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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A Questão da Neutralidade: um debate necessário no ensino de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SANTOS, Paulo Roberto dos

O presente estudo é resultado de uma pesquisa teórica, de natureza filosófico-educacional em torno da tese da neutralidade da ciência negada explicitamente pelos Parâmetros Curriculares Nacionais nos volumes que tratam do ensino de Ciências Naturais. O documento reitera insistentemente que o ensino de ciência deve favorecer a reflexão sobre o caráter não-neutro da ciência e suas implicações políticas e sociais, porém não oferece uma definição clara do conceito de neutralidade. Nosso objetivo foi o de identificar os elementos que devem compor uma noção adequada de neutralidade, sendo um dos requisitos o de que a negação da neutralidade da ciência não implique alguma forma de relativismo. Um autor que tem se dedicado a essa questão é Hugh Lacey, cujos trabalhos foram tomados como referencial básico em todas as nossas reflexões. O aspecto fundamental da filosofia da ciência de Lacey é sua abordagem da racionalidade científica em termos de valores (valores cognitivos e valores sociais), não em termos de regras, como acontece na tradição positivista. Ao processo epistemológico de seleção de teorias em termos de compromisso com um conjunto de valores exclusivamente cognitivos, Lacey atribui o atributo da imparcialidade. A defesa da imparcialidade não impede que os valores não-cognitivos (sociais) tenham também um papel essencial na prática científica. A presença de valores sociais no interior da ciência pode dar-se no nível das escolhas tecnológicas concretas? Neutralidade aplicada? E num nível mais abstrato denominado por Lacey de nível das estratégias? Neutralidade cognitiva. Em última análise, é a estratégia que vai restringir os tipos de teorias que podem ser desenvolvidas e investigadas pela ciência moderna que, por conseguinte, carece de neutralidade cognitiva. Tal ciência é ensinada nas escolas como modelo único e fechado de racionalidade científica. Nossa conclusão é que uma maneira de se trabalhar o tema da neutralidade de forma construtiva é apresentá-la indiretamente aos alunos, ou seja, mostrando e discutindo outros possíveis sistemas explicativos da natureza. Numa sociedade realmente democrática, é importante que se valorizem os conhecimentos adquiridos por meio de abordagens alternativas.

Palavras-chave: Neutralidade. Imparcialidade. Racionalidade científica.

Downloads 4905  4905  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A Reestruturação Industrial e a Questão Ambiental: Estudo de Caso em uma Empresa de Médio Porte Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARQUES, Paulo Roberto Vieira

A revolução industrial, o avanço tecnológico, a globalização e a revolução da informação, dinamizados pelo processo globalizante da economia, são considerados os maiores responsáveis pela velocidade e intensidade do processo de reestruturação das empresas. O objetivo do presente trabalho foi analisar a relação, reestruturação industrial e as questões ambientais. Para tanto, apresenta-se um levantamento do quadro teórico conceitual relacionados a questão ambiental, bem como uma investigação em uma empresa de médio porte pertencente ao ramo industrial, de fabricação de ventiladores, localizada no interior do Estado de São Paulo, Brasil, que passou por mudanças em sua estrutura, tanto física, envolvendo as adequações de espaços para realocar máquinas e equipamentos, afim de uma melhor agilidade no processo produtivo, e também, no melhor aproveitamento de mão-de-obra, materiais e espaço físico, com a junção dos maquinários e equipamentos por tipo de trabalho, próximos uns dos outros, quanto organizacional, envolvendo: pessoas, com relação a metodologia de trabalho; fluxograma de fabricação, com a alteração da linha de montagem, distribuindo de forma ordenada o maquinário e equipamentos afins e uma melhor agilidade no processo produtivo; áreas de estocagem, com a finalidade de melhor controle e escoamento rápido dos produtos fabricados; ambiental, com a melhoria do meio ambiente de trabalho. Os principais resultados deste processo foram os ganhos obtidos no tocante a: qualidade de vida do trabalhador, com a melhoria do ambiente de trabalho; redução de gastos, com a mudança da rotina operacional de fabricação dos produtos e mudança de “lay out”; o ganho ambiental, com a substituição de máquinas, equipamentos e processos poluidores e também, a percepção dos empregados e a mudança de postura dos mesmos devido a mudança ocorrida.

Palavras-chave: Reestruturação industrial. Meio ambiente. Indústria. Revolução Industrial.

Downloads 1482  1482  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Uniara  Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=25681
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A Visão do Professor de Ciências Sobre as Estações do Ano Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LIMA, Everaldo José Machado de

No dia-a-dia escolar, é comum encontrar professores que vêm para as aulas de ciências com concepções prévias, que podem diferir substancialmente das ideias a serem ensinadas, dificultando o aprendizado de futuros conceitos científicos. Pretende-se discutir o ensino das Estações do Ano, uma vez que se observa grande tendência do professor de ciências em ensinar, e dos alunos em aprenderem as concepções alternativas do cotidiano, trazidas para a sala de aula. Este trabalho tem por objetivo analisar o estudo das estações do ano e as representações dos professores do ensino fundamental, avaliando as suas dificuldades em determinar o sentido correto dos conceitos e observando a metodologia que utilizam no ensino. Com essa análise, foi possível verificar que os conceitos nascem do sentido atribuídos às palavras. Tendo como foco da pesquisa o professor que utiliza de conhecimento prévio no decorrer de suas aulas, procurou-se entender, por meio de cinco entrevistas semiestruturadas, a relação que os professores tinham com os conteúdos relacionados no ensino das estações do ano, seus significados e suas interpretações. No desenvolvimento da pesquisa foi necessário recorrer a um levantamento bibliográfico sobre as concepções alternativas, presentes no ensino de astronomia. O estudo esteve alicerçado na formação dos conceitos descrito por Vygotsky (1998) e na análise do discurso de Orlandi (1997).

Palavras-chave: Estações do ano. Concepções alternativas. Significados. Ensino de Ciências.

Downloads 5563  5563  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp002559.pdf
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Adolescência, Sexualidade e AIDS Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FRUET, Maria Silvia Bruni

O presente trabalho busca entender, por meio de gestos, sinais e principalmente palavras, como os adolescentes representam a sexualidade e a AIDS, considerando-se as influências exercidas pela família, escola, amigos e meios de comunicação. Para obtermos as informações dos jovens em que baseamos nossa análise, nos valemos de depoimentos pessoais de 15 adolescentes, colhidos durante entrevistas em duas escolas estaduais de Ensinos Fundamental e Médio, de observações feitas a partir de um Programa de Prevenção em AIDS desenvolvido nas mesmas escolas e da análise de artigos relativos ao tema, publicados, recentemente, em jornais de São Paulo.

Palavras-chave: Adolescência. Aids. Representações sociais. Sexualidade humana.

Downloads 2840  2840  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Análise da Dinâmica de um Grupo de Aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia

Este trabalho pretende investigar os vínculos de diferentes naturezas que se estabelecem nos grupos em situações de ensino e, ao mesmo tempo, compreender a maneira como se estruturam para a realização de suas tarefas. Descreve a dinâmica de um grupo constituído por quatro alunos entre 9-10 anos de idade em uma oficina de ciências. O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière. A análise dos dados focaliza os vínculos estabelecidos pelo grupo com a atividade, com a professora e entre seus membros, assim como os papéis assumidos pelos alunos na realização das atividades propostas pela professora. Conclui apontando alguns subsídios para o professor planejar sua intervenção, refletir sobre seu papel como líder e coordenador do trabalho em sala de aula, no sentido de favorecer a aprendizagem em situações nas quais as tarefas são realizadas em grupos.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Grupo de aprendizagem. Psicanálise e Educação.

Downloads 4258  4258  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Análise dos Padrões Discursivos de um Professor de Ciências do Ensino Fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VIVIAN, Nancí Miksza

Este trabalho tem como objetivo analisar os padrões discursivos de um professor de Ciências em aulas de conhecimento físico. Nessa pesquisa foram analisados episódios extraídos de uma sequência de cinco aulas com alunos do 3º ciclo (5ª série) do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Jandaia do Sul – Paraná/Brasil. Os dados foram coletados mediante gravações em vídeo nas quais os alunos trabalharam organizados em grupos. Para a análise dos dados utilizou-se uma estrutura analítica idealizada por Mortimer e Scott (2002), que possibilita a investigação dos seguintes aspectos: intenções do professor; conteúdo do discurso; abordagem comunicativa; padrões de interação e intervenções do professor. Ao final da análise foi possível evidenciar os padrões discursivos que emergiram da interação entre professor e alunos e como a abordagem comunicativa e os padrões de interação, promovidos pelo professor, encaminharam o aluno na (re)estruturação de suas idéias e na busca de soluções para um problema proposto em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Discurso do professor. Conhecimento físico. Interações discursivas.

Downloads 1480  1480  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp002555.pdf
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!As Interações Discursivas nas Aulas de Ciências das Séries Iniciais e a Elaboração do Conhecimento.. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
HOFFMANN, Rosângela dos Santos Ferreira

Este estudo investiga a influência dos materiais didáticos utilizados pelo professor, as interações discursivas entre professor e aluno, e entre alunos, promovidas nas aulas de Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental, na elaboração do conhecimento biológico.

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem das Ciências. Interações discursivas. Elaboração do conhecimento biológico.

Downloads 4408  4408  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Astronomia Multimídia: A Construção da Exposição Virtual - Astronomia: Uma Viagem Inesquecível Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Carlos Eduardo Quintanilha Vaz de.

Ensinar Astronomia é tão fascinante quanto aprender. A motivação deste trabalho acerca de novas maneiras de se ensinar a ciência mais antiga aos mais jovens. O objetivo deste trabalho é apresentar alicerces e método que fundamentaram a construção da “Exposição Virtual Astronomia: Uma viagem inesquecível”. A exposição virtual sobre Astronomia foi desenvolvida desde novembro de 2007 com a colaboração do "Projeto Astronomia para Principiantes", com o objetivo de divulgar a Astronomia, popularizando a Ciência e a Tecnologia, democratizando o conhecimento e promovendo a inclusão social por meio do acesso ao conhecimento, mediante atividades educativas apoiadas em abordagens interativas, experimentais e lúdicas. Nesse sentido, o museu virtual promove a aprendizagem para muito além da estrutura escolar tradicional. A exposição proporciona aos visitantes conhecimentos gerais sobre os componentes do Universo, tais como as galáxias, as estrelas e os sistemas planetários, além de uma seção voltada para o Sistema Solar e outra para alguns grandes nomes da Astronomia. Para reforçar os ensinamentos e atingir também pessoas que não possuem acesso à internet, foram inseridas as atividades do Gnomon, do Relógio de Sol e dos movimentos e fases da Lua, além de um jogo da memória e uma cruzadinha cujos conteúdos estão imersos na exposição virtual, as quais podem ser impressas com a finalidade de que os alunos possam desenvolvê-las fora do ambiente virtual. O Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília é patrocinado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está acessível no site: HTTP://www.museuvirtual.unb.br

Palavras-chave: Astronomia. Ensino de Astronomia. Ensino de Física. Divulgação Científica.

Downloads 812  812  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Atividades de Campo no Ensino das Ciências: investigando concepções e práticas de um grupo de prof Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VIVEIRO, Alessandra Aparecida

O ensino das ciências deve favorecer a aprendizagem significativa de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Para tanto, o uso de diversas modalidades didáticas possibilita diferentes caminhos que conduzam ao aprendizado, envolvendo estudantes com interesses variados. Nesse sentido, as atividades de campo constituem uma modalidade didática importante, uma vez que permitem explorar conteúdos diversificados, motivam os estudantes, possibilitam o contato direto com o ambiente e a melhor compreensão dos fenômenos. No entanto, para que sejam eficazes, é imprescindível que sejam bem preparadas e adequadamente exploradas. Dentro dessa perspectiva, esse trabalho teve por objetivo identificar e problematizar como um grupo de professores insere a Visita Científica à Bacia Hidrográfica do Rio Itaqueri, promovida pelo CDCC/USP, em sua prática pedagógica, visando discutir o papel das atividades de campo como modalidade didática no ensino das ciências. Procedeu-se a uma análise da proposta da visita, que apontou um forte enfoque para a temática ambiental. Um grupo de monitores foi entrevistado, procurando analisar o que estes esperavam dos professores e alunos que participavam da atividade. Por fim, sete professores, usuários freqüentes da visita, também participaram de uma entrevista, além de preencherem uma ficha que possibilitou a caracterização dos envolvidos. Os dados foram analisados qualitativamente, procurando investigar aspectos como a motivação dos professores para a realização de atividades de campo, a forma como as exploram em sala de aula, as dificuldades com as quais se deparam para realizá-las, e suas sugestões para melhoria da visita em questão. Notou-se predomínio do uso de atividades de campo para ilustração e/ou complementação de conteúdos conceituais abordados em sala de aula, com reduzida interação entre os diferentes componentes curriculares. Além disso, são pouco exploradas em programas de Educação Ambiental, havendo divergências entre as expectativas dos professores e a proposta da visita promovida pelo CDCC. Nesse sentido, apontou-se a necessidade de um roteiro mais maleável para a visita, de formação do professor para explorar as atividades de campo de maneira diversificada e não restrita aos conteúdos conceituais, além de uma adequada formação dos monitores que acompanham essas visitas.

Palavras-chave: Ensino das ciências. Atividades de campo. Professores de Ciências.

Downloads 2707  2707  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista - Unesp  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Atividades práticas na 8ª serie do Ensino Fundamental: luz numa abordagem regionalizada Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FILHO, Benigno Barreto

Este projeto de pesquisa propõe a análise do ensino de Ciências, em nível fundamental, com foco nas atividades práticas, aqui entendidas como modalidades de procedimento que visam buscar informações, como nos casos da observação ambiental, da observação laboratorial, e complementadas pela da leitura, da escrita, do dialogar com colegas e professor e que desenvolvidas de forma a se complementarem podem propiciar ao aluno, a possibilidade de chegar à internalização do conhecimento formal. O conteúdo em estudo tem como tema “Alguns fenômenos produzidos pela luz” e o seu desenvolvimento ocorre em etapas que se complementam: A busca de ideias prévias do aluno, valorizando os fenômenos ambientais e condições sócio culturais. – A experimentação realizada no laboratório, na busca de informações no sentido de, inclusive, estabelecer comparações entre o fenômeno e a forma de representá-lo. – A sistematização e a aplicação dos conhecimentos sistematizados. É significativo evidenciar que esta pesquisa ocorre numa escola pública estadual em Ilha bela, região litorânea de São Paulo, onde as especificidades econômicas e sócio culturais se acentuam quando comparadas com as de outras regiões do Estado. Notadamente, esta realidade está presente na pesquisa, ao identificar e analisar a importância das atividades práticas, no sentido de gerar reflexões que podem facultar a possibilidade de reconhecer as “ideias prévias” e a linguagem, que o aluno já vem elaborando dentro de um contexto sócio cultural específico.

Palavras-chave: Atividades práticas. Ensino fundamental. Abordagem regional.

Downloads 827  827  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site 
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