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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação da obrigatoriedade do zoneamento ecológico-econômico, no contexto do licenciamento ambien Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ATTANASIO, Gabriela Müller Carioba

O zoneamento ambiental, um dos instrumentos da lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), foi regulamentado pelo Decreto nº 4.297/02, com a denominação de zoneamento ecológico-econômico e tem se evidenciado como uma ferramenta importante de gestão e planejamento ambientais, dotada de aptidão para realizar caracterização e diagnóstico ambientais de determinado espaço, de acordo com a sua capacidade de suporte. Com essa característica, pode ser utilizado com eficiência no licenciamento ambiental de atividades potencialmente degradadoras do meio ambiente, dotando o órgão licenciador de subsídios importantes para decidir sobre a viabilidade ambiental de um determinado empreendimento ou atividade. A caracterização e diagnóstico ambientais, produtos do zoneamento ecológico-econômico, também darão maior agilidade e dinamismo ao estudo de impacto ambiental, na medida em que permitem a identificação da melhor alternativa locacional do empreendimento, reduzindo a necessidade de adoção de medidas mitigadoras. O Decreto 4.297/02, em consonância com os dispositivos constitucionais e princípios fundamentais de proteção ao meio ambiente, bem como com as finalidades objetivadas pela lei da política nacional do meio ambiente, prevê que zoneamento ecológico-econômico é um instrumento de produção obrigatória pelo poder público, nas hipóteses por ele mencionadas. Contudo, pode haver questionamentos quanto à forma em que a obrigatoriedade foi veiculada (por meio de decreto) e se ele seria obrigatório somente nos casos em que já tivesse sido executado, pois, aparentemente, o decreto teria feito uma ressalva nesse sentido. Desta maneira, a discussão a respeito do dever de sua elaboração imediata se mostra relevante para que a implementação deste importante instrumento possa ser exigida do Poder Público.

Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Estudo de Impacto Ambiental. Gestão Ambiental. Licenciamento Ambiental. Planejamento Ambiental. Zoneamento Ecológico-Econômico.

Downloads 544  544  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação do uso de modelos quantitativos como instrumento didático no ensino de Ciências para estud Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RESENDE, Mônica Maria Pereira

Esta dissertação visa avaliar os efeitos de modelos qualitativos, utilizados como material didático, sobre o desenvolvimento de habilidades linguísticas e a aprendizagem de conceitos científicos por alunos surdos e ouvintes. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que modelos qualitativos contribuem significativamente para a aquisição de conceitos científicos por estudantes surdos e ouvintes e para o desenvolvimento de raciocínio inferencial em alunos surdos, demonstrado em textos escritos em língua portuguesa. Além disso, os modelos qualitativos foram bem recebidos por professores, que, depois de testá-los com seus alunos, confirmaram o grande potencial para uso em sala de aula e ofereceram a esta pesquisa relevantes observações e comentários. As estudantes que trabalharam com DynaLearn tiveram sucesso no trato com a ferramenta e em representar seus conhecimentos em modelos simples. Trabalho em andamento visa tornar modelos e modelagem qualitativa acessíveis a alunos surdos e ouvintes e a professores do ensino médio, com o objetivo de, efetivamente, tornar-se ferramenta para dar apoio à aquisição de conceitos científicos e desenvolvimento do raciocínio e de competências linguísticas.


Palavras-chave: Surdos. Modelos qualitativos. Material didático. Biologia. Ensino de ciências.

Downloads 360  360  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação no Ensino Interdisciplinar de Ciências sob a Perpectiva Discente  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SANTOS, Rosiméri dos

O objetivo desta dissertação foi pesquisar a percepção do aluno das disciplinas de Ciências sobre o processo de avaliação da aprendizagem. Investigou-se o tipo de envolvimento do aluno na avaliação. A investigação foi realizada com alunos e professores da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre. O foco do trabalho foi a análise dos aspectos que envolvem a participação do estudante na construção do processo de avaliação em atividades interdisciplinares. Os pressupostos da pesquisa relacionam-se à avaliação da aprendizagem, à investigação necessária para uma avaliação qualitativa e participativa, às questões éticas vinculadas às relações de poder, autoridade e autonomia, aos valores entre educando e educador e tendências para os novos caminhos da avaliação a serem implementadas pela escola neste novo século, à renovação do ensino de Ciências e às concepções que influenciam os novos currículos escolares. A metodologia proposta envolveu a redação de depoimentos pelos alunos sobre o processo de avaliação realizado pelos professores. A partir da análise de conteúdo dos textos foram selecionados dez alunos para entrevista, com objetivo de esclarecer questões surgidas na análise dos depoimentos. O estudo apresenta evidências de que os professores estão promovendo mudanças no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na avaliação. É feita uma escuta atenta ao estudante sobre o quê e como ele aprende, a partir do momento em que se envolve na execução de uma proposta de trabalho, que precisa
ser coerente com os seus interesses e suas necessidades.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Avaliação da avaliação. Avaliação participativa. Percepções dos alunos.

Downloads 1033  1033  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do   Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=35
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação Qualitativa em Processos Não-formais do Ensino de Ciências: o museu dinâmico de ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BEJARANO, Nelson Rui Ribas

O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas desenvolve, há cerca de dez anos, atividades ligadas ao ensino não-formal de Ciências, dirigidas a um público prioritariamente escolarizado. Dentre várias ações por ele desenvolvidas, destacamos, para esse estudo, as atividades de curta duração, em função de sua constância durante todos estes anos, e por envolver a maior parte dos esforços do corpo técnico e administrativo do Museu. Essas atividades envolvem tanto sessões do Planetário, quanto temas diversos relacionados ao currículo das áreas de Ciências e Matemática, ou suas subdivisões curriculares, tais como: Biologia, Física, Geologia e Química. Nosso objetivo é avaliar, de uma perspectiva qualitativa, as influências trocadas nesta relação Museu/ensino-formal, bem como colocar esta experiência no âmbito dos paradigmas atuais do ensino não-formal e da museologia moderna.

Palavras-chave: Avaliação Qualitativa. Museus. Ensino de Ciências.

Downloads 522  522  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Biotecnologia e Meio Ambiente: representações sociais de professores de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
ALVES, Jussara Bernardo

O objetivo desta pesquisa foi explorar e analisar as Representações Sociais de Professores de Ciências sobre a Biotecnologia e o Meio Ambiente. Participaram como voluntários 55 professores de Ciências da Rede Estadual de Ensino do estado de São Paulo. Foi construído e aplicado um questionário contendo 28 questões, cujas dimensões envolveram: a) identificação dos professores, idade, sexo, tempo de magistério, instituição de formação e o ano de conclusão da graduação, local onde leciona, em que séries e períodos; b)Representações Sociais sobre Biotecnologia e Meio Ambiente, conhecimento e opinião sobre Biotecnologia Meio Ambiente e suas fontes de informações e c)Representações do PCN de Ciências –Meio Ambiente, e espaço para manifestações pessoais As respostas dadas às questões abertas foram analisadas pela Técnica de Análise de Conteúdos e as categorias foram expressas em porcentagens, assim como as respostas dadas às questões fechadas. Utilizou-se a análise estatística do qui quadrado para as análises das significâncias das diferenças entre as frequências das respostas. Dentre os principais resultados que podem ser destacados há necessidade de divulgação e esclarecimento aos professores sobre o que é a Biotecnologia e suas aplicações e sobre a formação do professor, mencionando a necessidade de capacitação ou orientações técnicas, como os assuntos relacionados à Biotecnologia, pois os professores e alunos necessitam de recursos e de fontes científicas seguras de informações, para que possam ter uma discussão reflexiva sobre o tema Biotecnologia. Em sua formação acadêmica, os professores receberam somente a transmissão de conhecimento e não aprimoraram sua didática e metodologia de ensino ao longo da sua prática docente. Os professores precisam articular e inovar conhecimentos e metodologias individual e coletivamente para melhor atender à sua prática pedagógica. É importante que o professor atualize constantemente o seu conhecimento, para que haja entendimentos e conhecimentos sobre de que maneira a ciência pode auxiliar e intervir no processo de ensino, que permita tratar de temas inovadores e atuais de forma crítica e construtiva. Os resultados desta pesquisa demonstram que, entre as aplicações da Biotecnologia a Representação Social dos transgênicos e a clonagem são os temas que os professores mais têm abordado. Nas Representações Sociais dos professores sobre o tema abordado, a análise dos resultados ficou muito prejudicada, pois havia frequente justificativa, pela falta de conhecimento científico e pela falta de informação quanto à segurança e a ética, em que eles descrevem sua preocupação sobre as consequencias da Biotecnologia no futuro. Observa-se que os participantes não conseguiam expressar seus conhecimentos sobre Biotecnologia, e também não houve tempo hábil para usar outros recursos que levassem o participantes, a expor, de maneira mais clara, os seus conhecimentos sobre a Biotecnologia, pela falta de clareza nas respostas e por não responderem às justificativas, o que prejudicou muito a discussão dos resultados.

Palavras-chave: Representações Sociais. Biotecnologia. Meio Ambiente.

Downloads 9115  9115  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Mogi das Cruzes - UMC  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Caracterização das emissões de gases de efeito estufa por veículos automotores leves no Estado de SP Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BORSARI, Vanderlei

O aquecimento global resultante do aumento nas concentrações de gases de efeito estufa (GEE) é um dos principais problemas ambientais que o mundo enfrenta atualmente. Atividades humanas estão alterando a composição da atmosfera através da emissão de GEE, particularmente dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O). Os veículos automotores são uma importante fonte de emissão desses gases, tanto diretamente, através da emissão de gases pelo escapamento, como também através das emissões oriundas do processo de produção e manipulação dos combustíveis usados pelos mesmos. Objetivo. Obter, de uma amostra de veículos típicos da frota do estado de São Paulo, os valores da emissão dos principais gases de efeito estufa (CO2, CH4, N2O) presentes no gás de escapamento de veículos leves de passageiros equipados com motores de ignição por centelha (ciclo Otto), utilizando os combustíveis gasool 22, AEHC e GNV. Métodos. Os veículos foram ensaiados em dinamômetro de chassis, seguindo ciclo de condução e amostragem dos poluentes conforme Norma ABNT NBR 6601, para medição da emissão de escapamento; e pela Norma ABNT NBR 11481, adaptada para a medição das emissões fugitivas de metano. Além dos métodos de análise dos gases prescritos nestas Normas, foram utilizados os métodos FTIR (Fourier Transform InfraRed) para medição de CO2, CH4 e N2O e NDIR (Non Dispersive InfraRed) para medição de N2O. Resultados. As emissões médias, em g/km, de GEE presentes no gás de escapamento dos veículos ensaiados foram, respectivamente para os veículos movidos a AEHC, gasool 22 e GNV, de 193,1, 193,5 e 170,9 para o CO2; 0,050, 0,051 e 0,590 para o CH4 e 0,017, 0,068 e 0,033 para o N2O. A emissão fugitiva média de CH4 devido a vazamentos no sistema de alimentação dos veículos movidos a GNV ensaiados foi de 0,0412 g/hora. Conclusão. Embora o principal gás de efeito estufa emitido diretamente por automóveis seja sem dúvida o CO2, os gases CH4 e N2O podem contribuir de maneira significativa para a emissão total de GEE e por isso não podem ser desprezados. Apesar de a emissão de GEE por veículos ser apenas uma fração do total da emissão global, o aumento da frota mundial de veículos pode tornar essa fonte de emissão cada vez mais significativa.

Palavras-chave: Aquecimento Global. Emissão Veicular. Gases de Efeito Estufa.

Downloads 511  511  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FSP  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Ciência e Realidade: estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na pós-graduação Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FÁVARO, Carol Lindy Joglar

Este estudo de caso analisa os impactos e avanços provocados pela disciplina “Ciência e Realidade” na vida pessoal e profissional de alunos de mestrado, do Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática da PUCRS. A disciplina em estudo é apresentada sob uma vivência interdisciplinar, baseada nos princípios do educar pela pesquisa, propondo por meio da construção de Unidades de Aprendizagem (UA) e o ensino de valores, propostas inovadoras para a Educação em Ciências. Por meio da análise textual discursiva realizada em depoimentos individuais e questionários respondidos pelos mestrandos, as respostas foram organizadas em uma categoria emergente, compreensão da interdisciplinaridade e sete categorias a priori: impactos profissionais e pessoais, avanços nas unidades escolares, relações interpessoais, contribuição em conteúdos específicos, modificações na avaliação de aprendizagem, obstáculos nas unidades escolares, e ação interdisciplinar. Estas categorias procuraram detectar os tipos de avanços e impactos que a disciplina provocou naqueles que estiveram envolvidos. Destaca-se nesta proposta de Ciência e Realidade, a visão de um novo paradigma em educação, o qual valoriza as concepções que o indivíduo traz consigo, juntamente com sua historicidade e valores ampliando seu perfil de conceitos quanto a teorias, valores pessoais e profissionais.

Palavras-chave: Educação em Ciências. Interdisciplinaridade. Unidades de aprendizagem. Educar pela pesquisa.

Downloads 1742  1742  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do   Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=880
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Ciência em Revista: a construção de conhecimentos científicos através da utilização de histórias ... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NÖRNBERG, Igor Ferreira

O ensino de Ciências tem como uma de suas funções a construção de uma nova linguagem que possibilite a ampliação da leitura do mundo. A apropriação deste tipo de linguagem requer uma constante impregnação, além de abordagens dinâmicas que permitam aos alunos desenvolverem seus saberes de maneira lógica e crítica. O uso das histórias em quadrinhos pode possibilitar o desenvolvimento do conhecimento científico devido ao seu caráter singular de expressão que desperta a criatividade e a imaginação. O objetivo desta dissertação foi analisar a interpretação que alunos da sexta série do Ensino Fundamental fazem a partir dos quadrinhos, além de investigar a sua utilização como instrumento didático. Para isso, foram coletadas interpretações dos alunos sobre tirinhas do Níquel Náusea. Também foi desenvolvido um trabalho de pesquisa que teve como ponto de partida tirinhas que os próprios alunos levaram para a aula. A pesquisa apresenta uma abordagem naturalística-construtiva, e as informações foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). As histórias em quadrinhos demonstraram ser uma importante ferramenta que aproxima a vida escolar com o cotidiano dos alunos, o que pode facilitar a verificação dos conhecimentos prévios. A utilização dos quadrinhos nas aulas de Ciências não pretende ser uma metodologia única, tratando-se apenas de mais uma opção para a alfabetização científica.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. História em quadrinhos. Linguagem.

Downloads 2270  2270  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do   Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1469
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Compostagem caseira como instrumento de Educação Ambiental e Minimização de Resíduos Sólidos Urbanos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LAMANNA, Silvia Roberta

No Brasil, a parcela orgânica dos resíduos sólidos urbanos (RSU) representa mais de 50% de sua composição, na grande maioria dos municípios. No entanto, a compostagem, como método de tratamento dos resíduos orgânicos, não é empregada como poderia, somente 1,5% dos RSU no país é compostado; mesmo a compostagem caseira sendo prática de baixo custo e apropriada a áreas residenciais não é usual. O presente trabalho enfatiza a educação ambiental (EA) como instrumento para a organização e participação social, visando à minimização de resíduos sólidos urbanos, através da implantação de composteiras caseiras. O enfoque é dado no envio dos resíduos orgânicos domiciliares para compostagem caseira e na incorporação de novos hábitos, após a execução de programa de educação ambiental em uma comunidade, do município de Campos do Jordão, São Paulo, Brasil.

Palavras-chave: Compostagem. Educação Ambiental. Minimização de Resíduos. Resíduos sólidos urbanos.

Downloads 3044  3044  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-05052008-111139/
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Concepções de Professores sobre o Ensino e a Aprendizagem de Ciências e de Biologia  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CAON, Céres Muniz

Este estudo permitiu analisar as concepções de ensino e de aprendizagem que orientam as práticas pedagógicas de professores de Ciências e de Biologia de uma escola pública de Porto Alegre e a importância atribuída por eles aos conhecimentos prévios, aos questionamentos, às atividades experimentais e à pesquisa em sala de aula. Consta do relato de sete professores sobre suas formas de ensinar e suas concepções sobre a aprendizagem. Foi investigado o modo como os conteúdos são trabalhados pelos professores e se os mesmos possibilitam uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. A análise de conteúdos dos depoimentos obtidos por meio de entrevistas foi efetuada com a ajuda de teóricos o que oportunizou detectar as características dos procedimentos adotados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Concepções.

Downloads 1017  1017  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do   Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=647
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