Educadores

Ínicio : Ciências : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Ciência em Revista: a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias ... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NÖRNBERG, Igor Ferreira

O ensino de Ciências tem como uma de suas funções a construção de uma nova linguagem que possibilite a ampliação da leitura do mundo. A apropriação deste tipo de linguagem requer uma constante impregnação, além de abordagens dinâmicas que permitam aos alunos desenvolverem seus saberes de maneira lógica e crítica. O uso das histórias em quadrinhos pode possibilitar o desenvolvimento do conhecimento científico devido ao seu caráter singular de expressão que desperta a criatividade e a imaginação. O objetivo desta dissertação foi analisar a interpretação que alunos da sexta série do Ensino Fundamental fazem a partir dos quadrinhos, além de investigar a sua utilização como instrumento didático. Para isso, foram coletadas interpretações dos alunos sobre tirinhas do Níquel Náusea. Também foi desenvolvido um trabalho de pesquisa que teve como ponto de partida tirinhas que os próprios alunos levaram para a aula. A pesquisa apresenta uma abordagem naturalística-construtiva, e as informações foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). As histórias em quadrinhos demonstraram ser uma importante ferramenta que aproxima a vida escolar com o cotidiano dos alunos, o que pode facilitar a verificação dos conhecimentos prévios. A utilização dos quadrinhos nas aulas de Ciências não pretende ser uma metodologia única, tratando-se apenas de mais uma opção para a alfabetização científica.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. História em quadrinhos. Linguagem.

Downloads 2318  2318  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do   Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1469
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Ensino de Ciências nas Séries Iniciais: uma análise comportamental da elaboração e da implementação Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VERSUTI-STOQUE, Fabiana Maris

Ensino de Ciências nas séries iniciais: uma análise comportamental da elaboração e da implementação de planejamentos de unidades didáticas no contexto da formação inicial de professores.
No âmbito da formação de professores advoga-se a pertinência de diferentes modalidades de conhecimentos ou de saberes para o exercício profissional da docência. Nesta dissertação concentrou-se ênfase nos saberes pedagógicos, sendo o Behaviorismo Radical adotado como mediação teórica na interpretação desses saberes como ações educativas intencionalmente planejadas pelos educadores.

Palavras-chave: Formação Inicial. Ensino-aprendizagem de Ciências. Behaviorismo Radical.

Downloads 2374  2374  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista - Unesp  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp013811.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Adolescência, Sexualidade e AIDS Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FRUET, Maria Silvia Bruni

O presente trabalho busca entender, por meio de gestos, sinais e principalmente palavras, como os adolescentes representam a sexualidade e a AIDS, considerando-se as influências exercidas pela família, escola, amigos e meios de comunicação. Para obtermos as informações dos jovens em que baseamos nossa análise, nos valemos de depoimentos pessoais de 15 adolescentes, colhidos durante entrevistas em duas escolas estaduais de Ensinos Fundamental e Médio, de observações feitas a partir de um Programa de Prevenção em AIDS desenvolvido nas mesmas escolas e da análise de artigos relativos ao tema, publicados, recentemente, em jornais de São Paulo.

Palavras-chave: Adolescência. Aids. Representações sociais. Sexualidade humana.

Downloads 2381  2381  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Laboratório de ensino de Matemática e Laboratório de Ensino de Ciências: uma comparação Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BENINI, Marli Balzan Cavalaro

Muito se tem dito sobre as deficiências do ensino da Matemática. A partir delas, procuramos uma solução para esse problema, surgindo então o tema Laboratório de Matemática.
Este trabalho tem como intenção mostrar como a experimentação no laboratório está inserida historicamente na Ciência e que a idéia de um laboratório de Matemática não é nova. Pretendemos com ele comparar o laboratório de Matemática com o de Ciências.
A apresentação de alguns laboratórios de ensino de Matemática brasileiros e portugueses e seus objetivos se faz presente. Para tanto lançamos mão de dados bibliográficos e documentais. Os objetivos do laboratório de Ensino de Matemática foram coletados e analisados segundo algumas categorias. Essas categorias são a motivacional, a instrucional, a funcional e a epistemológica, usadas na Ciência, baseadas em Laburú (2005).
Com base nos dados, observamos que, em se tratando de um laboratório didático, preocupado com o ensino e a aprendizagem, existem muitos pontos em comum entre o trabalho de laboratório de Ciência e o de Matemática. Este trabalho também se preocupou em trazer um capítulo sobre “Os Diferentes Tipos de Abordagem no Laboratório de Física”, como uma elucidação para as pessoas que
desconhecem as maneiras como pode ser conduzido o trabalho
naquele espaço.

Palavras-chave: Laboratório de Ensino. Experimentação. Ensino e Aprendizagem.

Downloads 2444  2444  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Direito Ambiental e o Mundo em Mudanças: considerações sobre a produção... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MÖLLER, Ana Karina Ticianelli

Cumpre observar, preliminarmente, que esta pesquisa trata-se da relação do meio ambiente com o desenvolvimento e a globalização, bem como sobre a necessidade de sua proteção jurídica, analisando alguns importantes princípios que norteiam o direito ambiental. O segundo ponto propõe a análise da proteção do meio ambiente pelo direito internacional ambiental, com enfoque nos documentos que tratam sobre a questão ambiental relacionada ao desenvolvimento, bem como sobre aqueles que propõem a redução da emissão de gases de efeito estufa como forma de mitigar os efeitos do aquecimento global e mudanças climáticas. O terceiro capítulo expõe sobre a legislação ambiental pátria, com ênfase à normatização pertinente aos impactos oriundos da produção de biocombustíveis.

Palavras-chave: Direito ambiental. Desenvolvimento sustentável. Meio ambiente.

Downloads 2471  2471  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Professor, Aluno e Livro Didático em Aulas de Ciências: análise retórica dos argumentos didáticos Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
OSSAK, Ana Lídia

Este trabalho apresenta um estudo acerca da retórica constituída entre o professor (orador), seus alunos (auditório) e o livro didático (logos) em uma situação de ensino de Ciências. O objetivo foi investigar como os conhecimentos do livro didático de Ciências, a respeito da nutrição das plantas, eram comunicados para crianças de 6ª série do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Livro Didático. Argumentação. Figuras de retórica.

Downloads 2622  2622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá - UEM  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp028213.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Emoção e Razão: os sentimentos de professoras de Ciências e Química, captados por seus alunos ... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Eglie

O objetivo deste trabalho foi verificar através do método do desenho do professor (DDP) qual a imagem subjetiva que os alunos de 6ª., 7ª e 8ª séries de Ciências e 1º. Médio de Química têm de suas professoras de Ciências e Química, respectivamente.
Foram coletados 93 desenhos de crianças e adolescentes de uma escola pública de São Paulo, onde eles retraram suas professoras de Ciências e Química, mostrando que o humor, disposição, afetividade, delicadeza, enfim os sentimentos delas em relação aos alunos, à sua profissão, à sua prática pedagógica e à sua posição na sociedade são captadas pelos alunos.
Os desenhos foram avaliados por parâmetros determinados pelo método do desenho do professor (DDP), proposto inicialmente por Klepsch (1979) e modificado por Fonseca (1995) e mostrou-se significativo na percepção do “clima” da sala de aula e suas implicações para o aprendizado de Ciências.

Downloads 2834  2834  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Compostagem caseira como instrumento de Educação Ambiental e Minimização de Resíduos Sólidos Urbanos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LAMANNA, Silvia Roberta

No Brasil, a parcela orgânica dos resíduos sólidos urbanos (RSU) representa mais de 50% de sua composição, na grande maioria dos municípios. No entanto, a compostagem, como método de tratamento dos resíduos orgânicos, não é empregada como poderia, somente 1,5% dos RSU no país é compostado; mesmo a compostagem caseira sendo prática de baixo custo e apropriada a áreas residenciais não é usual. O presente trabalho enfatiza a educação ambiental (EA) como instrumento para a organização e participação social, visando à minimização de resíduos sólidos urbanos, através da implantação de composteiras caseiras. O enfoque é dado no envio dos resíduos orgânicos domiciliares para compostagem caseira e na incorporação de novos hábitos, após a execução de programa de educação ambiental em uma comunidade, do município de Campos do Jordão, São Paulo, Brasil.

Palavras-chave: Compostagem. Educação Ambiental. Minimização de Resíduos. Resíduos sólidos urbanos.

Downloads 3051  3051  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-05052008-111139/
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Literatura Infantil no Ensino de Ciências: Articulações a partir da análise de uma coleção de livros Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LINSINGEN, Luana von

Neste trabalho é desenvolvido algumas articulações entre Literatura Infantil, Animais e Ensino de Ciências, baseadas em referências da Literatura, da Antropologia e da Educação. Para tanto, utiliza-se argumentos que indicam potenciais contribuições da Literatura Infantil para o Ensino de Ciências, levando em conta seu caráter lúdico, atraente e dinâmico, estimulador da leitura e formador de consciência-de-mundo. Argumento que a Literatura Infantil tem propriedades que viabilizam elaborações mais abstratas sobre a realidade, inclusive sobre a Ciência, seus atores e suas peculiaridades. É apresentado e identificado um conjunto de trabalhos já publicados nesta linha, em especial no âmbito dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs), no período de 1997 a 2007. Analiso também uma coleção de oito livros infantis, cujos personagens principais são animais, propondo e aplicando critérios que articulam texto e ilustrações. A análise realizada permite confirmar as promissoras possibilidades instrumentais dessa coleção para o ensino de Ciências e sugere a realização de futuras pesquisas, no sentido de trabalhar esse material em sala de aula.

Palavras-chave: Literatura infantil. Ensino de ciências. Animais aviltados.

Downloads 3290  3290  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Pensamento e Ação do Professor: tendências no ensino de Ciências Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CUNHA, Francislene Moraes da

As concepções teóricas que fundamentam a prática pedagógica de professores têm sido, há algum tempo, alvo de interesse de muitos pesquisadores, possibilitando o reconhecimento de que concepções sobre homem, aprendizagem e ensino articulam-se aos saberes profissionais elaborados durante o desenvolvimento profissional. No âmbito das pesquisas em Ensino de Ciências, muitos trabalhos têm enfocado os saberes necessários aos professores, reconhecendo a diversidade dos mesmos e sua relevância para o desempenho satisfatório do papel de educador. Neste contexto, questionam-se quais são as concepções que permeiam a prática docente destes professores. O objetivo do presente trabalho é identificar concepções e ações nos processos de ensino e aprendizagem em Ciências de professores de Ciências da rede oficial de ensino de uma cidade da Grande São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações de aulas e análise de plano de aula de professoras de Ciências. A análise dos dados indica a presença de tendências diferenciadas, mas próximas, entre as professoras.

Palavras-chave: Referenciais Teóricos. Prática Pedagógica. Saberes Docentes. Professores de Ciências.

Downloads 3361  3361  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista - Unesp  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp022132.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 »