Categoria: Biologia Dissertações |
Você é o que você come? Os cuidados com a alimentação: implicações na constituição dos corpos |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CAMARGO, Tatiana Souza de
Na atualidade, a preocupação acerca dos cuidados com a alimentação e o corpo parece fazer parte da ordem do dia. Propostas através de enunciados veiculados em diferentes produções de mídia, campanhas de saúde e educação escolar, entre outros âmbitos, as noções atuais de cuidados com a alimentação – ao serem tomadas como verdades – delineiam os processos de constituição de subjetividades e de inscrição dos corpos. Este trabalho, inserido no conjunto de pesquisas que procuram fazer o cruzamento entre o campo dos Estudos Culturais em suas vertentes pós-estruturalistas e os escritos de Michel Foucault, tem como objetivos principais discutir a maneira como os discursos que prescrevem cuidados com a alimentação, ao proporem normas de conduta, definem modos de ser, estar e agir no mundo; assim como investigar e problematizar a configuração de tais proposições na atualidade. Palavras-chave: Alimentação. Corpo. Saúde. Constituição. Subjetividade. Cuidado de si.
|
769 0 bytes UFRS |
Categoria: Biologia Dissertações |
Vivências, Experiências de Ambientalização: repensar o Ensino Médio pelo viés da Educação Ambiental |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
LIMA, Cleiva Aguiar de
Nesta pesquisa assumi o desafio de ser professora pesquisadora de minha prática, comprometida com uma reflexão crítica do processo e com uma preocupação pela qualidade do trabalho. Assim, encarei o desenvolvimento de uma Unidade Didática: IDS 2002: a vacina contra AIDS, adaptada de Gordillo (2001) nas turmas de Biologia da Segunda Série do Ensino Médio do Colégio Técnico Industrial Professor Mario Alquati (CTI) da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG, da cidade do Rio Grande – RS em que lecionava. Tal Unidade Didática objetivou analisar a argumentação, entendida como um processo comunicativo, no qual os interlocutores defendem diferentes posturas, e a constituição da sala de aula como uma Comunidade de Aprendizagem, potencializadora da interação social e da construção compartilhada do conhecimento.
Palavras-chave: Reflexão. Educação. Ambiental. Práticas. Vacina. Aids. Ensino. Médio. Biologia. Aprendizagem.
|
2422 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
|