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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A educação física na rede pública do município de São João da Boa Vista - SP e o portador de necessi Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FLORENCE, Rachel Barbosa Poltronieri
Considerar a diversidade presente entre os alunos nas instituições escolares da rede municipal e estadual de ensino do município de São João da Boa Vista-SP requer procedimentos que nos remetam à flexibilidade e dinamismo nos currículos, compromisso e responsabilidade dos professores, cooperação dos pais e apoio da comunidade de forma a atender efetivamente aos alunos com necessidades educacionais especiais. Mediante o atual processo inclusivo, como forma a colaborar para um melhor entendimento sobre o assunto, o presente estudo retoma enquanto revisão da literatura, a Legislação Educacional Brasileira, destacando-se as Constituições do Brasil, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e outros documentos nacionais e internacionais referentes ao desenvolvimento da educação, educação especial e educação física. Como recurso metodológico para este estudo, para contemplar a prática da educação física face à inclusão nas escolas, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com os professores de educação física que atuam junto a estes alunos especiais na rede regular. Como amostra para a coleta de dados, delimitou-se o Ciclo I da etapa do ensino fundamental de escolas do município que incorporaram a inclusão em seu atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.

Downloads 552  552  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP  Site http://boletimef.org/biblioteca/358/Florence-Dissertacao
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Football, uma prática elitista e civilizadora: investigando o ambiente social e esportivo paranaense Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CAPRARO, André Mendes

Este trabalho analisa – no contexto curitibano do início do século XX – os primórdios do futebol paranaense, com ênfase na participação de dois clubes: o Internacional Football Club e o América Football Club. Utilizando o modelo micro-histórico e a teoria do processo civilizador de Norbert Elias, a investigação buscou as origens sociais e étnicas dos componentes dos clubes de futebol que participaram da sua introdução no estado. Utilizando fontes variadas como documentos de época, periódicos, fotografias, entre outras, buscou-se um confronto com as idéias estabelecidas pelos memorialistas que escreveram sobre a mesma temática. Também foi aberto um quadro comparativo entre o panorama do futebol paranaense e a prática deste esporte em outros grandes centros brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre; já que, tal atividade, não poderia ser entendida isoladamente, pois o ciclo de influências partia, no primeiro momento dos grandes centros, estendendo-se, posteriormente, dentro da própria sociedade local. Além disso, foi explicitado a relação que o football mantinha, nos primeiros anos da sua prática nos clubes sociais, com uma gama variada de atividades, sejam elas de caráter esportivo, lúdico, cultural, cívico ou, até mesmo, um modismo europeu e/ou norte-americano de cunho civilizatório. É da junção destes variados elementos, que a prática futebolística vai tomandoos gostos populares, tornando-se, passo-a-passo, um dos elementos culturais que mais caracterizam a brasilidade.

Palavras-chave: História do futebol paranaense. Micro-história. Internacional Football Club. América Football Club.

Downloads 3574  3574  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002  Site http://boletimef.org/biblioteca/495/Capraro-Dissertacao
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Patrocínio esportivo e seus efeitos sobre o valor da marca: um estudo exploratório no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
ESCOBAR, Mauricio Nogueira.

Patrocínio Esportivo e o estado-da-arte do conhecimento atual sobre o assunto. A partir deste referencial teórico, e com base em um Modelo de Avaliação do Valor da Marca, é proposta uma investigação sobre os efeitos do Patrocínio Esportivo sobre o Valor da Marca. A partir das observações deste trabalho, são formuladas diretrizes para pesquisas futuras.

Palavras-chave: Patrocínio. Patrocínio Esportivo. Valor da Marca.
Brand Equity. Esporte.

Downloads 4521  4521  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2002  Site http://boletimef.org/biblioteca/82/Escobar-Dissertacao
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
SCARPATO, Marta Thiago.

Neste trabalho escrevi sobre a influência, na minha formação como professora e bailarina, de dois grandes pensadores: Rudolf von Laban e Célestin Freinet. Proponho a dança na escola como um recurso metodológico para o trabalho do professor. Um recurso importante para a formação integral do aluno que vive um final de século, que o espaço físico e contato com a natureza tornam-se raros. As preocupações da escola vão pouco além de manter o aluno imóvel por horas, sentado em sua carteira, ouvindo o professor falar, copiando lições da lousa. Apresento reflexões sobre que corpo a escola quer formar: um corpo submisso ou um corpo com autonomia para agir. Aponto as convergências de ideias entre Laban e Freinet que podem vir a formar uma proposta de movimento dançante para o professor usar em sala de aula com seus alunos.

Palavras-chave: Corpo. Dança. Escolas. Laban. Rudolf von Freinet. Célestin.

Downloads 6754  6754  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de E  Site http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000188337&fd=y
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Mídias e jogos: do virtual para uma experiência corporal educativa Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
COSTA, Alan Queiroz da.

A virtualização do corpo no esporte-telespetáculo e nos jogos eletrônicos, bem como as repercussões desse fenômeno na cultura corporal de movimento contemporânea, já foi identificada por alguns estudiosos. Como evidência do impacto das mídias sobre as crianças, nas aulas de Educação Física na escola, os alunos não conseguem se “desligar” do último episódio do desenho animado que assistiram na TV. Por outro lado, as crianças apropriam-se das imagens e conteúdos televisivos, transformando-os em estruturas lúdicas que sustentam suas brincadeiras. A problematização pedagógica que, então, aqui apresentamos é se a Educação Física não deveria levar em conta tal fenômeno de modo privilegiado, atualizando seus projetos educativos, valendo-se do interesse das crianças e jovens pelas mídias e novas TICs, em favor de seus propósitos educacionais.

Palavras-chave: Mídias. Jogos. Virtualização. Atualização. Educação Física escolar.

Downloads 1039  1039  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.  Site http://boletimef.org/biblioteca/1724/Midias-e-jogos-para-uma-experiencia-corporal-educativa
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Classe Especial: os desafios dos professores de Educação Popular Versão: pdf
Atualização:  16/12/2011
Descrição:
FEIJÓ, Gabriel de Oliveira

O presente estudo seguiu os procedimentos da pesquisa etnográfica (WOODS, 1998). Objetivou identificar e caracterizar como a educação física intervém junto às classes especiais que, até fevereiro de 2010, eram chamadas de classes especiais de Condutas Típicas, em um município do norte do Paraná, tendo por base os preceitos da escola inclusiva; caracterizar os documentos que fundamentam e regulamentam a intervenção da educação física junto às classes de condutas típicas; e caracterizar as condições dos alunos classificados dentro do quadro de condutas típicas nas escolas do município participante. Os procedimentos metodológicos foram divididos em três etapas para garantir a amplitude da análise: 1) Análise documental; 2) Entrevista recorrente; e 3) Observação e Filmagem das aulas de Educação Física. Os resultados apontaram a imprecisão na caracterização do aluno com Condutas Típicas e a secundarização do atendimento destes alunos nas aulas de Educação Física. As aulas foram planejadas de acordo com o conceito da Cultura Corporal de Movimento, porém dirigidas refletindo a perpetuação do modelo tecnicista e performático, que não prioriza uma possível visão e compreensão cultural e diversa dos movimentos. O movimento de inclusão dos alunos em nenhum momento promoveu o rompimento de preconceitos enraizados socialmente, mas sim afirmou o caráter ultrageneralizador e negativo do esteriótipo atribuído aos alunos da classe especial. O fato dos alunos não demandarem adaptações curriculares ou procedimentais e apresentarem um desempenho igual ou melhor que os alunos da classe regular não foi suficiente para valorizá-los, pois suas capacidades e habilidades não superaram a classificação como deficientes e a utilização de uma pedagogia disciplinadora.

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Física, Classe Especial, Inclusão,
Condutas Típicas.


Downloads 657  657  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site 
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Educação Física, Ciência e Hegemonia Popular Versão: pdf
Atualização:  16/12/2011
Descrição:
PELEGRINI, Thiago

O golpe de Estado civil-militar de 31 de março de 1964 exprimiu mudanças e reorientações para a estrutura institucional brasileira. Significou a recomposição do poder das classes dominantes via reorganização do Estado em torno de um projeto societário conservador. Nesse contexto, a coalizão golpista procurou ajustar as esferas superestruturais a um plano econômico articulado por um modelo de desenvolvimento industrial associado ao capital internacional. Uma das áreas mais atingidas por esse movimento foi a educacional. O sistema educacional foi, então, impelido a auxiliar por meio da formação de mão-de-obra especializada a aceleração da indústria nacional e a ampliação da aceitação popular ao regime. Estratégias fundamentais a conquista da hegemonia e a conservação do controle do Estado. Como integrante da política educacional a Educação Física mereceu especial atenção e foi reorientada como prática de controle social e desmobilização política. Essa formatação definiu formas de atuação e modelos de formação alinhados com o ideário da reforma educacional proposta pelo Estado autoritário. Ante o exposto, constituiu-se como escopo dessa dissertação a realização de uma análise conjuntural do processo de construção de concepções educacionais para o ensino superior e de definição de linhas de pesquisa para a pós-graduação na área de Educação Física entre 1969 e 1985. A fim de alcançar o objetivo proposto, adotou-se uma perspectiva teórico-metodológica fundamentada no materialismo histórico e dialético com a intenção de apreender a relação entre o geral e o particular, perpassada pelo exame histórico das fontes documentais. Assim, optou-se pela utilização das categorias, “Estado”, “bloco histórico”, “hegemonia”, “ideologia” e “revolução-restauração” gramscianas e “bloco de poder” e “poder” de Nicos Poulantzas. Não obstante, recorreu-se aos “fundamentos das políticas públicas” sistematizados por Mário Luiz Neves de Azevedo e Afrânio Mendes Catani e a elucidação do fenômeno esportivo proposta por Jean-Marie Brohm. Constatou-se que concorreram para a delimitação dos caminhos traçados pela Educação Física nacional a tentativa de modernização do ensino, a organização de demandas dos professores e a influência dos centros produtores de conhecimento. Nessa esfera, foram eleitos como pilares centrais a adoção do esporte como foco de investigação e a instrumentalização de práticas consoantes com as pretensões do sistema esportivo nacional. Por fim, ressalta-se que a direção dada à área concretizou-se pela conjunção do atendimento de interesses dos atores sociais ligados a área e pela realização dos impulsos doutrinários do Estado autoritário.

Palavras-chave: História da Educação Física, Ensino Superior, Pós-graduação,
Governos Militares.




Downloads 808  808  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://boletimef.org/biblioteca/2870/Educacao-fisica-ciencia-e-hegemonia
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Trabalho e Educação Física: a Ginástica laboral na forma social do capital Popular Versão: pdf
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
MULLHER, Herrmann Vinícius de Oliveira

Refletir sobre questões pertinentes a uma educação do corpo tem se constituído numa busca de diversas áreas do conhecimento. Reconhece-se, hegemonicamente, que um dado conhecimento deve ser tratado na educação corporal, o que recai na ideia de que a atividade física garantiria a promoção da saúde, associada, ingenuamente, à qualidade de vida. Podemos indicar que a educação corporal – sistematizada pelo conhecimento científico – assume, neste contexto, o papel de dar continuidade às normas estabelecidas nas organizações do trabalho, ou seja, aplica as técnicas corporais como forma de amenizar os malefícios causados pelo trabalho, em prol da produtividade.

Palavras-chave: Ginástica laboral. Produção de conhecimento. Mais valia relativa e absoluta.

Downloads 1538  1538  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://boletimef.org/biblioteca/2862/Ginastica-laboral-na-forma-social-do-capital
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!As apropriações e objetivações do conteúdo judô nas aulas de Educação Física Escolar Popular Versão: pdf
Atualização:  16/12/2011
Descrição:
RIZZO, Marco Antonio Lima

O Judô enquanto uma prática corporal, por suas múltiplas relações com a sociedade, deve estar inserido na escola, ainda que de forma precária e parcial. Esse conteúdo permite que os alunos compreendam alguns dos motivos da criação das lutas que, em sua origem, tinham como objetivo matar outro ser social. O Judô, hoje, possibilita vislumbrar como o desenvolvimento tecnológico fez com que as lutas ocupem outra posição na sociedade.

Palavras-chave: Educação; Educação Física Escolar, Cultura Corporal, Sistematização
de Conteúdo e Judô.

Downloads 1441  1441  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://boletimef.org/biblioteca/2871/Judo-nas-aulas-de-educacao-fisica-escolar
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Por uma Educação Física histórica e crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
CARARO, Luciane Gorete

Este trabalho é um estudo com intervenção que buscou avançar na análise e entendimento sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e a metodologia de ensino em Educação Física escolar, buscando constatar a possibilidade ou não dessas duas dimensões teórico-práticas se aproximarem. Partimos da compreensão das questões didáticas e metodológicas em Educação Física, fazendo uma análise desse campo de estudos e suas produções. Por meio de uma retomada histórica, teórica e metodológica, reconhecemos os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica. Para a confirmação prática dessa possível relação entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Física, a modalidade de pesquisa utilizada foi uma intervenção de ensino, com a execução, pela pesquisadora, de aulas de Educação Física, metodologicamente orientadas. Após a execução da prática docente, foi feita a análise e interpretação dos resultados, coletados por meio de um diário de campo. O aporte teórico para acomposição do trabalho foi o materialismo histórico e dialético. Concluímos, que é possível e necessária uma ação docente em Educação Física escolar sob os princípios teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica.

Palavras-chave: Educação Física; Pedagogia Histórico-Crítica; Metodologia de
ensino.

Downloads 703  703  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://boletimef.org/biblioteca/2869/Por-uma-educacao-fisica-historica-e-critica
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