Categoria: Geografia Cartografia |
As limitações da Linguagem Cartográfica no Ensino Médio: análise do livro didático e do Vestibular  |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
PALOMO, Vanessa de Souza
A leitura dos Mapas. Este é, sem dúvida, um tema bastante discutido dentro da ciência geográfica. Quais os limites existentes para o pleno entendimento das informações contidas em uma representação cartográfica? Muito se fala sobre como elaborar um mapa que seja de fácil leitura a qualquer pessoa e ao mesmo tempo contemple a complexidade da realidade em que vivemos. Muito tem sido discutido e vários trabalhos vêm sendo realizados na perspectiva de entendimento de como se dá o aprendizado de noções cartográficas (tempo e espaço) em crianças, de acordo com sua habilidade cognitiva, baseados nos estudos de Jean Piaget. Enfatiza-se aqui, neste artigo, a preocupação com a leitura dos mapas feita pelos estudantes do Ensino Médio, ressaltando que estes já não se encontram em plena maturidade cognitiva e possuem todos os atributos para o entendimento de uma representação cartográfica. Nesse sentido, como o aluno do Ensino Médio tem acesso à Linguagem Cartográfica? Sabe- se que muitos problemas são enfrentados nas escolas públicas brasileiras, e destaca-se aqui a ausência da distribuição de livros didáticos de Geografia para o Ensino Médio. Muitas escolas não possuem mapas, enfim, vários são os limites encontrados dentro do Ensino no Brasil. O que nos propomos aqui é analisar livros didáticos produzidos para o Ensino Médio e, assim, discutir se estes são capazes de instrumentalizar os estudantes para uma correta leitura dos mapas para que, posteriormente, estes consigam analisar e refletir sobre fenômenos geográficos. Adrede a isso, as questões que envolvem a linguagem cartográfica nos vestibulares da Unicamp também foram analisadas, no intuito de responder se os livros didáticos produzidos para o Ensino Médio são ferramentas eficazes para a leitura e compreensão da Cartografia e se, sobretudo, contêm os atributos necessários ao que é requisitado nas provas dos vestibulares.
Palavras-chave: Mapas. Geografia. Ensino médio. Linguagem cartográfica. Cartografia. Livros didáticos.
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Categoria: Geografia Cartografia |
Cartografia tátil: mapas para deficientes visuais  |
Versão: Atualização: 9/5/2013 |
Descrição:
LOCH, Ruth Emilia Nogueira A cartografia tátil é um ramo específico da Cartografia, que se ocupa da confecção de mapas e outros produtos cartográficos que possam ser lidos por pessoas cegas ou com baixa visão. Os mapas e gráficos táteis tanto podem funcionar como recursos educativos, quanto como facilitadores de mobilidade em edifícios públicos de grande circulação, como terminais rodoviários, metroviários, aeroviários, nos shopping centers, nos campi universitários, caminhos e itinerários e, também, em centros urbanos. Dessa forma, os produtos da cartografia tátil podem ser enquadrados como recursos da tecnologia assistiva por auxiliarem a promover a independência de mobilidade e ampliar a capacidade intelectual de pessoas cegas ou com baixa visão. Em decorrência de fatores socioeconômicos e estágio de desenvolvimento tecnológico, não há padrões cartográficos táteis aceitos mundialmente como acontece na cartografia convencional, aquela produzida para pessoas com visão normal. Portanto, verifica-se a necessidade de cada país criar seus padrões e estabelecer normas para a cartografia tátil tomando como base a matéria-prima existente, o grau de desenvolvimento tecnológico, a acessibilidade e o preparo dos deficientes visuais para uso desses produtos. Diante do exposto, são feitas aqui algumas considerações sobre o atual estágio da cartografia tátil, enfocando alguns pontos-chave geralmente desconhecidos dos cartógrafos, assim como os resultados de padronização de mapas táteis decorrentes de um projeto de pesquisa e extensão, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina, iniciado em 2003.
Palavras-chave: Cartografia tátil. Deficientes visuais. Padronização de mapas táteis.
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Categoria: Geografia Cartografia |
Ferramentas da internet para o ensino de Cartografia para crianças  |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
BARROS, Márcia Rejane Oliveira; SILVA, Mirele Viegas da; SÁ, Lucilene Antunes Correia Marques de O trabalho apresenta um projeto para elaboração de um site sobre Cartografia, oferecendo uma nova metodologia de ensino da Cartografia para crianças na fase da educação infantil. A proposta está baseada na visualização do espaço tridimensional, para percepção de formas e volumes, utilizando técnicas de Modelo Digital de Terreno (MDT). O objetivo é gerar um material que motive as crianças a se alfabetizarem na Cartografia, estimulando e familiarizando o uso de mapas na internet, permitindo, assim, o acompanhamento dos avanços tecnológicos. Apesar do estudo visar, neste primeiro momento, o ensino da Cartografia diretamente ligado à Geografia, as aplicações poderão ser estendidas ao ensino de outras ciências, como a História.
Palavras-chave: Internet. Cartografia. Metodologia. Mapas. Geografia.
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Categoria: Geografia Cartografia |
Interação Universidade e Escola Públicas: a utilização de mapas táteis por uma professora em aulas i  |
Versão: Atualização: 9/5/2013 |
Descrição:
JULIASZ, Paula Cristiane Strina; FREITAS, Maria Isabel Castreghini de
Com o intuito de contribuir no cumprimento da lei federal brasileira 10639/03, no período de Agosto de 2007 a Julho de 2008, o projeto “Cartografia Tátil e Didática Multisensorial: uma construção diferenciada de mapas sobre a África e sua influência no Brasil”, produzindo a Coletânea de Mapas Multisensoriais: Brasil e África e que avaliada através de aulas práticas, utilizando recursos multissensoriais – que utilizam todos os sentidos, não se centrando apenas em um – com alunos com necessidades educacionais especiais da EMIEE “Maria Aparecida Muniz Michelin – José Benedito Carneiro” Deficientes Auditivos e Deficientes Visuais – EE - localizada no município de Araras (SP). Na continuidade desta pesquisa, no período de agosto de 2008 a julho de 2009, optou-se por transferir o foco da pesquisa para o professor, a fim de aprofundar o estudo da utilização de material cartográfico pelos alunos deficientes visuais, tendo como base duas questões: “como o professor pode utilizar essa coletânea para auxiliar na ampliação do conhecimento dos alunos sobre a formação histórico-cultural do povo brasileiro?”. E, “como divulgar a experiência adquirida na EE por meio de um material com linguagem que estimule o professor a desenvolver mapas táteis e práticas de aula tendo como base sua realidade local?”. Esse trabalho traz os resultados obtidos.
Palavras-chave: Cartografia tátil. África. Brasil. Mapas. Didática multissensorial.
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Categoria: Geografia Cartografia |
Elaboração de metodologia de atualização cartográfica da região Amazônica utilizando imagens dos sat  |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
QUADROS, Lauro de Miranda; FILHO, Luiz Carlos Teixeira Coelho; SOUZA, Lupuna Corrêa de; ATAÍDE, Marcos Sebastião; FONSECA, Nabbor Santiago da; ALVARES, Robson Pereira; PACHECO, Wesley Luis O desenvolvimento deste trabalho tem por fim estabelecer uma metodologia para atualização cartográfica na região amazônica utilizando imagens de satélite. Como base foi utilizada a norma formulada pela Diretoria de Serviço Geográfico (DSG). Pelo fato de a região Amazônica possuir peculiaridades adversas às demais regiões brasileiras, relacionadas ao seu ciclo hidrológico e dificuldades de acesso, faz-se necessária à adaptação dos trabalhos convencionais à região em questão. O estudo aborda os prós e contras de se adotar um modelo de classificação supervisionada em detrimento ao método automático, dada a quantidade menor de classes. Também é estudada a possibilidade de atualização de hidrografia baseada em imagens de cheia e vazante. Por fim, trabalhos de campo estão sendo realizados com vista a desenvolver uma biblioteca de classes, que solucione as diferenças específicas destas áreas.
Palavras-chave: Região Amazônica. Satélite Landsat. Satélite CBERS. Imagens de satélite. Ciclo hidrológico. Hidrografia.
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