Objetivamos com esta investigação apreender manifestações do enfoque das inter- relações Ciência-Tecnologia- Sociedade (CTS) na prática pedagógica de professores de Biologia da rede Estadual de Educação de Goiânia-GO. A pesquisa foi desenvolvida nos moldes do Estudo de Caso, por se tratar de uma investigação sobre a prática de nove professores de três escolas, buscando evidenciar a complexa relação entre a formação docente e a abordagem CTS. Para a construção dos dados, os instrumentos foram a análise dos documentos oficiais que propõem o currículo para o Ensino Médio, questionário exploratório, entrevista semi-estruturada e observação de aulas.
Palavras-chave: Abordagem CTS. Ensino médio. Prática pedagógica. Formação docente.
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a utilização de recursos audiovisuais e o ensino de Ciências, observando as diferentes formas de aplicação na sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, produzida nas últimas décadas de forma significativa. Foram analisados os trabalhos publicados nos ENPECs (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), no período de 1997 a 2007, em que o uso de recursos audiovisuais é abordado no ensino em Ciências.
Palavras-chave: Ciências. Educação e Ensino. Recursos Audiovisuais.
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo que visa a analisar a argumentação dos alunos do Ensino Médio e Superior num jogo de RPG envolvendo uma temática relacionada ao ensino de biologia. Foi aplicada uma aventura construída segundo as categorias de Vogler (1997), primeiramente em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do Paraná e, depois, em uma turma de graduandos da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Essa aventura é uma viagem no tempo, onde os personagens voltam acidentalmente para a Londres de 1928 e devem retornar para a época inicial. Nessa empreitada, impedem que Fleming descubra a penicilina e isso muda a linha do tempo. Os alunos devem decidir através da argumentação, consertar ou não as ações temporais.
Palavras-chave: Argumentação. Role-playing Game. Jogos Cooperativos. Ensino de Ciências. Ensino de Biologia.
O presente trabalho pretende discutir a contextualização dos conteúdos por meio da utilização da História e Filosofia da Ciência com alunos em formação inicial do terceiro ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo do trabalho é apontar se existem ou não dificuldades para se contextualizar os conteúdos, utilizando-se da História e Filosofia da Ciência como uma alternativa metodológica para contemplar esta contextualização. Contextualização esta, proposta por Machado (2005), no sentido que contextualizar o conhecimento no próprio processo de sua produção é criar condições para que o aluno experimente a curiosidade e o encantamento da descoberta e a satisfação de construir seu conhecimento com autonomia. Para o desenvolvimento desta proposta optou-se pelo controverso episódio histórico da construção da molécula da dupla-hélice do DNA. Os resultados apresentados apontam que a História e Filosofia da Ciência pode ser usada de forma a promover a contextualização dos conteúdos. Porém os resultados apontam também que existem importantes cuidados a serem tomados quando desta utilização, em função das dificuldades encontradas nesta abordagem.
Palavras-chave: Ensino de biologia. Contextualização. História e filosofia da ciência. Ensino-aprendizagem.
A Natureza da Ciência tem sido pesquisada por diversos autores junto a alunos das mais diversas faixas etárias e níveis de escolarização. Porém, será que os alunos referem-se à Natureza da Ciência da mesma forma como os pesquisadores a entendem? Questões controversas, como a utilização ou não de células tronco embrionárias e o plantio de transgênicos, têm sido alvo de repetidas reportagens tanto televisivas quanto impressas. Tais reportagens podem, então, contribuir para uma visão distorcida da Ciência em geral, dependendo de como a informação é tratada e transmitida a todo o público. Nesse sentido, a atual pesquisa propôs-se a investigar se as concepções trazidas pelos alunos sobre a Ciência, referem-se mais propriamente à Tecnociência.
Palavras-chave: Concepções. Natureza da ciência. Tecnociência. Valores sociais.
A literatura tem discutido a relação entre o conhecimento escolar e os demais saberes sociais. Autores defendem que o conhecimento escolar nas disciplinas científicas se constitui a partir da relação com o saber cotidiano e o saber científico. No Brasil a história do Ensino de Ciências tem revelado um quadro de improvisações, no qual o professor, em decorrência de uma má formação, se apoia nos livros didáticos para preparar suas aulas. Devido a sua importância no quadro educacional brasileiro, o livro didático de ciências se tornou alvo das preocupações de pesquisas e programas governamentais. Este trabalho analisou livros de Ciências do ensino fundamental e livros de Biologia do ensino médio, verificando a distância que mantêm do conhecimento de referência.
Palavras-chave: livros didáticos. Ensino de Ciências. Ensino de Biologia. Conhecimento escolar. Conhecimento científico.
Partindo da verificação de que alguns estudantes de Ensino Médio têm muitas dificuldades em compreender alguns tópicos de biologia celular e molecular, a proposta deste trabalho foi desenvolver animações e vídeo aulas abordando esses temas e testar se teriam efeitos positivos no ensino de estudantes que cursam a 1ª série do Ensino Médio. Constatou-se que esse tipo de material é bem aceito e, em determinadas situações, testes quantitativos sugerem que puderam contribuir para a aprendizagem, ou seja, o efeito geral no ensino foi positivo. Tendo em vista o fato de que o desenvolvimento desse tipo de ferramenta não necessariamente requer conhecimentos técnicos avançados e que esse ainda é um campo de pesquisas novo, com muitas perguntas a serem respondidas, concluiu-se que é recomendável aos professores e pesquisadores buscarem o desenvolvimento e realizarem mais trabalhos investigativos nesse âmbito.
A presente dissertação consiste em um estudo de caso sobre a utilização de aulas práticas de laboratório no ensino de Biologia em turmas de Ensino Médio de uma escola do Distrito Federal. Foi investigado como aconteciam as aulas no laboratório e foi proposta uma nova estratégia a partir de uma abordagem construtivista. A aceitação dessa nova estratégia foi avaliada por meio de entrevistas com os professores e estudantes que participaram do processo e vivenciaram também a estratégia original, além da sondagem dos conteúdos assimilados pelos estudantes por meio de um questionário. O resultado dessas avaliações mostrou que, com a nova estratégia, as aulas passaram a ser mais motivadoras, pois os alunos interagiam mais entre si e com o professor, participando do processo de elaboração dos experimentos.
Palavras-chave: Aulas de laboratório. Construtivismo. Ensino de Biologia. Ensino Médio. Atividades experimentais.
A presente dissertação tem por objetivo propor e avaliar uma estratégia pedagógica para o tratamento do tema transversal Meio Ambiente no contexto do ensino médio, modificando o caráter da disciplina Projetos, ofertada desde 2001 em um colégio da rede particular de ensino de Brasília - DF. Para isso, a disciplina foi reestruturada nos anos de 2008 e 2009 com base em princípios da Educação Ambiental, da Escola Ativa, da Pedagogia de Projetos e do uso de jogos no ensino de ciências. A avaliação foi feita por meio de questionários, entrevistas e observações, verificando os conhecimentos sobre o tema Cerrado e as atitudes dos estudantes em relação a esse bioma e à própria disciplina.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Escola Ativa. Jogos. Cerrado. Pedagogia de Projetos.
A preocupação com as dificuldades no ensino e na aprendizagem da divisão celular encontra-se refletida na literatura da área, com maior frequência em trabalhos sobre o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da genética. Considerando o caráter abstrato de muitos conceitos envolvidos na compreensão desses conteúdos como o motivo de tais dificuldades, muitos desses trabalhos sugerem a aplicação de metodologias e práticas didáticas especialmente pensadas para o seu ensino. Nesta perspectiva, com a intenção de somar contribuições nessa área, este trabalho teve como objetivo investigar o potencial dos modelos e da modelagem como metodologia para o ensino dos processos da divisão celular.
Palavras-chave: Divisão celular. Aprendizagem significativa. Modelos e modelagem.