As comunidades podem sofrer grandes variações no tempo e no espaço. Variações sazonais são comuns na maioria dos ecossistemas e podem afetar as condições do micro-hábitat, disponibilidade de recursos e até as relações entre os organismos. Neste estudo, dividido em duas partes, investigamos a influência da variação temporal no uso de recursos e nos padrões de agregação e estabilidade da coexistência de espécies que utilizam o mesmo recurso. Para isso, nós utilizamos espécies da família Drosophilidae em frutos de Mauritia flexuosa e de Solanum lycocarpum como modelo de estudo.
A gastroenterite é uma das doenças mais frequentes no mundo com alto grau de morbidade e mortalidade em países em desenvolvimento. Estima-se que a diarréia aguda seja responsável por um terço de todas as hospitalizações de crianças abaixo de 5 anos, acarretando alto custo para a sociedade. Entre os agentes virais, o rotavírus é a maior causa de diarréia. O diagnóstico e o estudo do vírus são importantes para o controle da doença. Neste estudo, foi avaliado o envolvimento do vírus na população da cidade de Ponta Grossa.
O uso de vacinas conjugadas possibilita contornar um problema da imunização contra antígenos não protéicos: a falta de memória imunológica, e ainda faz com que neonatos e crianças respondam à vacinação para um antígeno contra o qual, naturalmente, não teriam capacidade de responder. Pseudomonas aeruginosa é agente etiológico de infecções oportunistas principalmente em pacientes hospitalizados, suas características inerentes em desenvolver resistência aos mais variados tipos de antibacterianos a tornam um ponto crítico no controle das infecções hospitalares ou no tratamento de pacientes. O melhoramento de medidas para prevenção das infecções causadas pela P. aeruginosa auxiliaria na manutenção da saúde e qualidade de vida dos pacientes. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi adaptar um protocolo de conjugação do lipopolissacarídeo (LPS) de P. aeruginosa que pudesse ser utilizado como padrão para ser aplicado a outros antígenos polissacarídicos.
A presente dissertação consiste em um estudo de caso sobre a utilização de aulas práticas de laboratório no ensino de Biologia em turmas de Ensino Médio de uma escola do Distrito Federal. Foi investigado como aconteciam as aulas no laboratório e foi proposta uma nova estratégia a partir de uma abordagem construtivista. A aceitação dessa nova estratégia foi avaliada por meio de entrevistas com os professores e estudantes que participaram do processo e vivenciaram também a estratégia original, além da sondagem dos conteúdos assimilados pelos estudantes por meio de um questionário. O resultado dessas avaliações mostrou que, com a nova estratégia, as aulas passaram a ser mais motivadoras, pois os alunos interagiam mais entre si e com o professor, participando do processo de elaboração dos experimentos.
Palavras-chave: Aulas de laboratório. Construtivismo. Ensino de Biologia. Ensino Médio. Atividades experimentais.
Estudar o conhecimento, a atitude e a prática em relação ao uso prévio de métodos anticoncepcionais em adolescentes gestantes, bem como algumas características sociodemográficas e da sua vida sexual.
Palavras-chave: Contracepção. Adolescência. Sexo. Período fértil.
A Genética é uma ciência em constante evolução e vem sendo alvo de interesse pela mídia. Com os avanços evidenciados na genética no nosso dia a dia, o sistema educacional brasileiro tem necessidade de adequar-se à realidade, aproximando a escola dos novos conceitos.
Palavras-chave: Ensino de genética. Ensino de Ciências. Pesquisa qualitativa.
Com base na literatura consultada (1.954 - 1.983) , faz-se uma revisão dos aspectos citológicos do condiloma do colo uterino. À guisa de situar estes aspectos dentro de um contexto de compreensão histórica, passam-se em revista pontos evolutivos da citologia, correlacionando-se com seus respectivos momentos históricos; procura-se verificar a possibilidade de uma correlação entre esta patologia com o câncer do mesmo órgão.
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar dimensões da formação do professor em educação ambiental que precisam ser atendidas para que se possa introduzir a educação ambiental no dia a dia do ensino fundamental e médio. Seus objetivos específicos foram: investigar a concepção de professores sobre meio ambiente e educação ambiental e analisar as mudanças nas respostas quanto aos objetivos, temas, estratégias, valores e atitudes e enfoque da educação ambiental, antes e após uma oficina com 40 horas presenciais.
Este estudo permitiu analisar as concepções de ensino e de aprendizagem que orientam as práticas pedagógicas de professores de Ciências e de Biologia de uma escola pública de Porto Alegre e a importância atribuída por eles aos conhecimentos prévios, aos questionamentos, às atividades experimentais e à pesquisa em sala de aula.
A literatura tem discutido a relação entre o conhecimento escolar e os demais saberes sociais. Autores defendem que o conhecimento escolar nas disciplinas científicas se constitui a partir da relação com o saber cotidiano e o saber científico. No Brasil a história do Ensino de Ciências tem revelado um quadro de improvisações, no qual o professor, em decorrência de uma má formação, se apoia nos livros didáticos para preparar suas aulas. Devido a sua importância no quadro educacional brasileiro, o livro didático de ciências se tornou alvo das preocupações de pesquisas e programas governamentais. Este trabalho analisou livros de Ciências do ensino fundamental e livros de Biologia do ensino médio, verificando a distância que mantêm do conhecimento de referência.
Palavras-chave: livros didáticos. Ensino de Ciências. Ensino de Biologia. Conhecimento escolar. Conhecimento científico.