As comunidades podem sofrer grandes variações no tempo e no espaço. Variações sazonais são comuns na maioria dos ecossistemas e podem afetar as condições do micro-hábitat, disponibilidade de recursos e até as relações entre os organismos. Neste estudo, dividido em duas partes, investigamos a influência da variação temporal no uso de recursos e nos padrões de agregação e estabilidade da coexistência de espécies que utilizam o mesmo recurso. Para isso, nós utilizamos espécies da família Drosophilidae em frutos de Mauritia flexuosa e de Solanum lycocarpum como modelo de estudo.
O homem é uma espécie singular, que interage com o meio ambiente de forma diferenciada e que, no decorrer dos anos, vem, notoriamente, causando desequilíbrio aos ecossistemas terrestres. O direito se relaciona com os fatores econômicos e ambientais. Diante desse contexto, o estudo desenvolvido pretende por meio de uma revisão bibliográfica avaliar os impactos ambientais relacionados à elevada produção de resíduos sólidos e da sua inadequada destinação, bem como estudar a legislação brasileira que disciplina a responsabilidade das empresas pela destinação dos resíduos após o consumo e identificar os princípios jurídicos envolvidos e a eficácia dessa medida na tarefa de prevenir e reduzir os danos ambientais.
As formigas são insetos que exercem importante papel como bioindicadores, pragas agrícolas, controle biológico, polinizadores e dispersores de sementes. Este trabalho objetivou conhecer e comparar a diversidade de formigas em três ambientes (fragmento florestal, pomar de laranja e pomar de limão) do noroeste do Paraná.
Considerando-se o elevado número de acidentes com petróleo e seus derivados que vem ocorrendo atualmente no Brasil e a escassez de trabalhos sobre os efeitos destes contaminantes nos organismos aquáticos, testes de toxicidade voltados para a avaliação dos efeitos destes poluentes em espécies de peixes de ambientes neotropicais são necessários e urgentes. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do óleo diesel em parâmetros bioquímicos, fisiológicos e histológicos da espécie de peixe Neotropical Prochilodus lineatus (curimba), após exposição aguda e sub-crônica à fração solúvel de óleo diesel (FSD).
O objetivo do trabalho foi avaliar a biomassa microbiana do solo (BMS) como parâmetro bioindicador de alterações no agroecossistema em virtude do manejo agrícola adotado. A BMS foi analisada em quatro diferentes ensaios experimentais de longa duração. Os ensaios foram instalados na fazenda experimental da Embrapa soja, em Londrina/PR, em Latossolo Vermelho Eutroférrico. As avaliações foram feitas em amostras de solo coletadas na camada de 0-10 cm de profundidade.
Os microrganismos do gênero Staphylococcus estão entre os maiores agentes causadores de infecção comunitária e hospitalar em todo o mundo. O crescente aumento de infecções nosocomiais por Staphylococcus aureus meticilina-resistente (MRSA) representa um desafio ao controle epidemiológico destes microrganismos, devido à disseminação horizontal, característica de sua expansão clonal. O presente estudo objetiva a caracterização fenotípica de resistência em MRSA, além da tipagem molecular de 107 isolados de MRSA provenientes de pacientes internados na UTI adulto do HC-UFPR em um período de 4 anos.
Considerando as possibilidades e limitações da educação prisional, o presente trabalho buscou analisar o impacto da exibição de um filme de longa-metragem na educação prisional do DF para a promoção de aulas de Biologia baseadas na problematização e no diálogo propostos por Paulo Freire. A investigação foi qualitativa e a fonte de dados foi o ambiente da sala de aula prisional no qual, inicialmente, foi aplicado um questionário de sondagem, exibido um filme de longa-metragem, um de curta-metragem e um documentário. Foi aplicado um questionário para verificar a apreciação dos alunos em relação ao uso do filme com fins didáticos e exibido o filme “Gattaca”. Após a exibição ocorreu discussão e realização de atividades didáticas. A experiência aqui apresentada sugere que a utilização do filme na educação prisional pode favorecer o ensino de Biologia, estimulando diálogo acerca de assuntos biológicos, além de incentivar o exercício de leitura de mundo, a autoreflexão e mesmo momentos de liberdade pessoal.
Palavras-chave: Educação prisional. EJA prisional. Ensino de biologia. Uso de cinema na educação.
DNA topoisomerases são enzimas que participam de diversos processos celulares tais como replicação, transcrição, recombinação e segregação dos cromossomos. Tais enzimas atuam clivando transitoriamente uma fita(topoisomerases do tipoI) ou ambas (topoisomerases do tipoII) as fitas da molécula de DNA. As topoisomerases são alvos de agentes bactericidas e de drogas anti-tumorais e podem vir a ser um importante alvo para quimioterapia de doenças causadas por parasitas. Neste trabalho clonamos e caracterizamos o gene que codifica a enzima topo II do tripanosomatídeo monoxênico Blastocrithidia culicis (BcTOP2), uma vez que, esta enzima pode vir a ser usada como protótipo pra topoisomerases de tripanosomatídeos patogênicos e conseqüentemente um excelente modelo para estudos funcionais e estruturais.
Não é de hoje que se houve falar em agressão ao meio ambiente e ao próprio homem, parte deste. É, contudo, a partir do advento da globalização e da sociedade de risco que tal problemática começa a tomar contornos de realidade, especialmente nos países em desenvolvimento, como os da América Latina. Com base nesta “crise” de consciência ou percepção, objetiva-se estudar a transdisciplinariedade nos Comitês de Ética em Pesquisa como um novo paradigma possível para a solução de controvérsias bioéticas nas pesquisas biomédicas com seres humanos na América Latina.
A sexualidade, historicamente, esteve envolta em grandes polêmicas.Diante disso, e partindo do pressuposto de que também é tarefa da escola educar os jovens em sua plenitude, a pesquisa foi realizada durante o ano de 2005 numa escola de ensino médio com o objetivo de obter informações sobre o modo pelo qual são abordadas as questões relativas à educação sexual.
Palavras-chave: Educação sexual. Adolescência. Formação do professor. Corporeidade.