O crescimento da população de capivaras é favorecido por ações do homem sobre o meio ambiente. Existe no Parque Tingui, cidade de Curitiba, Estado do Paraná, condições que favorecem o aumento exponencial da população desses animais. Esse fato, aliado à proximidade com animais domésticos e o homem, pode possibilitar a transmissão de patógenos que utilizam a capivara como reservatório ou hospedeiro. Com o objetivo de determinar os riscos que esses roedores representam para a saúde pública, foi investigado no presente estudo a sua condição sanitária.
A descoberta das células tronco adultas tornou possível a sua aplicação clínica em protocolos de medicina regenerativa e de engenharia de tecidos para a reparação de órgãos danificados ou pouco funcionais. Recentemente, o tecido adiposo adulto foi reconhecido como uma fonte alternativa, acessível e rica em células tronco mesenquimais (MSCs), também denominadas de células tronco derivadas do tecido adiposo (hADSCs). Analisamos as mudanças na expressão do gene MCM2 durante a osteodiferenciação das hADSCs em diferentes meios de cultura, contendo BMP-4 ou OM.
A frequente ocorrência de aflatoxina em produtos agrícolas causa impacto negativo no agronegócio brasileiro. A aflatoxina tem sido classificada em grupo 1 por International Association in Research on Cancer. A produção de imunorreagentes aliada ao desenvolvimento de métodos imunoquímicos possibilitariam o controle de qualidade acessível e de baixo custo, visando prevenção de contaminação e fornecimento de alimentos seguros ao consumidor. Considerando a necessidade em minimizar a dependência de importação de kits imunoquímicos para análise avançada de resíduos tóxicos na rotina laboratorial, introduziu-se a tecnologia de produção de anticorpo monoclonal (AcM) empregando hibridoma linhagem AF4, secretor de IgG específico para aflatoxina B1 (AFB1).
Partindo-se do pressuposto de que as exposições de museus apresentam um grande potencial educativo e, considerando-se as avaliações de público como fundamentais para a implementação das ações educativas desenvolvidas nestes espaços, formulou-se o principal objetivo desta pesquisa, que foi o de investigar de que forma as conversas estabelecidas por meio das interações entre estudantes do Ensino Fundamental II, durante visitas ao Museu Biológico do Instituto Butantan, podem favorecer o processo de aprendizagem.
Cypsnagra hirundinacea (Aves: Thraupidae) é uma espécie que ocorre em áreas abertas do Cerrado e possui reprodução cooperativa, onde os ajudantes são filhotes de estações reprodutivas passadas. O primeiro capítulo desta dissertação apresenta uma descrição de aspectos da biologia reprodutiva de C. hirundinacea, incluindo período reprodutivo, ninho, ovos, filhotes, período de incubação e ninhegos, cuidado parental e reprodução cooperativa. O segundo capítulo tem como objetivo estimar a probabilidade de sobrevivência do período total de ninhos, do período de incubação e do período de ninhegos e avaliar o efeito de variáveis temporais e ambientais sobre o sucesso reprodutivo de C. hirundinacea.
Palavras-chave: Cypsnagra hirundinacea. História. Vida. Biologia. Reprodutiva. Cooperativa. Sucesso. Programa MARK. Cerrado.
Objetivamos com esta investigação apreender manifestações do enfoque das inter- relações Ciência-Tecnologia- Sociedade (CTS) na prática pedagógica de professores de Biologia da rede Estadual de Educação de Goiânia-GO. A pesquisa foi desenvolvida nos moldes do Estudo de Caso, por se tratar de uma investigação sobre a prática de nove professores de três escolas, buscando evidenciar a complexa relação entre a formação docente e a abordagem CTS. Para a construção dos dados, os instrumentos foram a análise dos documentos oficiais que propõem o currículo para o Ensino Médio, questionário exploratório, entrevista semi-estruturada e observação de aulas.
Palavras-chave: Abordagem CTS. Ensino médio. Prática pedagógica. Formação docente.
A Biologia hoje é a mais comentada ciência e a que ocupa maior espaço na mídia. No entanto, isso não significa que os conceitos biológicos sejam de conhecimento público, nem tampouco dos estudantes de Biologia. Para analisar o conhecimento de conceitos fundamentais de Genética, Biologia Molecular e Biologia celular apresentado por graduandos do último ano de Cursos Superiores de Ciências Biológicas é que realizamos esse trabalho de pesquisa.
O uso de vacinas conjugadas possibilita contornar um problema da imunização contra antígenos não protéicos: a falta de memória imunológica, e ainda faz com que neonatos e crianças respondam à vacinação para um antígeno contra o qual, naturalmente, não teriam capacidade de responder. Pseudomonas aeruginosa é agente etiológico de infecções oportunistas principalmente em pacientes hospitalizados, suas características inerentes em desenvolver resistência aos mais variados tipos de antibacterianos a tornam um ponto crítico no controle das infecções hospitalares ou no tratamento de pacientes. O melhoramento de medidas para prevenção das infecções causadas pela P. aeruginosa auxiliaria na manutenção da saúde e qualidade de vida dos pacientes. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi adaptar um protocolo de conjugação do lipopolissacarídeo (LPS) de P. aeruginosa que pudesse ser utilizado como padrão para ser aplicado a outros antígenos polissacarídicos.
A presente dissertação consiste em um estudo de caso sobre a utilização de aulas práticas de laboratório no ensino de Biologia em turmas de Ensino Médio de uma escola do Distrito Federal. Foi investigado como aconteciam as aulas no laboratório e foi proposta uma nova estratégia a partir de uma abordagem construtivista. A aceitação dessa nova estratégia foi avaliada por meio de entrevistas com os professores e estudantes que participaram do processo e vivenciaram também a estratégia original, além da sondagem dos conteúdos assimilados pelos estudantes por meio de um questionário. O resultado dessas avaliações mostrou que, com a nova estratégia, as aulas passaram a ser mais motivadoras, pois os alunos interagiam mais entre si e com o professor, participando do processo de elaboração dos experimentos.
Palavras-chave: Aulas de laboratório. Construtivismo. Ensino de Biologia. Ensino Médio. Atividades experimentais.
A gastroenterite é uma das doenças mais frequentes no mundo com alto grau de morbidade e mortalidade em países em desenvolvimento. Estima-se que a diarréia aguda seja responsável por um terço de todas as hospitalizações de crianças abaixo de 5 anos, acarretando alto custo para a sociedade. Entre os agentes virais, o rotavírus é a maior causa de diarréia. O diagnóstico e o estudo do vírus são importantes para o controle da doença. Neste estudo, foi avaliado o envolvimento do vírus na população da cidade de Ponta Grossa.