Categoria: Geografia Cartografia |
Mapas, saber e poder  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
HARLEY, Brian
Um livro sobre o conjunto de imagens geográficas que não incluísse o mapa pareceria um Hamlet sem o Príncipe. Entretanto, ainda que os mapas estejam há muito tempo no centro dos discursos sobre a geografia, raramente eles são lidos como textos “profundos“ ou como formas de saber socialmente construídas. “A interpretação dos mapas" implica habitualmente o estudo de suas “características geográficas” sem indicar como, enquanto forma manipulada do saber, eles contribuíram para moldar estas características. Certamente, na geografia política e história do pensamento geográfico, vinculam-se cada vez mais os mapas e o poder, sobretudo nos períodos de história colonial. Mas o papel particular dos mapas, como imagens ligadas a contextos históricos precisos, quase não se sobressai do discurso geográfico no qual eles estão inseridos. O que falta, é o sentimento do que Carl Sauer chamava de eloquência dos mapas. O que podemos fazer para que os mapas “falem” dos mundos sociais do passado?
Palavras-chave: Mapas. Poder. Geografia. Ícones. Política. Pensamento geográfico.
|
307 0 bytes http://confins.revues.org |
Categoria: Geografia Cartografia |
O portal da Cartografia  |
Versão: Atualização: 9/5/2013 |
Descrição:
ARCHELA, Rosely S. ; ARCHELA, Edison
O grande volume de publicações, dispersos nas diversas áreas do conhecimento, dado ao próprio caráter da cartografia, está reunido em uma única fonte, com atualização sistemática. O “Portal da Cartografia” permite ao usuário a oportunidade de interagir com outros pesquisadores, como também apresentar novas informações, alimentando o banco de bibliografias que contêm títulos relacionados a vários campos da Cartografia: agricultura, ambiental, cidades, geografia, geologia, geomorfologia, hidrologia, planejamento, população, transportes, turismo, vegetação e uso do solo. Seu conteúdo possibilita muitos eixos de discussões, análises e abordagens.
Palavras-chave: Cartografia. Cartografia brasileira. Cartografia temática.
|
430 0 bytes UEL |
Categoria: Geografia Cartografia |
O uso de tecnologia no ensino de Geografia: Experiência na formação de professores  |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
CAVALCANTE, Maria M. de A.; BIESEK, Ana S.
As inovações tecnológicas têm avançado em todas as áreas do conhecimento. Na Geografia destacam-se os sistemas de informação e processamento de dados, os quais exigem níveis de conhecimentos cada vez mais desenvolvidos na prática da formação profissional e, consequentemente, no cotidiano escolar enquanto componente pedagógico e técnico. Sobre este aspecto, trata-se neste artigo da experiência praticada no Curso de Geografia na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, por meio de um Curso de Extensão em Cartografia Temática, no qual propunha relacionar a teoria, método e processo empírico, a partir da interpretação da realidade social local, por meio de questões norteadoras, tais como: dinâmicas populacionais, urbanização, atividades econômicas e produtivas. O curso de Extensão buscou oferecer instrumental capaz de fortalecer e aprimorar a capacidade acadêmica e profissional dos futuros professores no cumprimento de um melhor desempenho e qualidade em suas atividades, a partir do acesso ao conhecimento de referenciais metodológicos e práticos que instrumentalize sua atuação pedagógica de modo a intervir na realidade educacional local. O interesse na execução do curso de Cartografia Temática e as estratégias metodológicas adotadas justificam-se em função dos trabalhos com pesquisa acadêmica desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental – LABOGEOPA, em que o uso de geotecnologia é recorrente; e em função de uma expressa lacuna no curso de Licenciatura em Geografia, quanto à efetivação dessa ferramenta na formação de professores, este fato foi o que motivou a elaboração e a concretização de tal experiência. Desse modo, as atividades foram desenvolvidas no LABOGEOPA, envolvendo professores, discentes e colaboradores de pesquisa. Essa atividade foi conduzida como experimento para que se possa avaliar e propor uma periodicidade desta atividade na instituição, ou quem sabe um projeto maior que contemple o envolvimento dos profissionais (capacitação dos professores) da rede pública (Estadual e Municipal).
Palavras-chave: Sistemas de informação geográfica. Geografia. Cartografia. Processamento de dados. Geotecnologia.
|
432 0 bytes UFPR |
Categoria: Geografia Cartografia |
O mapa tátil no ensino de Geografia: algumas reflexões  |
Versão: Atualização: 9/5/2013 |
Descrição:
SALVADOR, Diego S. C. de O.
O mapa é um instrumento que representa de maneira codificada diversos espaços geográficos. A leitura e a compreensão desse instrumento são de suma importância para o desenvolvimento significativo do ensino geográfico. Um mapa construído de maneira acessível a todos representa um meio pelo qual o ensino geográfico pode se tornar motivante e eficaz para todos os alunos, tanto os com deficiências quanto os considerados “normais”. Dessa maneira, o estudo em tela traz reflexões sobre a importância desse instrumento para o desenvolvimento inclusivo do ensino de Geografia. Além dessas reflexões, são apresentados passos para a confecção de um mapa tátil do Brasil, que pode ser trabalhado por todos os alunos e professores. Destaca-se que a apresentação desses passos tem a finalidade de despertar a motivação e a criatividade de professores e alunos para a construção de outros mapas táteis, que possam auxiliar na significância do processo educacional geográfico inclusivo. Não se pode deixar de frisar que o objetivo do trabalho é refletir sobre a importância do mapa para a significativa compreensão de conhecimentos geográficos por todos os alunos, sem exceções. Para o alcance desse objetivo, adotou-se os seguintes procedimentos metodológicos: realizou-se pesquisas bibliográficas sobre a importância do mapa para o ensino de Geografia; refletiu-se sobre a confecção de mapas táteis e a importância destes para o ensino geográfico inclusivo; e confeccionou-se mapas táteis no âmbito do “Curso de atualização: formação continuada de docentes, visando um sistema educativo inclusivo”, realizado no CEFET-RN, no ano de 2006. O trabalho é desencadeado a partir de uma postura metodológica que segue as concepções geográficas humanistas, calcando-se na subjetividade, nos sentidos, nas percepções humanas, etc.
Palavras-chave: Mapa. Ensino de Geografia. Inclusão.
|
460 0 bytes UFRN |
Categoria: Geografia Cartografia |
Cartografar é preciso!  |
Versão: Atualização: 28/10/2011 |
Descrição:
AGUIAR, Valther X.
Quando terminei minha formação em Engenharia, o pensamento comum era de que os cartógrafos tinham que divulgar e convencer a todos sobre a necessidade de mapear. A Cartografia, naquela época, era menos conhecida do que hoje. Bem mais de duas décadas depois, esse não é mais o problema do cartógrafo brasileiro. As maravilhosas ferramentas chamadas Google Earth, Mapquest, Bing, navegadores GPS e, por último, os telefones celulares com navegador GPS, entre outras, foram e vêm sendo as grandes responsáveis pela divulgação e disseminação dos muitos conhecimentos e possibilidades antes restritas aos cartógrafos e simpatizantes. Vejo hoje como principal problema do cartógrafo, a árdua tarefa de definir a especificação e a precisão adequada ao mapeamento.
Palavras-chave: Cartografia. GPS. Google Earth. Mapas.
|
561 0 bytes http://www.esteio.com.br |
|