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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Brincar e Dançar .... É só começar Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ANTUNES, Silmara Ferreira

O objetivo principal desta dissertação de mestrado é refletir sobre o papel da dança como um dos conteúdos da Cultura Corporal no trabalho de formação de contadores de histórias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que buscamos apreender o movimento e a constituição das múltiplas relações que determinam o cotidiano de 17 alunos do grupo de extensão que desenvolve o conteúdo dança, por meio da vivência de jogos, brincadeiras e composições coreográficas motivadas pela leitura de contos literários. Para realizar a pesquisa, lançamos mão de diversos instrumentos como: questionários, depoimentos, entrevistas. Os dados coletados desenham um panorama geral, trazendo em seu interior problemas e impasses historicamente construídos e a busca de alternativas como eixo de nossas reflexões. Levantamos a hipótese de que o conteúdo dança,
geralmente, é trabalhado com o único objetivo de construção de pequenas coreografias a serem apresentadas em datas comemorativas e festivas, porém, neste trabalho, propusemos-nos a trabalhar a dança na perspectiva apontada por Boucier (1987: p. 52), ou seja, como a mais antiga das expressões, sendo capaz de exprimir
tanto as mais fortes, quanto as mais sutis emoções sem o auxílio da palavra e, também, nas palavras de Wedgewod (In: Enciclopédia Britânica, 1929), a dança como um elemento da organização social, sendo ela uma expressão da cultura humana. A pesquisa de campo foi realizada com 17 adolescentes, alunos de escolas da rede estadual de Goiânia e Goianira. Com este grupo, buscamos apreender a visão dos seus integrantes sobre o conteúdo dança e suas práticas cotidianas. Construímos com esses alunos, após a realização de oficinas de criação coreográfica, proposições para o trabalho com a dança na perspectiva da releitura de histórias da literatura infanto-juvenil, lidas e contadas.

Palavras-chave: Brincar. Dançar. Releitura.

Downloads 831  831  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDU  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Jogo e esporte: um paradoxo moral Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SOUZA, Jean Carlos de

Os objetivos da presente pesquisa consistiram em verificar o sentimento de cooperação subjacente a praticantes de futebol e, a partir dos resultados obtidos, aventar os alcances educacionais e suas possíveis distorções no contexto deste esporte. Foram estudados 22 sujeitos do sexo masculino, com idade entre 13 e 15 anos na cidade de São José do Rio Preto - SP, que compunham dois grupos distintos, sendo um denominado de Grupo A formado por 11 sujeitos integrantes de uma equipe de futebol que disputava o campeonato paulista da categoria na primeira divisão e, um outro Grupo intitulado de B configurado por 11 sujeitos alunos de uma escola do ensino fundamental tendo na mesma o futebol como um meio de lazer fora do horário de aula. Todos os sujeitos foram submetidos a uma entrevista, norteada pelos princípios do método clínico piagetiano em que, na mesma, eram apresentados cinco dilemas que versavam, em sua essência, a respeito de hipotéticas situações que comumente são
vivenciadas em uma partida de futebol e que, por sua vez, poderiam gerar escolhas a favor ou contra a cooperação.


Downloads 1489  1489  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDU  Site http://efartigos.atspace.org/jogos.html
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora! Esporte como elemento facilitador da inclusão de pessoas com paralisia cerebral severa: contribuiçõ Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
JERÔNIMO, Janaína Pessato
Discriminação e omissão marcaram a história de pessoas deficientes; acreditava-se que a deficiência era crônica, imutável. Mas uma mudança na melhoria das condições de vida delas se esboçou, sobretudo pela educação. No Brasil, dentre outras ações, a educação especial foi prevista pela legislação, programas de esportes adaptados foram implantados, e a disciplina Educação Física Adaptada foi incluída na graduação em Educação Física. A presença dessas pessoas em classes regulares evidenciou a necessidade de estrutura adequada e profissionais aptos a lidar com elas; logo, a preocupação se voltou à formação docente, pois muitos viam a ausência de certas disciplinas como entrave ao trabalho. Esta pesquisa converge para essa temática ao objetivar verificar como o esporte ajuda a incluir socialmente pessoas com paralisia cerebral severa. Como pesquisa qualitativa interpretativa, seus procedimentos metodológicos incluíram observação de filmagens em VHS , entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e revisão bibliográfica. Participaram 23 atletas de esportes adaptados e suas mães ou responsáveis. As fitas registram a participação em competições esportivas. Nossa análise revelou uma história marcada pela exclusão: de famílias simples e desinformadas, essas pessoas desconhecem direitos elementares; revelou, também, avanços no desenvolvimento de habilidades motoras que lhes trouxeram mais concentração, memória, atenção e a consciência de que o esporte pode fazê-las superar limitações e obter respeito. Concluímos que pouco tem sido feito pela inclusão social dessas pessoas; logo, a exclusão continuará a ser analisada como prática social naturalmente instituída se não houver ações conjuntas da sociedade e formação docente ajustada à educação para a diversidade.

Palavras-chave: pessoas deficientes; educação especial; habilidades motoras.

Downloads 5811  5811  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE DE UBERABA  Site http://www.uniube.br/infoisis/base/teses/BU000106396.pdf
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Proposta de ensino de polybat para pessoas com paralisia cerebral Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
STRAPASSON, Aline Miranda

A atividade física é utilizada há anos como prevenção e tratamento de doenças. Também pode ter como objetivo a recreação, a educação, o esporte e até mesmo a reabilitação. A Educação Física Adaptada visa desenvolver atividades, preocupando-se com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, proporcionando-lhes a busca da autonomia enquanto seres humanos dentro das possibilidades de cada um. Este trabalho, resultado de uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de ensino de polybat para oferecer aos professores de Educação Física e pessoas interessadas, uma atividade recreativa/esportiva inclusiva para alunos com Paralisia Cerebral e ou deficiência física freqüentadores de escolas especiais ou regulares. Entendemos Paralisia Cerebral como o resultado de uma lesão encefálica irreversível, não progressiva, afetando postura e movimento, podendo estar associado aos problemas motores alterações sensoriais e cognitivas, apresentando graus de severidade e prognóstico variáveis. Desenvolvemos nosso estudo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas - PR, durante o ano de 2004, contando com seis alunos participantes (todos com Paralisia Cerebral), com idades entre oito e vinte anos. Realizamos trinta e duas aulas ministradas semanalmente com 1 hora e 25 minutos de duração cada. A proposta desenvolvida encontra-se descrita passo a passo no decorrer do texto; as atividades estavam de acordo com as habilidades motoras dos alunos e os resultados obtidos através da observação sistemática e registrados no diário de campo foram: melhora do controle postural e do alcance; melhora do controle da raquete e da raquete sobre a bolinha, conseqüentemente dos fundamentos do jogo e dos ralis; melhora da força e precisão dos golpes; compreensão das regras; melhora da concentração, auto-motivação e aceitação da derrota (quando ocorre). As atividades criadas, desenvolvidas, sistematizadas, fundamentadas teoricamente e propostas neste trabalho fazem parte de uma realidade e cotidiano escolar que vale a pena ser incentivada e praticada em outras instituições (especializadas ou não), pois o polybat é uma atividade/modalidade de fácil acesso e adaptação e os alunos, professores, pessoas envolvidas e interessadas só tendem a ganhar com ela.

Palavras-chave: Educação Fisica para deficientes , Inclusão , Paralisia cerebral , Deficientes fisicos , Jogos.

Downloads 2567  2567  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação Física, Universidade Estadua  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000377180&fd=y
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A educação física na rede pública do município de São João da Boa Vista - SP e o portador de necessi Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FLORENCE, Rachel Barbosa Poltronieri
Considerar a diversidade presente entre os alunos nas instituições escolares da rede municipal e estadual de ensino do município de São João da Boa Vista-SP requer procedimentos que nos remetam à flexibilidade e dinamismo nos currículos, compromisso e responsabilidade dos professores, cooperação dos pais e apoio da comunidade de forma a atender efetivamente aos alunos com necessidades educacionais especiais. Mediante o atual processo inclusivo, como forma a colaborar para um melhor entendimento sobre o assunto, o presente estudo retoma enquanto revisão da literatura, a Legislação Educacional Brasileira, destacando-se as Constituições do Brasil, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e outros documentos nacionais e internacionais referentes ao desenvolvimento da educação, educação especial e educação física. Como recurso metodológico para este estudo, para contemplar a prática da educação física face à inclusão nas escolas, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com os professores de educação física que atuam junto a estes alunos especiais na rede regular. Como amostra para a coleta de dados, delimitou-se o Ciclo I da etapa do ensino fundamental de escolas do município que incorporaram a inclusão em seu atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.

Downloads 552  552  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP  Site http://boletimef.org/biblioteca/358/Florence-Dissertacao
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Football, uma prática elitista e civilizadora: investigando o ambiente social e esportivo paranaense Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CAPRARO, André Mendes

Este trabalho analisa – no contexto curitibano do início do século XX – os primórdios do futebol paranaense, com ênfase na participação de dois clubes: o Internacional Football Club e o América Football Club. Utilizando o modelo micro-histórico e a teoria do processo civilizador de Norbert Elias, a investigação buscou as origens sociais e étnicas dos componentes dos clubes de futebol que participaram da sua introdução no estado. Utilizando fontes variadas como documentos de época, periódicos, fotografias, entre outras, buscou-se um confronto com as idéias estabelecidas pelos memorialistas que escreveram sobre a mesma temática. Também foi aberto um quadro comparativo entre o panorama do futebol paranaense e a prática deste esporte em outros grandes centros brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre; já que, tal atividade, não poderia ser entendida isoladamente, pois o ciclo de influências partia, no primeiro momento dos grandes centros, estendendo-se, posteriormente, dentro da própria sociedade local. Além disso, foi explicitado a relação que o football mantinha, nos primeiros anos da sua prática nos clubes sociais, com uma gama variada de atividades, sejam elas de caráter esportivo, lúdico, cultural, cívico ou, até mesmo, um modismo europeu e/ou norte-americano de cunho civilizatório. É da junção destes variados elementos, que a prática futebolística vai tomandoos gostos populares, tornando-se, passo-a-passo, um dos elementos culturais que mais caracterizam a brasilidade.

Palavras-chave: História do futebol paranaense. Micro-história. Internacional Football Club. América Football Club.

Downloads 3574  3574  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002  Site http://boletimef.org/biblioteca/495/Capraro-Dissertacao
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Patrocínio esportivo e seus efeitos sobre o valor da marca: um estudo exploratório no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
ESCOBAR, Mauricio Nogueira.

Patrocínio Esportivo e o estado-da-arte do conhecimento atual sobre o assunto. A partir deste referencial teórico, e com base em um Modelo de Avaliação do Valor da Marca, é proposta uma investigação sobre os efeitos do Patrocínio Esportivo sobre o Valor da Marca. A partir das observações deste trabalho, são formuladas diretrizes para pesquisas futuras.

Palavras-chave: Patrocínio. Patrocínio Esportivo. Valor da Marca.
Brand Equity. Esporte.

Downloads 4521  4521  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2002  Site http://boletimef.org/biblioteca/82/Escobar-Dissertacao
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
SCARPATO, Marta Thiago.

Neste trabalho escrevi sobre a influência, na minha formação como professora e bailarina, de dois grandes pensadores: Rudolf von Laban e Célestin Freinet. Proponho a dança na escola como um recurso metodológico para o trabalho do professor. Um recurso importante para a formação integral do aluno que vive um final de século, que o espaço físico e contato com a natureza tornam-se raros. As preocupações da escola vão pouco além de manter o aluno imóvel por horas, sentado em sua carteira, ouvindo o professor falar, copiando lições da lousa. Apresento reflexões sobre que corpo a escola quer formar: um corpo submisso ou um corpo com autonomia para agir. Aponto as convergências de ideias entre Laban e Freinet que podem vir a formar uma proposta de movimento dançante para o professor usar em sala de aula com seus alunos.

Palavras-chave: Corpo. Dança. Escolas. Laban. Rudolf von Freinet. Célestin.

Downloads 6753  6753  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de E  Site http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000188337&fd=y
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Mídias e jogos: do virtual para uma experiência corporal educativa Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
COSTA, Alan Queiroz da.

A virtualização do corpo no esporte-telespetáculo e nos jogos eletrônicos, bem como as repercussões desse fenômeno na cultura corporal de movimento contemporânea, já foi identificada por alguns estudiosos. Como evidência do impacto das mídias sobre as crianças, nas aulas de Educação Física na escola, os alunos não conseguem se “desligar” do último episódio do desenho animado que assistiram na TV. Por outro lado, as crianças apropriam-se das imagens e conteúdos televisivos, transformando-os em estruturas lúdicas que sustentam suas brincadeiras. A problematização pedagógica que, então, aqui apresentamos é se a Educação Física não deveria levar em conta tal fenômeno de modo privilegiado, atualizando seus projetos educativos, valendo-se do interesse das crianças e jovens pelas mídias e novas TICs, em favor de seus propósitos educacionais.

Palavras-chave: Mídias. Jogos. Virtualização. Atualização. Educação Física escolar.

Downloads 1037  1037  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.  Site http://boletimef.org/biblioteca/1724/Midias-e-jogos-para-uma-experiencia-corporal-educativa
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Classe Especial: os desafios dos professores de Educação Popular Versão: pdf
Atualização:  16/12/2011
Descrição:
FEIJÓ, Gabriel de Oliveira

O presente estudo seguiu os procedimentos da pesquisa etnográfica (WOODS, 1998). Objetivou identificar e caracterizar como a educação física intervém junto às classes especiais que, até fevereiro de 2010, eram chamadas de classes especiais de Condutas Típicas, em um município do norte do Paraná, tendo por base os preceitos da escola inclusiva; caracterizar os documentos que fundamentam e regulamentam a intervenção da educação física junto às classes de condutas típicas; e caracterizar as condições dos alunos classificados dentro do quadro de condutas típicas nas escolas do município participante. Os procedimentos metodológicos foram divididos em três etapas para garantir a amplitude da análise: 1) Análise documental; 2) Entrevista recorrente; e 3) Observação e Filmagem das aulas de Educação Física. Os resultados apontaram a imprecisão na caracterização do aluno com Condutas Típicas e a secundarização do atendimento destes alunos nas aulas de Educação Física. As aulas foram planejadas de acordo com o conceito da Cultura Corporal de Movimento, porém dirigidas refletindo a perpetuação do modelo tecnicista e performático, que não prioriza uma possível visão e compreensão cultural e diversa dos movimentos. O movimento de inclusão dos alunos em nenhum momento promoveu o rompimento de preconceitos enraizados socialmente, mas sim afirmou o caráter ultrageneralizador e negativo do esteriótipo atribuído aos alunos da classe especial. O fato dos alunos não demandarem adaptações curriculares ou procedimentais e apresentarem um desempenho igual ou melhor que os alunos da classe regular não foi suficiente para valorizá-los, pois suas capacidades e habilidades não superaram a classificação como deficientes e a utilização de uma pedagogia disciplinadora.

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Física, Classe Especial, Inclusão,
Condutas Típicas.


Downloads 657  657  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site 
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