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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O currículo de ciências via tema gerador: desafios docentes na escola cabana Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RESQUE, Marciléa Serrão.

Este trabalho de pesquisa busca compreender e analisar como os professores de ciências que trabalham em escolas municipais que adotam o projeto Escola Cabana lidam com o processo de elaboração de suas propostas curriculares a partir de temas geradores. Procurando identificar os fatores envolvidos no processo de proposição curricular, desafios e dilemas que consideram importantes dentro de uma proposta educacional diferenciada. Para efeito de orientação metodológica considerei a abordagem qualitativa como suporte da pesquisa. Como este trabalho está vinculado a uma determinada realidade educacional, as chamadas Escolas Cabanas, elegi como sujeitos de pesquisa 5 professores de ciências que atuam em escolas que oficialmente seguem as orientações desta proposta educativa e 1 técnica da coordenadoria de educação do município. As informações foram obtidas a partir de duas fontes principais: leitura de documentos oficiais sobre o projeto e entrevistas semi-estruturadas com os professores de ciências de instituições de ensino vinculados ao projeto. A análise dos dados, feita a partir dos depoimentos dos professores sujeitos, possibilitou apreender as percepções e ações dos docentes sobre a proposta de se elaborar currículo por temas geradores. No confronto com a realidade de trabalhar dentro de uma proposta educacional diferenciada, os professores narram as limitações, os avanços e recuos em suas
práticas curriculares. O isolamento profissional, a percepção e tradução de forma pessoal das orientações do projeto e as dificuldades em romper com as tradições curriculares foram pontos levantados pelos professores sujeitos de maneira direta ou indireta em seus depoimentos. Assim como, as dificuldades e dilemas de se trabalhar o novo, com conhecimentos advindo dos cotidianos dos alunos e alunas, portanto, com práticas que vão de encontro com aquelas presentes no período de formação e atuação profissional. A percepção de que os professores precisam redimensionar seu envolvimento com a questão curricular, recuperando essa competência inerente à docência de se elaborar propostas curriculares coerentes com sua realidade educacional foi tácita no decorrer da pesquisa. Assumir o processo de proposição curricular, entender o papel e a centralidade que o currículo apresenta no cotidiano da atuação docente, são caminhos que apontam para
currículos e práticas educativas mais conscientes.

Palavras-chave: Ciências. Projeto Escola Cabana. Proposta curricular.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!As Interações Discursivas nas Aulas de Ciências das Séries Iniciais e a Elaboração do Conhecimento.. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
HOFFMANN, Rosângela dos Santos Ferreira

Este estudo investiga a influência dos materiais didáticos utilizados pelo professor, as interações discursivas entre professor e aluno, e entre alunos, promovidas nas aulas de Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental, na elaboração do conhecimento biológico.

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem das Ciências. Interações discursivas. Elaboração do conhecimento biológico.

Downloads 3691  3691  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Análise da Dinâmica de um Grupo de Aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia

Este trabalho pretende investigar os vínculos de diferentes naturezas que se estabelecem nos grupos em situações de ensino e, ao mesmo tempo, compreender a maneira como se estruturam para a realização de suas tarefas. Descreve a dinâmica de um grupo constituído por quatro alunos entre 9-10 anos de idade em uma oficina de ciências. O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière. A análise dos dados focaliza os vínculos estabelecidos pelo grupo com a atividade, com a professora e entre seus membros, assim como os papéis assumidos pelos alunos na realização das atividades propostas pela professora. Conclui apontando alguns subsídios para o professor planejar sua intervenção, refletir sobre seu papel como líder e coordenador do trabalho em sala de aula, no sentido de favorecer a aprendizagem em situações nas quais as tarefas são realizadas em grupos.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Grupo de aprendizagem. Psicanálise e Educação.

Downloads 3956  3956  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Construção Coletiva de uma Horta Escolar: repercussões entre os alunos participantes Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PETTER, Cláudia Maria Barth

Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos, em Estrela, com alunos das séries finais (5ª a 8ª), com o objetivo de detectar como a construção coletiva de uma horta escolar poderia repercutir nos hábitos de higiene e saúde dos alunos participantes. A partir de uma pesquisa prévia sobre os problemas mais significativos da comunidade de Moinhos, em que foi apontado o consumo de drogas como o maior problema, foi desencadeado um debate quanto à utilização produtiva e prazerosa do tempo livre, como forma de prevenir riscos de sua utilização inadequada em situações prejudiciais. Houve um consenso, que resultou na decisão de construção conjunta de uma horta escolar. A pesquisa, que envolveu a implementação e repercussões desse trabalho colaborativo, teve abordagem essencialmente qualitativa, conforme a metodologia de análise textual. Entre as repercussões identificadas entre os alunos, quanto aos hábitos de higiene e saúde, nos aspectos físico, mental e social, destacam-se: mudanças na dieta alimentar, com inclusão de hortaliças nas refeições; construção de hortas em suas residências; maior envolvimento em atividades escolares e extraclasse, especialmente em Ciências; participação mais ativa e diminuição da agressividade nas relações interpessoais em sala de aula; maior compromisso com trabalhos em grupo. Além disso, houve superação das expectativas, pelo envolvimento gradual de outros educadores e das demais turmas, o que resultou na extensão da proposta a toda comunidade escolar.

Palavras-chave: Horta Escolar. Higiene e Saúde. Planejamento Cooperativo. Construção Coletiva.

Downloads 4018  4018  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do   Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1124
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Práticas Educativas no Ensino de Ciências Séries Iniciais: uma análise a partir das orientações didá Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
COSTA, Giovana Galvanin

O presente estudo consistiu em caracterizar as práticas educativas de quatro professoras do Ensino Fundamental na área de Ciências Naturais e relacioná-las com as orientações didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais através de três estudos.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Práticas educativas. Ensino Fundamental. Séries iniciais.

Downloads 4393  4393  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista - Unesp  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp012262.pdf
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A Visão do Professor de Ciências Sobre as Estações do Ano Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LIMA, Everaldo José Machado de

No dia-a-dia escolar, é comum encontrar professores que vêm para as aulas de ciências com concepções prévias, que podem diferir substancialmente das ideias a serem ensinadas, dificultando o aprendizado de futuros conceitos científicos. Pretende-se discutir o ensino das Estações do Ano, uma vez que se observa grande tendência do professor de ciências em ensinar, e dos alunos em aprenderem as concepções alternativas do cotidiano, trazidas para a sala de aula. Este trabalho tem por objetivo analisar o estudo das estações do ano e as representações dos professores do ensino fundamental, avaliando as suas dificuldades em determinar o sentido correto dos conceitos e observando a metodologia que utilizam no ensino. Com essa análise, foi possível verificar que os conceitos nascem do sentido atribuídos às palavras. Tendo como foco da pesquisa o professor que utiliza de conhecimento prévio no decorrer de suas aulas, procurou-se entender, por meio de cinco entrevistas semiestruturadas, a relação que os professores tinham com os conteúdos relacionados no ensino das estações do ano, seus significados e suas interpretações. No desenvolvimento da pesquisa foi necessário recorrer a um levantamento bibliográfico sobre as concepções alternativas, presentes no ensino de astronomia. O estudo esteve alicerçado na formação dos conceitos descrito por Vygotsky (1998) e na análise do discurso de Orlandi (1997).

Palavras-chave: Estações do ano. Concepções alternativas. Significados. Ensino de Ciências.

Downloads 5244  5244  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp002559.pdf
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Mapeamento e análise do ruído ambiental : diretrizes e metodologia Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NAGEM, Míriam Pompeu

Dentre as diversas formas de poluição ambiental, a poluição sonora é uma das que tem conduzido à deterioração da qualidade de vida nas grandes cidades. Neste contexto, o mapeamento acústico tem sido utilizado como ferramenta para o levantamento de dados e para a avaliação do ruído ambiental. No entanto, não há uma metodologia específica para o mapeamento acústico. Cada pesquisador utiliza, assim, uma metodologia própria tendo-se, como resultado, uma diversidade de parâmetros e de procedimentos para coleta de dados. O objetivo central desta pesquisa é avaliar as metodologias existentes e estabelecer diretrizes para a elaboração de metodologias para o mapeamento acústico que auxiliem no planejamento urbano e na melhoria das condições de conforto da população. Com esta finalidade, diversas técnicas utilizadas por pesquisadores do Brasil e do mundo foram analisadas e utilizou-se o terreno da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) como campo experimental para o mapeamento sonoro. A coleta de dados foi realizada nos meses de abril, maio e junho às terças, quartas e quintas-feiras que não fossem feriado, em 28 pontos. Em cada ponto fez-se uma medição diária de 12 horas seguidas, das 7:00 às 19:00 horas, sendo que os dados foram coletados a cada 5 minutos. Foram coletadas grandezas acústicas, meteorológicas, de tráfego e geométricas para caracterizar os locais de medição. Como resultado, constatou-se que durante todo o período de coleta de dados os níveis de pressão sonora presentes em todos os pontos estavam acima dos estabelecidos pelas normas de conforto (50 dB(A)), e que é o tráfego de veículos a principal fonte de ruído na universidade. Foram elaboradas, então, algumas sugestões para melhorar o ambiente acústico da UNICAMP. Além disto, formulou-se diretrizes para confecção de metodologias para mapeamento acústico, indicando procedimentos tais como a escolha do número e distribuição dos pontos de medição, dos dias, horário e duração das medições, além da determinação das grandezas a serem coletadas.

Palavras-chave: Planejamento Urbano. Trânsito. Poluição Sonora.Ruído urbano.

Downloads 7823  7823  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp - Universidade Estadual de Campinas  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000318370
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A experimentação no Ensino de Ciências: possibilidades e limites na busca de uma Aprendizagem Signif Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GIANI, Kellen

O objetivo central desse estudo foi demonstrar que é possível usar protocolos experimentais que se caracterizam como sendo de níveis um e dois (ESCALA DE HERRON, 1971) em aulas de ciências de uma escola onde fazia uso de protocolos de nível zero, ou seja, protocolos que tinham como objetivo ilustrar os conhecimentos estudados na aula teórica. Para tanto, foram desenvolvidas atividades experimentais com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola privada do Distrito Federal. O referencial teórico utilizado para a análise das atividades propostas foi o da teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por David Ausubel (AUSUBEL et al, 1980). Os resultados da pesquisa indicam que o desenvolvimento desse tipo de atividades despertou o interesse dos alunos e proporcionou momentos de reflexão. Apesar da resistência inicial dos alunos, foi possível verificar, que com ajuda do professor, eles formularam hipóteses na tentativa de solucionar o problema em discussão e criaram metodologias. Observou-se, também, que o papel do professor é de suma importância ao conduzir esse tipo de atividade investigativa. Este deve questionar e sugerir desafios proporcionando aos alunos momentos para analisar e avaliar os seus próprios conhecimentos. Sem tal abordagem a potencialidade das atividades experimentais fica comprometida.

Palavras-Chave: Aprendizagem significativa. Atividade prática. Ensino de Ciências. Problematização.

Downloads 9097  9097  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Biotecnologia e Meio Ambiente: representações sociais de professores de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ALVES, Jussara Bernardo

O objetivo desta pesquisa foi explorar e analisar as Representações Sociais de Professores de Ciências sobre a Biotecnologia e o Meio Ambiente. Participaram como voluntários 55 professores de Ciências da Rede Estadual de Ensino do estado de São Paulo. Foi construído e aplicado um questionário contendo 28 questões, cujas dimensões envolveram: a) identificação dos professores, idade, sexo, tempo de magistério, instituição de formação e o ano de conclusão da graduação, local onde leciona, em que séries e períodos; b)Representações Sociais sobre Biotecnologia e Meio Ambiente, conhecimento e opinião sobre Biotecnologia Meio Ambiente e suas fontes de informações e c)Representações do PCN de Ciências –Meio Ambiente, e espaço para manifestações pessoais As respostas dadas às questões abertas foram analisadas pela Técnica de Análise de Conteúdos e as categorias foram expressas em porcentagens, assim como as respostas dadas às questões fechadas. Utilizou-se a análise estatística do qui quadrado para as análises das significâncias das diferenças entre as frequências das respostas. Dentre os principais resultados que podem ser destacados há necessidade de divulgação e esclarecimento aos professores sobre o que é a Biotecnologia e suas aplicações e sobre a formação do professor, mencionando a necessidade de capacitação ou orientações técnicas, como os assuntos relacionados à Biotecnologia, pois os professores e alunos necessitam de recursos e de fontes científicas seguras de informações, para que possam ter uma discussão reflexiva sobre o tema Biotecnologia. Em sua formação acadêmica, os professores receberam somente a transmissão de conhecimento e não aprimoraram sua didática e metodologia de ensino ao longo da sua prática docente. Os professores precisam articular e inovar conhecimentos e metodologias individual e coletivamente para melhor atender à sua prática pedagógica. É importante que o professor atualize constantemente o seu conhecimento, para que haja entendimentos e conhecimentos sobre de que maneira a ciência pode auxiliar e intervir no processo de ensino, que permita tratar de temas inovadores e atuais de forma crítica e construtiva. Os resultados desta pesquisa demonstram que, entre as aplicações da Biotecnologia a Representação Social dos transgênicos e a clonagem são os temas que os professores mais têm abordado. Nas Representações Sociais dos professores sobre o tema abordado, a análise dos resultados ficou muito prejudicada, pois havia frequente justificativa, pela falta de conhecimento científico e pela falta de informação quanto à segurança e a ética, em que eles descrevem sua preocupação sobre as consequencias da Biotecnologia no futuro. Observa-se que os participantes não conseguiam expressar seus conhecimentos sobre Biotecnologia, e também não houve tempo hábil para usar outros recursos que levassem o participantes, a expor, de maneira mais clara, os seus conhecimentos sobre a Biotecnologia, pela falta de clareza nas respostas e por não responderem às justificativas, o que prejudicou muito a discussão dos resultados.

Palavras-chave: Representações Sociais. Biotecnologia. Meio Ambiente.

Downloads 10128  10128  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Mogi das Cruzes - UMC  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do Ensino Fundamental  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ZIMMERMANN, Licia

Este trabalho trata da importância dos laboratórios de Ciências para alunos das séries iniciais. Foram acompanhadas todas as aulas das turmas de terceira série do Ensino Fundamental ocorridas nos laboratórios de Física, de Química e de Biologia de uma escola privada. Após, foram realizados questionários e entrevistas com professores e alunos dessa série para detectar aspectos positivos e negativos dessas atividades e suas repercussões. Foi possível verificar que as aulas ocorridas nos laboratórios de Ciências são de grande importância na vida escolar dos estudantes e que elas devem ser proporcionadas aos alunos desde as séries iniciais, nas quais os conceitos de Ciências começam a ser apresentados e construídos.

Downloads 31478  31478  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC-RS   Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1136
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