Educadores

Ínicio : Biologia : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Energia e nutrientes na dieta de escolares: contrastes entre municípios brasileiros Popular Versão: pdf
Atualização:  27/1/2010
Descrição:
RIBEIRO, Eloise Santucci

Entre os objetivos principais da pesquisa destacam-se a análise do estado nutricional, consumo de energia e nutrientes e a participação dos macronutrientes na dieta de amostra de 1325 escolares, matriculados em vinte unidades de ensino de dez municípios brasileiros.

Palavras-chave: Adolescência. Alimentação escolar. Consumo de alimentos. Desenvolvimento físico. Dieta. Educação nutricional. Estado nutricional. Infância. Necessidade energética. Saúde pública. Segurança alimentar.

Downloads 582  582  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Saúde e apoio social no trabalho: estudo de caso de professores da educação básica pública Popular Versão: pdf
Atualização:  28/1/2010
Descrição:
GIOVANETTI, Rodrigo Manoel

Tem como objetivo o apoio social no trabalho (AST) de professores que está associado à prevenção de agravos à saúde e à melhoria do ambiente psicossocial de trabalho, sendo a compreensão de sua estrutura, relevante. Procurou-se descrever a estrutura de AST de professores considerando o sentido suportivo atribuído aos seus conteúdos nas relações sociais de trabalho.

Palavras-chave: Ambiente de trabalho. Apoio social. Condições de trabalho. Doenças ocupacionais. Ensino. Estresse. Impacto psicossocial. Organização e administração. Prevenção primária. Saúde do trabalhador.

Downloads 462  462  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!História e filosofia da ciência nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio: análise do conteúd Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2010
Descrição:
SANTOS, Cecília Helena Vechiatto dos

Este estudo tem como principal objetivo analisar a história da ciência que está sendo apresentada nos livros didáticos de Biologia do ensino médio. A proposta da inserção da história e filosofia da ciência (HFC) nos livros didáticos se baseia no princípio que, o livro didático, enquanto ferramenta acessível e utilizada tanto pelos professores quanto pelos alunos, é ainda muito útil.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Livros didáticos de Biologia. História e filosofia da ciência.

Downloads 1338  1338  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!A escola e a consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino Popular Versão: pdf
Atualização:  15/10/2010
Descrição:
CAROBA, Daniela Cristina Rossetto

A promoção de estilos para uma vida saudável pode contribuir para a saúde de crianças e adolescentes, sendo que as unidades de ensino se apresentam como um espaço privilegiado para esse tipo de atividade. Objetivou-se conhecer o estado nutricional, preferências alimentares e estilo de vida de 578 adolescentes, de ambos os gêneros, matriculados em sete escolas públicas da cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo.

Palavras-chave: Adolescentes. Antropometria. Consumo de alimentos. Educação nutricional. Escola pública. Estado nutricional. Saúde escolar. Vigilância nutricional.

Downloads 1563  1563  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!A utilização de recursos audiovisuais no ensino de ciências: tendências entre 1997 e 2007 Popular Versão: pdf
Atualização:  22/9/2011
Descrição:
SANTOS, P.C. dos .

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a utilização de recursos audiovisuais e o ensino de Ciências, observando as diferentes formas de aplicação na sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, produzida nas últimas décadas de forma significativa. Foram analisados os trabalhos publicados nos ENPECs (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), no período de 1997 a 2007, em que o uso de recursos audiovisuais é abordado no ensino em Ciências.

Palavras-chave: Ciências. Educação e Ensino. Recursos Audiovisuais.

Downloads 868  868  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!O cinema e a concepção de Ciência por estudantes do Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  22/9/2011
Descrição:
FARIA, A. C. M.

No presente trabalho foram investigadas as concepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública de periferia, na cidade de Samambaia/Distrito Federal, a respeito da Ciência e do trabalho do cientista. Propõe-se ainda uma reflexão sobre a utilização de linguagens alternativas nas práticas metodológicas do ensino de ciências em sala de aula. Dentre estas, sugere-se fazer uso de filmes de circuito comercial como recurso didático de interação no processo ensino-aprendizagem de forma significativa para o aluno durante as aulas de Biologia, avivando a discussão sobre a impressão de realidade provocada pelas obras de ficção cinematográfica e seus efeitos sobre a percepção social criada em torno da ciência.

Palavras-chave: Linguagens no ensino. Cinema. Concepções de ciência. Ensino médio.

Downloads 264  264  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino de Biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o ol Popular Versão: pdf
Atualização:  22/9/2011
Descrição:
PANDOLPHO, M.H. da S.

O presente trabalho tem como objetivo conhecer a eficácia da formação inicial, proporcionada pelos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, para a docência em Biologia, através dos olhares e experiências de professores no ensino dessa disciplina no Ensino Médio em escolas da Rede Pública de São Paulo – D.E. Leste Campinas- /SP. A pesquisa está inserida na linha: ”Estudos em Avaliação”. Pretendem-se reconhecer e analisar traços identitários construídos e reconstruídos ao longo do processo de profissionalização desde a escolha da profissão, formação inicial, inserção profissional e práxis educacional por meio de questionários com os egressos, oriundos de diferentes Instituições de Ensino Superior.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Formação Inicial. Avaliação de Egressos.
Identidade Docente. Profissionalização.

Downloads 1843  1843  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC/CAMPINAS  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores Popular Versão: pdf
Atualização:  22/9/2011
Descrição:
WUO, M.

O objetivo deste estudo foi explorar as Representações Sociais de professores sobre o HIV/AIDS e Programas de Prevenção da AIDS na Escola. Foram sujeitos 54 professores de Escolas Técnicas de 2o Grau do Estado de São Paulo. Utilizou-se de um questionário com questões abertas e fechadas sobre a AIDS: noções da doença, formas de transmissão, prevenção, AIDS-adolescentes e preconceitos - e sobre Programas de Prevenção da AIDS na Escola: funções, dificuldades, responsabilidades e possibilidades de envolvimento. As respostas foram tratadas e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo.

Palavras-chave: HIV/AIDS. Programas de Prevenção. Representação Social. Professores. Prevenção.

Downloads 1138  1138  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC/CAMPINAS  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Análise crítica do Ensino de Ciências a partir do estudo da elaboração do conceito de vida Popular Versão: pdf
Atualização:  30/11/2011
Descrição:
WYKROTA, J.L.M

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do ensino de ciências e biologia, tendo como instrumentos a questão "o que é vida" e o estudo da elaboração do conceito de vida. Inicialmente, são exemplificados problemas contemporâneos que demandam revisão do ensino desse conceito. A seguir, por meio de estudo do desenvolvimento histórico desse conceito, são apontadas contribuições da história da ciência para o ensino, esclarecendo-se as condições em que essa contribuição poderia ser mais efetiva.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Conceito de vida. Biologia. Processos de Aprendizagem. Formação dos Professores.

Downloads 202  202  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!A produção de sentidos no contexto de uma aula de Ciências sobre adaptação biológica mediada por um  Popular Versão: pdf
Atualização:  30/11/2011
Descrição:
GARCIA, J.F.M.

O presente trabalho insere-se no diálogo entre os campos de pesquisa da linguagem e do ensino de ciências, os quais, produzem conhecimentos que apontam para a importância de se considerar os processos de significação envolvidos na aprendizagem de conceitos científicos. Nesta pesquisa, analiso a produção de sentidos que se deu nas interações discursivas em uma aula de ciências durante a exibição de uma narrativa de animação envolvendo o conceito de adaptação biológica. A partir dessa interação, procurei compreender como professor e estudantes negociam significados tendo a narrativa como discurso mediador de um processo comunicativo, no qual distintos modos de pensamento e perspectivas culturais se encontram, se confrontam, se negam e também se complementam.

Palavras-chave: Interações discursivas. Ensino de ciências. Adaptação biológica.

Downloads 461  461  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 »