Educadores

Ínicio : Ciências : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Ensino de Ciências nas Séries Iniciais: uma análise comportamental da elaboração e da implementação Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VERSUTI-STOQUE, Fabiana Maris

Ensino de Ciências nas séries iniciais: uma análise comportamental da elaboração e da implementação de planejamentos de unidades didáticas no contexto da formação inicial de professores.
No âmbito da formação de professores advoga-se a pertinência de diferentes modalidades de conhecimentos ou de saberes para o exercício profissional da docência. Nesta dissertação concentrou-se ênfase nos saberes pedagógicos, sendo o Behaviorismo Radical adotado como mediação teórica na interpretação desses saberes como ações educativas intencionalmente planejadas pelos educadores.

Palavras-chave: Formação Inicial. Ensino-aprendizagem de Ciências. Behaviorismo Radical.

Downloads 2385  2385  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista - Unesp  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp013811.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Relações Interpessoais no Ensino de Ciências Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ANDRADE, Ambrósio Bento Goicochea

No presente trabalho apresentam-se os resultados de uma pesquisa que objetivou descobrir o grau de influência das relações interpessoais no ensino de Ciências. Ao longo da trajetória de quarenta anos nas lides do Magistério, tornou-se possível perceber o quanto é importante o componente relacionamento no processo ensino-aprendizagem. Os dados foram levantados pela constatação dos fatos marcantes da atividade docente e aqui assinalados sob a forma de autobiografia profissional em que se procurou relatar todas as importantes etapas cumpridas no decorrer desse procedimento pedagógico. No percurso foi possível verificar a importância das relações interpessoais praticadas pelo professor em sala de aula no desempenho das suas funções, como forma eficiente e eficaz de facilitar a comunicação entre ele e os alunos.

Palavras-chave: Ensino. Ciências. Relações interpessoais.

Downloads 2403  2403  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do   Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=677
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Adolescência, Sexualidade e AIDS Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FRUET, Maria Silvia Bruni

O presente trabalho busca entender, por meio de gestos, sinais e principalmente palavras, como os adolescentes representam a sexualidade e a AIDS, considerando-se as influências exercidas pela família, escola, amigos e meios de comunicação. Para obtermos as informações dos jovens em que baseamos nossa análise, nos valemos de depoimentos pessoais de 15 adolescentes, colhidos durante entrevistas em duas escolas estaduais de Ensinos Fundamental e Médio, de observações feitas a partir de um Programa de Prevenção em AIDS desenvolvido nas mesmas escolas e da análise de artigos relativos ao tema, publicados, recentemente, em jornais de São Paulo.

Palavras-chave: Adolescência. Aids. Representações sociais. Sexualidade humana.

Downloads 2420  2420  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Laboratório de ensino de Matemática e Laboratório de Ensino de Ciências: uma comparação Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BENINI, Marli Balzan Cavalaro

Muito se tem dito sobre as deficiências do ensino da Matemática. A partir delas, procuramos uma solução para esse problema, surgindo então o tema Laboratório de Matemática.
Este trabalho tem como intenção mostrar como a experimentação no laboratório está inserida historicamente na Ciência e que a idéia de um laboratório de Matemática não é nova. Pretendemos com ele comparar o laboratório de Matemática com o de Ciências.
A apresentação de alguns laboratórios de ensino de Matemática brasileiros e portugueses e seus objetivos se faz presente. Para tanto lançamos mão de dados bibliográficos e documentais. Os objetivos do laboratório de Ensino de Matemática foram coletados e analisados segundo algumas categorias. Essas categorias são a motivacional, a instrucional, a funcional e a epistemológica, usadas na Ciência, baseadas em Laburú (2005).
Com base nos dados, observamos que, em se tratando de um laboratório didático, preocupado com o ensino e a aprendizagem, existem muitos pontos em comum entre o trabalho de laboratório de Ciência e o de Matemática. Este trabalho também se preocupou em trazer um capítulo sobre “Os Diferentes Tipos de Abordagem no Laboratório de Física”, como uma elucidação para as pessoas que
desconhecem as maneiras como pode ser conduzido o trabalho
naquele espaço.

Palavras-chave: Laboratório de Ensino. Experimentação. Ensino e Aprendizagem.

Downloads 2465  2465  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Direito Ambiental e o Mundo em Mudanças: considerações sobre a produção... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MÖLLER, Ana Karina Ticianelli

Cumpre observar, preliminarmente, que esta pesquisa trata-se da relação do meio ambiente com o desenvolvimento e a globalização, bem como sobre a necessidade de sua proteção jurídica, analisando alguns importantes princípios que norteiam o direito ambiental. O segundo ponto propõe a análise da proteção do meio ambiente pelo direito internacional ambiental, com enfoque nos documentos que tratam sobre a questão ambiental relacionada ao desenvolvimento, bem como sobre aqueles que propõem a redução da emissão de gases de efeito estufa como forma de mitigar os efeitos do aquecimento global e mudanças climáticas. O terceiro capítulo expõe sobre a legislação ambiental pátria, com ênfase à normatização pertinente aos impactos oriundos da produção de biocombustíveis.

Palavras-chave: Direito ambiental. Desenvolvimento sustentável. Meio ambiente.

Downloads 2609  2609  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Professor, Aluno e Livro Didático em Aulas de Ciências: análise retórica dos argumentos didáticos Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
OSSAK, Ana Lídia

Este trabalho apresenta um estudo acerca da retórica constituída entre o professor (orador), seus alunos (auditório) e o livro didático (logos) em uma situação de ensino de Ciências. O objetivo foi investigar como os conhecimentos do livro didático de Ciências, a respeito da nutrição das plantas, eram comunicados para crianças de 6ª série do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Livro Didático. Argumentação. Figuras de retórica.

Downloads 2705  2705  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá - UEM  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp028213.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Emoção e Razão: os sentimentos de professoras de Ciências e Química, captados por seus alunos ... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Eglie

O objetivo deste trabalho foi verificar através do método do desenho do professor (DDP) qual a imagem subjetiva que os alunos de 6ª., 7ª e 8ª séries de Ciências e 1º. Médio de Química têm de suas professoras de Ciências e Química, respectivamente.
Foram coletados 93 desenhos de crianças e adolescentes de uma escola pública de São Paulo, onde eles retraram suas professoras de Ciências e Química, mostrando que o humor, disposição, afetividade, delicadeza, enfim os sentimentos delas em relação aos alunos, à sua profissão, à sua prática pedagógica e à sua posição na sociedade são captadas pelos alunos.
Os desenhos foram avaliados por parâmetros determinados pelo método do desenho do professor (DDP), proposto inicialmente por Klepsch (1979) e modificado por Fonseca (1995) e mostrou-se significativo na percepção do “clima” da sala de aula e suas implicações para o aprendizado de Ciências.

Downloads 3012  3012  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Compostagem caseira como instrumento de Educação Ambiental e Minimização de Resíduos Sólidos Urbanos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LAMANNA, Silvia Roberta

No Brasil, a parcela orgânica dos resíduos sólidos urbanos (RSU) representa mais de 50% de sua composição, na grande maioria dos municípios. No entanto, a compostagem, como método de tratamento dos resíduos orgânicos, não é empregada como poderia, somente 1,5% dos RSU no país é compostado; mesmo a compostagem caseira sendo prática de baixo custo e apropriada a áreas residenciais não é usual. O presente trabalho enfatiza a educação ambiental (EA) como instrumento para a organização e participação social, visando à minimização de resíduos sólidos urbanos, através da implantação de composteiras caseiras. O enfoque é dado no envio dos resíduos orgânicos domiciliares para compostagem caseira e na incorporação de novos hábitos, após a execução de programa de educação ambiental em uma comunidade, do município de Campos do Jordão, São Paulo, Brasil.

Palavras-chave: Compostagem. Educação Ambiental. Minimização de Resíduos. Resíduos sólidos urbanos.

Downloads 3060  3060  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-05052008-111139/
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Pensamento e Ação do Professor: tendências no ensino de Ciências Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CUNHA, Francislene Moraes da

As concepções teóricas que fundamentam a prática pedagógica de professores têm sido, há algum tempo, alvo de interesse de muitos pesquisadores, possibilitando o reconhecimento de que concepções sobre homem, aprendizagem e ensino articulam-se aos saberes profissionais elaborados durante o desenvolvimento profissional. No âmbito das pesquisas em Ensino de Ciências, muitos trabalhos têm enfocado os saberes necessários aos professores, reconhecendo a diversidade dos mesmos e sua relevância para o desempenho satisfatório do papel de educador. Neste contexto, questionam-se quais são as concepções que permeiam a prática docente destes professores. O objetivo do presente trabalho é identificar concepções e ações nos processos de ensino e aprendizagem em Ciências de professores de Ciências da rede oficial de ensino de uma cidade da Grande São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações de aulas e análise de plano de aula de professoras de Ciências. A análise dos dados indica a presença de tendências diferenciadas, mas próximas, entre as professoras.

Palavras-chave: Referenciais Teóricos. Prática Pedagógica. Saberes Docentes. Professores de Ciências.

Downloads 3543  3543  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista - Unesp  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp022132.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O currículo de ciências via tema gerador: desafios docentes na escola cabana Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RESQUE, Marciléa Serrão.

Este trabalho de pesquisa busca compreender e analisar como os professores de ciências que trabalham em escolas municipais que adotam o projeto Escola Cabana lidam com o processo de elaboração de suas propostas curriculares a partir de temas geradores. Procurando identificar os fatores envolvidos no processo de proposição curricular, desafios e dilemas que consideram importantes dentro de uma proposta educacional diferenciada. Para efeito de orientação metodológica considerei a abordagem qualitativa como suporte da pesquisa. Como este trabalho está vinculado a uma determinada realidade educacional, as chamadas Escolas Cabanas, elegi como sujeitos de pesquisa 5 professores de ciências que atuam em escolas que oficialmente seguem as orientações desta proposta educativa e 1 técnica da coordenadoria de educação do município. As informações foram obtidas a partir de duas fontes principais: leitura de documentos oficiais sobre o projeto e entrevistas semi-estruturadas com os professores de ciências de instituições de ensino vinculados ao projeto. A análise dos dados, feita a partir dos depoimentos dos professores sujeitos, possibilitou apreender as percepções e ações dos docentes sobre a proposta de se elaborar currículo por temas geradores. No confronto com a realidade de trabalhar dentro de uma proposta educacional diferenciada, os professores narram as limitações, os avanços e recuos em suas
práticas curriculares. O isolamento profissional, a percepção e tradução de forma pessoal das orientações do projeto e as dificuldades em romper com as tradições curriculares foram pontos levantados pelos professores sujeitos de maneira direta ou indireta em seus depoimentos. Assim como, as dificuldades e dilemas de se trabalhar o novo, com conhecimentos advindo dos cotidianos dos alunos e alunas, portanto, com práticas que vão de encontro com aquelas presentes no período de formação e atuação profissional. A percepção de que os professores precisam redimensionar seu envolvimento com a questão curricular, recuperando essa competência inerente à docência de se elaborar propostas curriculares coerentes com sua realidade educacional foi tácita no decorrer da pesquisa. Assumir o processo de proposição curricular, entender o papel e a centralidade que o currículo apresenta no cotidiano da atuação docente, são caminhos que apontam para
currículos e práticas educativas mais conscientes.

Palavras-chave: Ciências. Projeto Escola Cabana. Proposta curricular.

Downloads 3563  3563  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Pará  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 »