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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


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Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Relações dos alunos com o aprender no Ensino de Biologia por atividades investigativas Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
TRÓPIA, G.

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações de alunos com o aprender Biologia por atividades investigativas no nível médio de ensino. Como base teórica, a pesquisa se inspira nos estudos da Relação com o Saber, de Bernard Charlot. É privilegiado a relação epistêmica com o aprender dos estudos de Charlot, que discute que o aprender pode assumir diferentes significados para os alunos. Nas análises das relações dos alunos, é identificado e discutido os sentidos que atribuem ao aprender no processo educativo. Os dados foram coletados a partir de observações de aulas de uma professora que realiza o Ensino de Biologia por atividades investigativas e, principalmente, de entrevistas semiestruturadas com os alunos e a professora.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Ensino por Investigação. Relação com o aprender.

Downloads 1144  1144  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site 
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Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação do parasitismo em capivaras (Hydrochaeris hydrochaeris) e sua atuação como hospedeiro inte Popular Versão: pdf
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
TRUPPEL, J. H.

O crescimento da população de capivaras é favorecido por ações do homem sobre o meio ambiente. Existe no Parque Tingui, cidade de Curitiba, Estado do Paraná, condições que favorecem o aumento exponencial da população desses animais. Esse fato, aliado à proximidade com animais domésticos e o homem, pode possibilitar a transmissão de patógenos que utilizam a capivara como reservatório ou hospedeiro. Com o objetivo de determinar os riscos que esses roedores representam para a saúde pública, foi investigado no presente estudo a sua condição sanitária.

Palavras-chave: Tripanossomatídeos. Esporozoários. Riquétsias. Parasitos gastrintestinais. Capivaras (Hydrochaeris hydrochaeris). Epidemiologia. Zoonose.

Downloads 1161  1161  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Formação continuada de professores de Biologia com uso de softwares livres Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
HORNINK, G. G.

Existe hoje um desequilíbrio entre os avanços tecnológicos e os processos de formação para uso das tecnologias no ensino brasileiro de forma reflexiva. O presente trabalho explorou o desenvolvimento de cursos de formação continuada para uso da informática no ensino de Biologia, assim como formas de analisar este processo, desenvolvendo um programa reflexivo e participativo. Participaram dos cursos professores de escolas públicas e privadas. Foram usados "softwares livres" educacionais voltados ao Ensino Médio de Biologia, dentre os quais Nutrição, Ciclo de Vida em Vegetais, Movimentos de Plantas, Estômatos e Embriologia.

Palavras-chave: Formação continuada. Ensino de Biologia. Planejamento de aulas.

Downloads 1177  1177  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
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Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no Ensino de Biologia - um estudo de caso Popular Versão: pdf
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
MELO, J. de F. R. de

A presente dissertação consiste em um estudo de caso sobre a utilização de aulas práticas de laboratório no ensino de Biologia em turmas de Ensino Médio de uma escola do Distrito Federal. Foi investigado como aconteciam as aulas no laboratório e foi proposta uma nova estratégia a partir de uma abordagem construtivista. A aceitação dessa nova estratégia foi avaliada por meio de entrevistas com os professores e estudantes que participaram do processo e vivenciaram também a estratégia original, além da sondagem dos conteúdos assimilados pelos estudantes por meio de um questionário. O resultado dessas avaliações mostrou que, com a nova estratégia, as aulas passaram a ser mais motivadoras, pois os alunos interagiam mais entre si e com o professor, participando do processo de elaboração dos experimentos.

Palavras-chave: Aulas de laboratório. Construtivismo. Ensino de Biologia. Ensino Médio. Atividades experimentais.

Downloads 1194  1194  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site 
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Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!A utilização de recursos audiovisuais no ensino de ciências: tendências entre 1997 e 2007 Popular Versão: pdf
Atualização:  22/9/2011
Descrição:
SANTOS, P.C. dos .

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a utilização de recursos audiovisuais e o ensino de Ciências, observando as diferentes formas de aplicação na sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, produzida nas últimas décadas de forma significativa. Foram analisados os trabalhos publicados nos ENPECs (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), no período de 1997 a 2007, em que o uso de recursos audiovisuais é abordado no ensino em Ciências.

Palavras-chave: Ciências. Educação e Ensino. Recursos Audiovisuais.

Downloads 1262  1262  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
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Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Evolução de ideias e ideias de evolução: a evolução dos seres vivos na ótica de aluno e professor d Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
CHAVES, Silvia Nogueira

Este trabalho investiga um processo de ensino-aprendizagem de Evolução no qual concepções do professor e de seus alunos foram identificadas e analisadas. O processo foi desenvolvido em uma sala de aula de 2° ano de Biologia, de uma escola pública estadual de ensino médio da cidade de Belém (PA).

Palavras-chave: Evolução. Estudo. Ensino. Biologia. Aprendizagem. Ensino Fundamental.

Downloads 1268  1268  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
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Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Implementação ou não de atividades experimentais em Biologia no ensino médio : as relações com o sab Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
MAMPRIN, Maria Imaculada de Lourdes Lagrotta

O objetivo deste trabalho volta-se para a necessidade de analisar as razões pelas quais os professores de Biologia fazem ou não uso de atividades experimentais em sua prática docente. Para isso, apresenta-se uma leitura dos principais pontos do referencial teórico de Charlot, que considera a relação com o saber uma resultante de um circuito de relações com o Eu, com o Outro e com o Mundo.

Palavras-chave: Estudo. Ensino. Aprendizagem experimental. Pesquisa. Metodologia.

Downloads 1286  1286  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
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Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo dos estilos de pensamento biológico sobre o fenômeno vida Popular Versão: pdf
Atualização:  2/4/2012
Descrição:
BERTONI, D.

O objeto de pesquisa documental dessa dissertação concentra-se em torno dos estilos de pensamento biológico (FLECK, 1986) fundamentados a partir da apresentação, nas Diretrizes Curriculares Estaduais de Biologia do Paraná, dos marcos conceituais constituídos a partir da construção histórica do pensamento biológico. O objetivo nesta dissertação concentra-se em identificar estilos de pensamento biológico que historicamente predominaram na maneira de interpretar e compreender o fenômeno vida.

Palavras-chave: Estilo de pensamento. Fenômeno vida. História da Biologia. Estilo de pensamento biológico. Construção do pensamento biológico.

Downloads 1313  1313  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Desenvolvimento e estudo in vivo de uma vacina conjugada contra Pseudomonas aeruginosa Popular Versão: pdf
Atualização:  22/3/2012
Descrição:
SANTOS, R. R. dos

O uso de vacinas conjugadas possibilita contornar um problema da imunização contra antígenos não protéicos: a falta de memória imunológica, e ainda faz com que neonatos e crianças respondam à vacinação para um antígeno contra o qual, naturalmente, não teriam capacidade de responder. Pseudomonas aeruginosa é agente etiológico de infecções oportunistas principalmente em pacientes hospitalizados, suas características inerentes em desenvolver resistência aos mais variados tipos de antibacterianos a tornam um ponto crítico no controle das infecções hospitalares ou no tratamento de pacientes. O melhoramento de medidas para prevenção das infecções causadas pela P. aeruginosa auxiliaria na manutenção da saúde e qualidade de vida dos pacientes. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi adaptar um protocolo de conjugação do lipopolissacarídeo (LPS) de P. aeruginosa que pudesse ser utilizado como padrão para ser aplicado a outros antígenos polissacarídicos.

Palavras-chave: Vacina conjugada. Pseudomonas aeruginosa. Lipopolissacarídeo. Albumina.

Downloads 1317  1317  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Biologia Dissertações
Fazer Download agora!Validação dos anticorpos monoclonais Og4C3 e AD12 no diagnóstico da filariose bancroftiana em inquér Popular Versão: pdf
Atualização:  12/6/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Conceição Maria de

Os métodos diagnósticos empregados nos programas de controle da filariose linfática têm sido baseados na coleta de sangue noturno para detecção de microfilária, podendo ser exaustivos, tanto para os residentes das áreas quanto para as equipes técnicas. Além disso, métodos parasitológicos apresentam inadequada sensibilidade, usualmente não diagnosticam o total de pessoas com risco de desenvolver manifestações crônicas ou agudas. Este trabalho se propôs validar os testes que detectam os antígenos circulantes filariais (ELISA-Og4C3 e ICT), em inquérito populacional, no distrito de Cavaleiro, município de Jaboatão dos Guararapes, área endêmica de filariose no Estado de Pernambuco, Brasil.

Palavras-chave: Filariose. Bancroftiana. Inquérito. Epidemiológico. ELISA- Og4C3. ICT. Gota. Espessa. Anticorpos. Monoclonais.

Downloads 1319  1319  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Fiocruz  Site 
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