaço como momento de análise, reflexão e discussão, a fim de co-construir ações para os problemas pedagógicos da sala de aula.

Downloads 1911  1911  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O problema dos dêiticos na interação didático-pedagógica, e passagem de conteúdos: a linguagem do pr Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LAVARDA, Santa Terezinha Falcade

Este trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar os
facilitadores e os complicadores no discurso do professor, quando da exposição do conteúdo, ao usar o quadro, numa turma de inclusão com a presença de alunos com deficiência visual. Dentre os complicadores, destaca-se o uso de expressões indiciais com a presença dos dêiticos, principalmente os espaciais, nos momentos em que se utilizam os recursos visuais para a decodificação dos referenciais. E como facilitadores, destaca-se a complementação verbal desses referentes indiciais apontados, ao trazer para a oralidade o objeto que se quer atenção. Para a realização deste estudo foram selecionadas três escolas de ensino médio e aplicados questionários aos professores, bem como observadas aulas em pesquisa do tipo etnográfica. Após a transcrição das aulas observadas, foram feitas análises e discutidos encaminhamentos possíveis para a efetivação do ensino-aprendizagem. Como pano de fundo para as análises e discussões, desenvolveu-se um estudo sobre a dêixis, bem como sobre quem é a pessoa com deficiência visual (cego ou com baixa visão) e os espaços ocupados por elas na sociedade e na escola.

Palavras-chave: Aluno com deficiência visual. Professor do ensino regular. Elementos dêiticos.

Downloads 2477  2477  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unioeste - Cascavel – PR, 2008  Site http://www.unioeste.br/tede/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Chăo partido: conceitos de espaços nos romances "O quinze", de Rachel Queiroz e "A bagaceira",  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
HAIDUKE, Alessandro Andrade

Esta investigação refere-se a dois romances regionalistas sobre o “Nordeste” brasileiro: "A bagaceira" (1928), de José Américo de Almeida e "O quinze" (1931), de Rachel de Queiroz. Tenta apontar a geograficidade destes romances diante das concepções epistemológicas da geográfia e estuda o espaço geográfico através de dois níveis de análise. O primeiro é composto pela trama e pelas espacialidades que se estruturam dentro da obra literária e o segundo refere-se ao contexto da obra em seus aspectos sociais, políticos e históricos. Assim, os dois romances estão inseridos na tradição literária do “regionalismo” brasileiro que surgiu na década de 30 no Brasil e utilizou como temática a luta do homem frente ao semiárido no Nordeste. Fundamentado nas concepções geográficas do crítico literário Mikhael Bakhtin, principalmente a exotopia e o cronotopo, estudam-se as técnicas específicas com as quais os autores criam, investigam e reproduzem as respectivas espacialidades nos romances. Ambos os romances mostram as rupturas entre o elemento tradicional e o mundo moderno através de dois cronotopos de alienação (caminho de fuga) e de individualização (solidão das protagonistas). Utilizam, para estes fins, vários modelos de exotopia: o protagonista frente ao Nordeste popular, os autores da elite frente à população rural, a literatura frente aos fatos sociais e científicos. Destaca-se que, apesar de seu conservadorismo, o regionalismo do Nordeste se desenvolveu técnicas de pesquisa iniciando uma autóctona geografia brasileira nessa região, com métodos que reaparecem atualmente de outras formas na nova geografia cultural.

Palavras-chave: Espaço geográfico. Literatura. Nordeste. Rachel de Queiroz. José Américo de Almeida.

Downloads 2985  2985  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3.ufpr.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Imagens do casamento e do amor em Nelson Rodrigues: um estudo das representaçőes de gênero Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ZECHLINSKI, Beatriz Polidori

Este trabalho preocupou-se em refletir sobre as representações sociais de gênero produzidas em histórias de Nelson Rodrigues, publicadas em jornais nas décadas de 1940 e 1950. Discutem-se as imagens do feminino, do masculino, do casamento e do amor que essas histórias apresentavam e a sua relação com os discursos de delimitação dos papéis sociais de homens e de mulheres do período. Foram analisadas crônicas selecionadas do correio sentimental "Myrna escreve" (1949), os folhetins "Meu destino é pecar" (1944) e "A mulher que amou demais" (1949) e contos selecionados da coluna "A vida como ela é..." (1951-1961). Para os folhetins e o correio sentimental, que visavam atingir o público feminino, o autor criou heterônimos femininos (Suzana Flag e Myrna). Já a coluna "A vida como ela é...", que o autor assinou com o próprio nome, tinha um público predominantemente masculino. Levando em conta as diferenças de cada tipo de história e de seus públicos, buscou-se compreender o caráter e o papel destas na produção de imagens que divulgavam formas de pensar as
relações amorosas e de gênero, que eram apreendidas pelas leitoras e leitores.

Palavras-chave: Discurso Literário. Representações sociais. Relações de gênero. Modelos sociais.

Downloads 2771  2771  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3.ufpr.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Amor romântico x deleite dos sentidos : Cassandra Rios e a identidade homoerótica feminina na litera Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PIOVEZAN, Adriane

O presente trabalho propõe o estudo de dois romances de Cassandra Rios, "A Volúpia do Pecado" (1948) e "Copacabana Posto 6 – A Madrasta" (1972), nos quais pretende-se analisar a construção de uma identidade homossexual feminina na literatura brasileira. Seu pioneirismo está em garantir o direito à existência ficcional das lésbicas como protagonistas, não como simples figurantes de uma história. Ao trabalhar a questão da identidade, Stuart Hall enfatiza a construção histórica da identidade, em que o sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, contraditórias e deslocadas.Comparando os dois livros de Cassandra Rios é possível perceber os conflitos e questionamentos diante dos processos de identificação em relação ao papel do que é ser lésbica em um contexto de personagens urbanas. Sua narrativa ousada e classificada por alguns como pornográfica, evidencia a crítica ao sistema hetero-patriarcal-falocêntrico. Ao se inserir na cultura de massa, sua narrativa linear repleta de sexo, adquiriu ressonância cultural. Ao fazer uso de conceitos machistas/falocráticos inerentes àquele contexto histórico Cassandra Rios os questionou de forma transgressora.

Palavras-chave: Cassandra Rios. Identidade. Literatura lésbica.

Downloads 4916  4916  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3.ufpr.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Encontros entre a Literatura Infantil e a Escola Transformadora: uma análise de práticas na Escola P Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SOUZA, Daniela dos Santos

Investigação sobre o trabalho realizado com a literatura infantil na década de 1980 nas escolas municipais de Araucária. Essas escolas desenvolveram projetos de educação dentro de uma proposta transformadora e democrática neste período marcado pelo fim da ditadura militar no Brasil. O objetivo foi verificar a prática organizada por professores, a partir desta proposta, com a literatura infantil renovadora e contestadora que chegou às escolas naquela década. Este estudo usou como fontes os documentos da Secretaria Municipal de Educação de Araucária, o arquivo pessoal de professores e os depoimentos cedidos em entrevistas individuais e encontros coletivos, além de estudo bibliográfico e da apresentação de diversos textos infantis. Às diferentes fontes foi destinada a mesma análise, sem conferir a nenhuma delas graus de importância maiores ou menores. Este trabalho mostrou que houve uma prática consciente do uso desta literatura como elemento de discussão e construção de uma nova realidade nas escolas de Araucária.

Palavras-chave: Literatura infantil. Araucária. Década de 1980. Práticas escolares.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A Construção da Casa Assassinada Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
DIAS, Saliva Nathalia

A presente dissertação analisa a construção narrativa do romance "Crônica da casa assassinada", de Lúcio Cardoso. Para tanto, faz-se necessário discutir as relações entre o real, o ficcional e o imaginário tendo como fundamentação teórica a proposta de Iser e suas definições para essas esferas. Este estudo visa investigar, também, por meio da revisão bibliográfica, os elementos que compõem a arquitetura do texto, tais sejam, os gêneros discursivos, a organização geral, a linguagem utilizada e as marcas de identidade dos personagens. Procura-se, ainda, demonstrar o papel de cada um desses elementos como suportes essenciais da construção de uma visão de mundo específica. Propõe-se, ainda, à revisão de algumas das críticas concernentes ao romance em questão, pois a arquitetura do texto tem sido negligenciada por outros estudos que tendem a percebê-la como erro fundamental. As conclusões deste trabalho revelam que o arranjo narrativo é meio para a construção de uma visão de mundo peculiar e que o entendimento da estrutura do texto é essencial para a compreensão total da obra.

Downloads 2457  2457  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3.ufpr.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Perífrases Durativas do Português Brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SANTOS, Sirlei do Rocio Cavalli dos

Esta dissertação tem por objetivo analisar perífrases verbais formadas com os auxiliares andar, viver, ficar e continuar seguidos de verbo no gerúndio. Essas perífrases são muito produtivas no Português Brasileiro (PB) juntamente com construções como vir+gerúndio, estar+gerúndio e ter+particípio. A análise é realizada a partir de sentenças coletadas do banco de dados do Varsul/PR e da Folha Online, no ano de 2006 e 2007, além de sentenças criadas para exemplificação. O padrão de busca foi o verbo auxiliar no presente do indicativo seguido de verbo pleno no gerúndio (anda/vive/fica/continua a + verbo no gerúndio). Além de restringir o foco da pesquisa, os auxiliares no presente do indicativo contribuem, ao juntarem-se ao gerúndio, para um fenômeno interessante: a marcação do aspecto verbal durativo.

Palavras-chave: Perífrase Verbal. Aspecto. Duração. Iteração. Auxiliar. Gerúndio.

Downloads 1653  1653  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Atividade de Aprendizagem Colaborativa e Inovadora de Professores: ressignificando as fronteiras Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MATEUS, Elaine Fernandes

Este estudo tem o propósito de investigar uma rede de sistemas de
atividade de aprendizagem colaborativa e inovadora de professores, a fim de contribuir para a compreensão (a) de suas possibilidades de ressignificação das fronteiras dos mundos universidade-escola e (b) das relações entre os atos sociais concretos de enunciação engendrados em sua trama ideológica e as transformações em seus elementos constitutivos.

Downloads 5219  5219  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O Discurso do Mestre-de-Cerimônias: Perspectivas Dialógicas Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Renata Almeida de Souza Aranha e

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do discurso do mestre-de-cerimônias, atividade exercida por profissionais de formações diversas, cuja finalidade é a condução de solenidades públicas, sociais e institucionais. Serão apresentados resultados da análise de um corpus selecionado a partir de dois eixos. De um lado, a atuação do mestre-de-cerimônias em duas solenidades de posse de reitor, ocorridas em duas universidades situadas na cidade de São Paulo. Essa atuação foi recuperada por meio dos vídeos das cerimônias e também dos roteiros e dos scripts especialmente preparados para essas duas situações. De outro, também como parte fundamental para a análise da atividade do mestre-de-cerimônias, as normas que regem a atuação desse profissional, encontradas em manuais específicos, e as leis que regulamentam o cerimonial no Brasil.

Palavras-chave: Mestre-de-cerimônias. Cerimonial. Gênero discursivo. Improviso. Estilo.

Downloads 13325  13325  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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