Entre os objetivos principais da pesquisa destacam-se a análise do estado nutricional, consumo de energia e nutrientes e a participação dos macronutrientes na dieta de amostra de 1325 escolares, matriculados em vinte unidades de ensino de dez municípios brasileiros.
Palavras-chave: Adolescência. Alimentação escolar. Consumo de alimentos. Desenvolvimento físico. Dieta. Educação nutricional. Estado nutricional. Infância. Necessidade energética. Saúde pública. Segurança alimentar.
Tem como objetivo o apoio social no trabalho (AST) de professores que está associado à prevenção de agravos à saúde e à melhoria do ambiente psicossocial de trabalho, sendo a compreensão de sua estrutura, relevante. Procurou-se descrever a estrutura de AST de professores considerando o sentido suportivo atribuído aos seus conteúdos nas relações sociais de trabalho.
Palavras-chave: Ambiente de trabalho. Apoio social. Condições de trabalho. Doenças ocupacionais. Ensino. Estresse. Impacto psicossocial. Organização e administração. Prevenção primária. Saúde do trabalhador.
Este estudo tem como principal objetivo analisar a história da ciência que está sendo apresentada nos livros didáticos de Biologia do ensino médio. A proposta da inserção da história e filosofia da ciência (HFC) nos livros didáticos se baseia no princípio que, o livro didático, enquanto ferramenta acessível e utilizada tanto pelos professores quanto pelos alunos, é ainda muito útil.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Livros didáticos de Biologia. História e filosofia da ciência.
A promoção de estilos para uma vida saudável pode contribuir para a saúde de crianças e adolescentes, sendo que as unidades de ensino se apresentam como um espaço privilegiado para esse tipo de atividade. Objetivou-se conhecer o estado nutricional, preferências alimentares e estilo de vida de 578 adolescentes, de ambos os gêneros, matriculados em sete escolas públicas da cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo.
Palavras-chave: Adolescentes. Antropometria. Consumo de alimentos. Educação nutricional. Escola pública. Estado nutricional. Saúde escolar. Vigilância nutricional.
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a utilização de recursos audiovisuais e o ensino de Ciências, observando as diferentes formas de aplicação na sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, produzida nas últimas décadas de forma significativa. Foram analisados os trabalhos publicados nos ENPECs (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), no período de 1997 a 2007, em que o uso de recursos audiovisuais é abordado no ensino em Ciências.
Palavras-chave: Ciências. Educação e Ensino. Recursos Audiovisuais.
No presente trabalho foram investigadas as concepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública de periferia, na cidade de Samambaia/Distrito Federal, a respeito da Ciência e do trabalho do cientista. Propõe-se ainda uma reflexão sobre a utilização de linguagens alternativas nas práticas metodológicas do ensino de ciências em sala de aula. Dentre estas, sugere-se fazer uso de filmes de circuito comercial como recurso didático de interação no processo ensino-aprendizagem de forma significativa para o aluno durante as aulas de Biologia, avivando a discussão sobre a impressão de realidade provocada pelas obras de ficção cinematográfica e seus efeitos sobre a percepção social criada em torno da ciência.
Palavras-chave: Linguagens no ensino. Cinema. Concepções de ciência. Ensino médio.
O presente trabalho tem como objetivo conhecer a eficácia da formação inicial, proporcionada pelos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, para a docência em Biologia, através dos olhares e experiências de professores no ensino dessa disciplina no Ensino Médio em escolas da Rede Pública de São Paulo – D.E. Leste Campinas- /SP. A pesquisa está inserida na linha: ”Estudos em Avaliação”. Pretendem-se reconhecer e analisar traços identitários construídos e reconstruídos ao longo do processo de profissionalização desde a escolha da profissão, formação inicial, inserção profissional e práxis educacional por meio de questionários com os egressos, oriundos de diferentes Instituições de Ensino Superior.
Palavras-chave: Ensino de Biologia. Formação Inicial. Avaliação de Egressos. Identidade Docente. Profissionalização.
O objetivo deste estudo foi explorar as Representações Sociais de professores sobre o HIV/AIDS e Programas de Prevenção da AIDS na Escola. Foram sujeitos 54 professores de Escolas Técnicas de 2o Grau do Estado de São Paulo. Utilizou-se de um questionário com questões abertas e fechadas sobre a AIDS: noções da doença, formas de transmissão, prevenção, AIDS-adolescentes e preconceitos - e sobre Programas de Prevenção da AIDS na Escola: funções, dificuldades, responsabilidades e possibilidades de envolvimento. As respostas foram tratadas e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo.
Palavras-chave: HIV/AIDS. Programas de Prevenção. Representação Social. Professores. Prevenção.
O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do ensino de ciências e biologia, tendo como instrumentos a questão "o que é vida" e o estudo da elaboração do conceito de vida. Inicialmente, são exemplificados problemas contemporâneos que demandam revisão do ensino desse conceito. A seguir, por meio de estudo do desenvolvimento histórico desse conceito, são apontadas contribuições da história da ciência para o ensino, esclarecendo-se as condições em que essa contribuição poderia ser mais efetiva.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Conceito de vida. Biologia. Processos de Aprendizagem. Formação dos Professores.
O presente trabalho insere-se no diálogo entre os campos de pesquisa da linguagem e do ensino de ciências, os quais, produzem conhecimentos que apontam para a importância de se considerar os processos de significação envolvidos na aprendizagem de conceitos científicos. Nesta pesquisa, analiso a produção de sentidos que se deu nas interações discursivas em uma aula de ciências durante a exibição de uma narrativa de animação envolvendo o conceito de adaptação biológica. A partir dessa interação, procurei compreender como professor e estudantes negociam significados tendo a narrativa como discurso mediador de um processo comunicativo, no qual distintos modos de pensamento e perspectivas culturais se encontram, se confrontam, se negam e também se complementam.
Palavras-chave: Interações discursivas. Ensino de ciências. Adaptação biológica.