Categoria: Física Dissertações |
Buracos negros e termodinâmica |
Versão: pdf Atualização: 25/4/2013 |
Descrição:
GIUGNO, Davi
A finalidade deste trabalho é estabelecer as conexões entre física de buracos negros e termodinâmica, atentando para eventuais semelhanças e diferenças entre ramos aparentemente bem diversos da física moderna. Tais conexões foram inicialmente buscadas e estabelecidas na década de 1970, graças ao trabalho de S. Hawking e Jacob D. Bekenstein, entre outros, e sucessivamente aprofundadas nos anos subsequentes, notadamente na última década. O mérito maior do primeiro foi estabelecer a emissão de radiação com espectro térmico por buracos negros em geral, mesmo aqueles desprovidos de rotação e carga (buracos negros de Schwarzschild). O segundo encarregou-se de correlacionar leis termodinâmicas clássicas com processos envolvendo buracos negros. Neste trabalho, procuramos inicialmente estudar os buracos negros de Schwarzschild e Kerr-Newman no tocante às suas propriedades gerais, bem como o problema do movimento de partículas nos espaços-tempos em questão, para discutir-se brevemente o problema de extração de energia de buracos negros, como apontado por Penrose e outros. Estabelecidas as propriedades gerais, pode-se enfim derivar a Termodinâmica destes buracos, correlacionando-se entropia e área, e obter expressões para a temperatura de corpo negro dos mesmos - em perfeita consonância com a derivação de Hawking, não abordada aqui, feita através da Teoria Quântica de Campos.
Palavras-chave: Buracos negros. Gravitação. Termodinâmica.
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1256 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-01092006-230554/ |
Categoria: Física Dissertações |
Astronomia: motivação para o ensino de Física na 8ª série |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
MEES, Alberto Antonio
Este trabalho relata as atividades desenvolvidas em duas turmas de 8ª séries da E. E. de Educação Básica, no Estado de Goiás de Santa Cruz do Sul, RS, tendo como tema: Astronomia: motivação para o ensino de Física na 8ª série. Através de um levantamento bibliográfico sobre a história dos programas de ensino de Ciências do Rio Grande do Sul, conseguimos compreender o motivo do uso do livro didático de Ciências como fonte quase exclusiva de apoio à sala de aula. O embasamento teórico do trabalho acontece em cima de abordagens construtivistas, destacando Piaget e os períodos gerais de desenvolvimento cognitivo; Vigotsky e a interação social e as teorias de aprendizagem significativas de Ausubel e de Novak. Avaliação prévia do conhecimento dos alunos, a Física e o Universo, comparação entre o tamanho dos planetas e o Sol, atividades em grupo, uso da informática, visita ao planetário e práticas realizadas no laboratório de Física estão entre as atividades que relatamos neste trabalho. Percebemos pela empolgação dos alunos, pelos relatos por eles escritos, pela avaliação das aulas e do professor por parte dos alunos, pelos comentários positivos dos pais e direção da escola, que o tema tratado se mostrou pertinente para introduzir os estudos de Física na 8ª série e também pelo leque de conteúdos que podem ser trabalhados a partir da Astronomia, como a luz, calor, e até os movimentos, que na maioria dos livros-texto de ciências aparece como assunto introdutório à Física.
Palavras-chave: Astronomia. Ensino de Física.
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924 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/5385 |
Categoria: Física Dissertações |
A Significação Filosófica da Física Moderna : temas controversos, conflito de enfoques |
Versão: pdf Atualização: 3/9/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Lidia Maria Ribeiro de
O texto inicialmente situa o leitor no que diz respeito à crise da física do século XX, mostrando através dos avanços desta ciência a importância da interpretação do formalismo suscitado por ela e, principalmente, seus fundamentos de ordem filosófica. O primeiro capítulo identifica as concepções de ciência partilhadas por alguns físicos representativos da revolução da física do século XX, concepções estas que envolvem aspectos ontológicos e gnosiológicos. O segundo capítulo analisa alguns temas das novas teorias, na medida em que parecem ameaçar uma concepção materialista dialética da física, com a qual nos identificamos. Acreditamos ser a concepção materialista dialética a que mais dá conta das novas teorias e da realidade física que elas descrevem e explicam. Acreditamos também que nosso trabalho possa trazer alguma contribuição, direta ou indireta, para o ensino da física moderna.
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino. Física - História. Física - Filosofia. Física moderna. Epistemologia.
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2438 0 bytes Unicamp http://www.inep.gov.br/PESQUISA/BBE-ONLINE/det.asp?cod=14591&type=M |
Categoria: Física Dissertações |
A história da indução eletromagnética contada em livros didáticos de física |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
CARVALHO, Cristiano
Este trabalho teve por objetivo analisar como a história do conceito da indução eletromagnética está contada nos recentes livros didáticos de Física do Ensino Médio. A opção pelo estudo do livro didático foi feita devido à sua marcante presença como importante elemento de registro das formas de ensino em determinados períodos. Iniciando pela discussão do papel e função do livro didático no processo de ensino aprendizagem, foi feito também um estudo sobre a contribuição da História da Ciência ao ensino de Física e a importância que isso tem na humanização da ciência, bem como na desmistificação de fatos que impediriam o estabelecimento de relação do processo de desenvolvimento científico com as dimensões culturais, sociais, políticas e econômicas nele presentes. O universo da pesquisa constituiu-se dos livros didáticos de Física, tanto na sua versão completa como na de volume único, de autores que tiveram livros didáticos aprovados no processo do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNELEM 2007). A análise foi realizada a partir da identificação de quatro categorias, que permitiram diagnosticar a presença e o fazer humano no processo de construção da ciência, assim como as ideias e os métodos presentes no desenvolvimento da ciência. Além dessa análise, comparou-se o conteúdo presente nas obras de volume único com a versão completa de cada autor, na tentativa de investigar o que foi modificado na versão mais “enxuta” comparada com a mais completa. Embora tenham se caracterizado como exceção e não como regra, nos livros foram encontrados exemplos do uso da História da Ciência que a mostraram como um processo, como resultado de construção coletiva, cotejada por erros e acertos. Finalizando, são tecidas considerações para que essa história seja melhor contada nos livros didáticos.
Palavras-chave: História da Ciência. Livro didático. Ensino de Física.
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4233 0 bytes UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/11761 |
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