Categoria: Ciências Dissertações |
Construção Coletiva de uma Horta Escolar: repercussões entre os alunos participantes |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PETTER, Cláudia Maria Barth
Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos, em Estrela, com alunos das séries finais (5ª a 8ª), com o objetivo de detectar como a construção coletiva de uma horta escolar poderia repercutir nos hábitos de higiene e saúde dos alunos participantes. A partir de uma pesquisa prévia sobre os problemas mais significativos da comunidade de Moinhos, em que foi apontado o consumo de drogas como o maior problema, foi desencadeado um debate quanto à utilização produtiva e prazerosa do tempo livre, como forma de prevenir riscos de sua utilização inadequada em situações prejudiciais. Houve um consenso, que resultou na decisão de construção conjunta de uma horta escolar. A pesquisa, que envolveu a implementação e repercussões desse trabalho colaborativo, teve abordagem essencialmente qualitativa, conforme a metodologia de análise textual. Entre as repercussões identificadas entre os alunos, quanto aos hábitos de higiene e saúde, nos aspectos físico, mental e social, destacam-se: mudanças na dieta alimentar, com inclusão de hortaliças nas refeições; construção de hortas em suas residências; maior envolvimento em atividades escolares e extraclasse, especialmente em Ciências; participação mais ativa e diminuição da agressividade nas relações interpessoais em sala de aula; maior compromisso com trabalhos em grupo. Além disso, houve superação das expectativas, pelo envolvimento gradual de outros educadores e das demais turmas, o que resultou na extensão da proposta a toda comunidade escolar.
Palavras-chave: Horta Escolar. Higiene e Saúde. Planejamento Cooperativo. Construção Coletiva.
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5461 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1124 |
Categoria: Ciências Dissertações |
Desenvolvendo a Ética Ambiental por meio de uma Unidade de Aprendizagem sobre Educação Ambiental |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
BINS NETO, Ricardo Carlos
Pela estruturação e execução de uma proposta de abordagem da Educação Ambiental, embasada nos preceitos do educar pela pesquisa, acompanhou-se o desenvolvimento da ética ambiental nos alunos participantes do projeto. Ao realizar o levantamento das ideias prévias dos estudantes acerca do ambiente e das relações entre o ser humano e a natureza, constatou-se que eles já possuíam significativo senso de responsabilidade em relação às intervenções humanas no meio. O engajamento na Unidade de Aprendizagem sobre Educação Ambiental possibilitou, portanto, não a formação propriamente dita de uma ética do ambiente, mas seu desenvolvimento, e qualificação. A Unidade de Aprendizagem foi percebida pelo pesquisador como uma possibilidade de exercício da ação comunicativa, e o desenvolvimento dos trabalhos, com base no questionamento reconstrutivo exercitou a autonomia intelectual dos estudantes, indispensável para sua atuação como sujeitos críticos e éticos. Os alunos ampliaram seus conhecimentos relacionados ao ambiente pela discussão de conceitos significativos para a ética ambiental e pela construção de concepções igualmente significativas, como a relevância de pequenas ações para a natureza quando coletivas. Ao reconhecerem a problemática ambiental como conteúdo a ser abordado em múltiplas dimensões da vida humana que se interrelacionam, os estudantes perceberam que as reflexões éticas sobre as intervenções humanas no ambiente são específicas, embasadas em concepções e valores presentes no contexto. Esta pesquisa não teve o objetivo de discutir filosoficamente o processo de formação da ética do ambiente.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Unidades de Aprendizagem. Questionamento. Reconstrutivo. Ética ambiental.
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1581 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1493 |
Categoria: Ciências Dissertações |
Educação Ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, André Luis de
A partir da década de 1980, uma revisão das Ciências e de seu ensino tem proporcionado um campo mais fértil para debates sobre o meio ambiente. É nesse contexto que a Educação Ambiental e o Ensino de Ciências podem contribuir, tanto para o ensino formal quanto em atividades do ensino não-formal. Numa perspectiva de reavaliar como as questões ambientais são tratadas no Ensino de Ciências, enquanto possibilidade de formar indivíduos conscientes e aptos a exercerem a cidadania, este trabalho tem por objetivo identificar as concepções e práticas pedagógicas dos professores de Ciências no que se refere à Educação Ambiental no ensino fundamental, fazendo emergir de seus respectivos discursos as possíveis contribuições do ensino de Ciências para uma tomada de consciência quanto às questões sócio-ambientais. Para tanto, participaram dessa pesquisa onze professores de Ciências do Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série de cinco escolas da rede pública de um Município do estado do Paraná. Nesta perspectiva foram resgatadas as experiências que marcaram o processo de escolarização, formação profissional e prática pedagógica dos professores de Ciências, com especial atenção para as questões ambientais tratadas na trajetória de vida de cada entrevistado. É fácil perceber que muitos dos entrevistados enfatizam o meio ambiente como sendo a natureza, o local onde se vive e donde se extraem recursos, assim, retrata o meio ambiente numa visão antropocêntrica, cuja origem se deu na ética antropocêntrica humanista e no pensamento cartesiano, que situa o homem fora do ambiente natural. Em grande parte das respostas, as concepções de Educação Ambiental dos entrevistados baseiam-se em conceitos ou informações que comumente se apresentam desvinculadas de uma proposta de trabalho que contribua para a formação de cidadãos críticos, aptos a construírem conhecimento por meio de mudança de valores e de uma postura ética diante das questões ambientais. A análise e interpretação dos resultados evidenciam que a Educação Ambiental será, efetivamente tratada com a relevância que ela merece quando atingirmos, como professores de Ciências, compreensão e consciência constantemente renovadas das relações interdisciplinares dos vários campos do saber. Isto requer compromisso de refletir sempre sobre nossas concepções, atitudes e práticas pedagógicas em sala de aula.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação Ambiental. Formação de Professores.
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2204 0 bytes Universidade Estadual de Maringá - UEM |
Categoria: Ciências Dissertações |
Emoção e Razão: os sentimentos de professoras de Ciências e Química, captados por seus alunos ... |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Eglie
O objetivo deste trabalho foi verificar através do método do desenho do professor (DDP) qual a imagem subjetiva que os alunos de 6ª., 7ª e 8ª séries de Ciências e 1º. Médio de Química têm de suas professoras de Ciências e Química, respectivamente. Foram coletados 93 desenhos de crianças e adolescentes de uma escola pública de São Paulo, onde eles retraram suas professoras de Ciências e Química, mostrando que o humor, disposição, afetividade, delicadeza, enfim os sentimentos delas em relação aos alunos, à sua profissão, à sua prática pedagógica e à sua posição na sociedade são captadas pelos alunos. Os desenhos foram avaliados por parâmetros determinados pelo método do desenho do professor (DDP), proposto inicialmente por Klepsch (1979) e modificado por Fonseca (1995) e mostrou-se significativo na percepção do “clima” da sala de aula e suas implicações para o aprendizado de Ciências.
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4906 0 bytes Universidade de São Paulo - USP |
Categoria: Ciências Dissertações |
Estudo quantitativo da vascularização do timo em gatos |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
BARROSO, Camila Ercolini
O timo é um órgão de grande importância imunológica durante a vida fetal e no período neonatal, para que o indivíduo se torne imunocompetente. É considerado, anatomicamente, o maior órgão com alta atividade linfopoiética no indivíduo jovem. O timo dos gatos apresenta duas porções, torácica e cervical, onde cada uma delas apresenta um lobo direito e esquerdo em sua maioria. A maior contribuição vascular origina-se da artéria torácica interna esquerda e do tronco braquiocefálico. Possui coloração rósea-pálido, localizado em região de mediastino cranial, entre os pulmões e na base do coração a porção torácica, e a porção cervical estende-se além das costelas em sentido cranial localizada ventralmente a traquéia. Foram utilizados 12 fetos de gatos domésticos, sem raça definida, machos e fêmeas, divididos em três grupos. Os timos foram processados para o estudo da microscopia de luz, e as análises estereológicas foram realizadas utilizando o método disector físico associado com o princípio de ConnEuler. As variações de volume, comprimento, espessura e largura de maneira geral apresentaram aumento conforme o desenvolvimento dos animais, com diferenças entre os sexos. As medidas estereológicas relativas a densidade numérica vascular (Nv(vasc)) apresentam-se maiores nas fêmea, ocorrendo uma diminuição gradativa e o número total de vasos no órgão (N(vasc)) apresentou valores maiores nos machos com uma diminuição gradual. A estimação da densidade do comprimento do vaso (Lv) e da densidade de superfície de área (Sv) apresentaram diminuição aos 45 dias de idade, e a densidade do comprimento do vaso (Lv) apresentou valor maior nos machos de 35 e 55 dias, enquanto que na densidade de superfície de áre(Sv) os valores variaram entre os sexos.
Palavras-chave: Gatos. Linfócitos T. Morfometria. Sistema Linfático. Timo (glândula endócrina).
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971 0 bytes USP |
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