Categoria: Biologia Dissertações |
Estudo da diferenciação de células tronco mesenquimais da medula ossea de ratos em meio de cultura c |
Versão: pdf Atualização: 12/6/2013 |
Descrição:
HUSSEIN, Fernanda
As células tronco são células indiferenciadas capazes de se auto replicar e de se diferenciar em diversos tipos celulares maduros com funções especializadas. As células tronco de medula óssea são particularmente interessantes por serem células multipotentes, ou seja, geram células de diversos tecidos, são de fácil obtenção através da aspiração da medula óssea femural e eliminam os problemas de rejeição por ser possível realizar transplante autólogo. As células de Schwann são um dos tipos celulares mais importantes do Sistema Nervoso Periférico (SNP). Elas são uma fonte de sinais para a geração e desenvolvimento dos nervos periféricos, da mielinização e, ainda, auxiliam na regeneração axonal no caso de lesões tanto do SNP quanto do SNC. Faz-se necessário portanto que se investigue, ainda in vitro, porém sem manipulações exógenas e mimetizando o microambiente corpóreo, quais fatores endógenos são os responsáveis pela deflagração do processo de diferenciação.
Palavras-chave: Células. Tronco. Mesenquimais. Schwann. Diferenciação.
|
3282 0 bytes Universidade Estadual de Campinas |
Categoria: Biologia Dissertações |
Embriologia animal: uma análise dos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio |
Versão: pdf Atualização: 12/6/2013 |
Descrição:
JOTTA, Leila de Aragão Costa Vicentini
A embriologia estuda as etapas e os mecanismos de formação de embriões, cujo significado, para os seres vivos, está atrelado à perpetuação (não garantida) da espécie. É relevante na formação global do aluno, por relacionar-se a temas amplamente discutidos na atualidade, entre os quais a gravidez na adolescência, o aborto, o uso de drogas e a biotecnologia (utilização de células-tronco e clonagem). O foco da presente dissertação é a análise das características das linguagens verbal (com base em bibliografia específica, necessária e suficiente para esta pesquisa, que não é de natureza linguística) e visual referentes à embriologia animal, encontradas nos livros didáticos de Biologia (LDBio), na qualidade de limitadores ou promotores da aprendizagem.
Palavras-chave: Embriologia. Livro. Didático. Aprendizagem. Conceitos. Linguagem. Verbal. Visual. Relação. Texto-imagem.
|
1948 0 bytes Universidade de Brasília |
|