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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Mapas táteis Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Cleomar Graef de; JÚNIOR, Donarte Nunes dos Santos; LAHM, Regis Alexandre

O presente trabalho trata de inclusão social, através da percepção espacial com o uso de mapas táteis, contribuindo assim para o aprendizado de portadores de necessidades especiais relativos à visão, bem como a conscientização das diferenças na percepção destes por parte de alunos de ensino regular, na tentativa de diminuir as diferenças e o preconceito existentes, por consequência auxiliando para uma melhor compreensão do espaço percebido pelos educandos, onde a interação na confecção de mapas faz com que estes alunos não sejam apenas leitores de mapas, mas construtores.

Palavras-chave: Cartografia tátil. Ensino de Geografia. Inclusão social. Percepção espacial. Mapas táteis.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Mapa tátil: passaporte para a inclusão Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
ALMEIDA, Luciana Cristina de

Esse artigo versa sobre a importância de um instrumento facilitador da mobilidade do portador de deficiência visual no centro de cidades e o auxilie na aquisição de independência pessoal e social. Relata a experiência vivida pelas autoras durante a elaboração de um Mapa Tátil em escala grande, da área central de Florianópolis, atividade que promoveu a ligação entre ensino, pesquisa e extensão, considerando as disciplinas de Cartografia, o ensino de Geografia e o papel dos mapas na formação de uma consciência espacial do cidadão.

Palavras-chave: Cartografia tátil. Geografia. Deficiência visual.

Downloads 907  907  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site 
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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Manual de utilização do programa Philcarto  Popular Versão: 
Atualização:  24/9/2013
Descrição:
GIRARDI, Eduardo Paulon

Nosso objetivo é disponibilizar um manual de utilização do programa de cartomática Philcarto, em português, para possibilitar a difusão do programa no Brasil e com isso ampliar uso do mapa nas pesquisas geográficas brasileiras.

Palavras-chave: Philcarto. Software. Cartografia. Geoprocessamento. Geotecnologias. Geografia. Espaço geográfico.

Downloads 3384  3384  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/downloads.htm
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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Interação Universidade e Escola Públicas: a utilização de mapas táteis por uma professora em aulas i Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2013
Descrição:
JULIASZ, Paula Cristiane Strina; FREITAS, Maria Isabel Castreghini de

Com o intuito de contribuir no cumprimento da lei federal brasileira 10639/03, no período de Agosto de 2007 a Julho de 2008, o projeto “Cartografia Tátil e Didática Multisensorial: uma construção diferenciada de mapas sobre a África e sua influência no Brasil”, produzindo a Coletânea de Mapas Multisensoriais: Brasil e África e que avaliada através de aulas práticas, utilizando recursos multissensoriais – que utilizam todos os sentidos, não se centrando apenas em um – com alunos com necessidades educacionais especiais da EMIEE “Maria Aparecida Muniz Michelin – José Benedito Carneiro” Deficientes Auditivos e Deficientes Visuais – EE - localizada no município de Araras (SP). Na continuidade desta pesquisa, no período de agosto de 2008 a julho de 2009, optou-se por transferir o foco da pesquisa para o professor, a fim de aprofundar o estudo da utilização de material cartográfico pelos alunos deficientes visuais, tendo como base duas questões: “como o professor pode utilizar essa coletânea para auxiliar na ampliação do conhecimento dos alunos sobre a formação histórico-cultural do povo brasileiro?”. E, “como divulgar a experiência adquirida na EE por meio de um material com linguagem que estimule o professor a desenvolver mapas táteis e práticas de aula tendo como base sua realidade local?”. Esse trabalho traz os resultados obtidos.

Palavras-chave: Cartografia tátil. África. Brasil. Mapas. Didática multissensorial.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Ferramentas da internet para o ensino de Cartografia para crianças Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
BARROS, Márcia Rejane Oliveira; SILVA, Mirele Viegas da; SÁ, Lucilene Antunes Correia Marques de

O trabalho apresenta um projeto para elaboração de um site sobre Cartografia, oferecendo uma nova metodologia de ensino da Cartografia para crianças na fase da educação infantil. A proposta está baseada na visualização do espaço tridimensional, para percepção de formas e volumes, utilizando técnicas de Modelo Digital de Terreno (MDT). O objetivo é gerar um material que motive as crianças a se alfabetizarem na Cartografia, estimulando e familiarizando o uso de mapas na internet, permitindo, assim, o acompanhamento dos avanços tecnológicos. Apesar do estudo visar, neste primeiro momento, o ensino da Cartografia diretamente ligado à Geografia, as aplicações poderão ser estendidas ao ensino de outras ciências, como a História.

Palavras-chave: Internet. Cartografia. Metodologia. Mapas. Geografia.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Experiência na aplicação da Cartografia tátil no ensino de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de

Ver, escutar, cheirar, degustar e tocar. Todos esses sentidos são os meios que utilizamos para receber as informações do entorno. Essas informações são fundamentais para o nosso desenvolvimento e também para nos comunicarmos. A pessoa com deficiência visual tem diminuída ou mesmo comprometida a capacidade de decodificar informações que estão sintetizadas em imagens, necessitando de uma adaptação dessa informação para a sua compreensão parcial ou total. Quando isso ocorre, os demais sentidos, principalmente a audição e o tato, se forem estimulados de maneira correta, podem auxiliar e até substituir a visão no processo de percepção e interação com o meio. A estimulação deve levar em consideração que as pessoas, independente de apresentarem uma deficiência, não constróem seu esquema corporal sozinhas, elas necessitam da relação com outras pessoas e com o meio. A pessoa que não constrói satisfatoriamente seu esquema corporal terá dificuldade de reconhecer o espaço ao seu redor, prejudicando sua mobilidade e, por consequência, sua autonomia. Juntamente com a estimulação correta dos demais sentidos é fundamental a adaptação ou modificação da forma como a informação é disponibilizada a esse público. Este trabalho relata a experiência na seleção e adaptação de mapas e ilustrações para a linguagem tátil com o objetivo de auxiliar o ensino sobre alguns aspectos da cidade de São Paulo, com destaque para o seu crescimento urbano para estudantes com deficiência visual. Elaborou-se uma sequência de mapas que representam a área urbana de São Paulo em cinco épocas distintas. Foi construída uma maquete que representa a cidade na primeira metade do século XIX, a maquete contém alguns sensores de toque que permitiram a inserção de sons com informações sobre patrimônios históricos da região central da cidade. O objetivo desses materiais é proporcionar a compreensão de um recorte histórico geográfico sobre São Paulo, auxiliando o estudante com deficiência visual a avançar do nível da identificação e localização para a interpretação, análise e síntese dos assuntos estudados. Para ilustrar parte do processo histórico ocorrido optou-se por trabalhar, além da maquete e dos mapas, com ilustrações das fachadas de alguns edifícios históricos do centro, que também sofreram alterações, algumas bem radicais – como é o caso da igreja da Sé, demolida para dar lugar à atual catedral, por exemplo. O desenvolvimento do trabalho mostrou que quando os estudantes com deficiência visual têm a oportunidade de participar ativamente de um processo de aprendizagem que estimula sua percepção tátil, respeita sua vivência e trabalha com as noções básicas do mapa (escala, ponto de vista, orientação, localização e simbologia) podem alcançar níveis satisfatórios de compreensão das representações gráficas. Nesse sentido, é possível que a associação de mapas táteis com outros recursos didáticos como maquetes sonoras e ilustrações facilite o processo de aprendizagem de um tema especifico para estudantes com deficiência visual, desencadeando uma discussão mais ampla e reflexiva sobre o que está sendo estudado.

Palavras chave: Cartografia tátil. Deficiência visual. Ensino de Geografia. Inclusão. Mapas táteis. Maquete sonora.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Elaboração de metodologia de atualização cartográfica da região Amazônica utilizando imagens dos sat Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
QUADROS, Lauro de Miranda; FILHO, Luiz Carlos Teixeira Coelho; SOUZA, Lupuna Corrêa de; ATAÍDE, Marcos Sebastião; FONSECA, Nabbor Santiago da; ALVARES, Robson Pereira; PACHECO, Wesley Luis

O desenvolvimento deste trabalho tem por fim estabelecer uma metodologia para atualização cartográfica na região amazônica utilizando imagens de satélite. Como base foi utilizada a norma formulada pela Diretoria de Serviço Geográfico (DSG). Pelo fato de a região Amazônica possuir peculiaridades adversas às demais regiões brasileiras, relacionadas ao seu ciclo hidrológico e dificuldades de acesso, faz-se necessária à adaptação dos trabalhos convencionais à região em questão. O estudo aborda os prós e contras de se adotar um modelo de classificação supervisionada em detrimento ao método automático, dada a quantidade menor de classes. Também é estudada a possibilidade de atualização de hidrografia baseada em imagens de cheia e vazante. Por fim, trabalhos de campo estão sendo realizados com vista a desenvolver uma biblioteca de classes, que solucione as diferenças específicas destas áreas.

Palavras-chave: Região Amazônica. Satélite Landsat. Satélite CBERS. Imagens de satélite. Ciclo hidrológico. Hidrografia.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Construção de um mapa tátil do campus Seropédica da UFRRJ Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Maria Engracinda dos Santos

Este trabalho apresenta um estudo breve sobre a construção de um mapa tátil de parte do campus de Seropédica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aborda um breve histórico sobre a origem do sistema Braille, possibilitando aos deficientes visuais ascender tanto no contexto profissional, como intelectual e cultural. Aborda o conceito de mapas táteis e os cuidados que devem ser tomados na produção dos mesmos, tendo em vista a importância em orientar e fornecer informações a respeito do espaço geográfico para usuários com problemas visuais. Este trabalho tem o objetivo de oferecer subsídios científicos e práticos para a cartografia tátil que é desenvolvida por poucos profissionais no Brasil e no mundo, porém de grande relevância. O mapa produzido atendeu às necessidades do usuário, uma vez que o produto final mostrou ser eficiente, pois através dos testes de percepção o deficiente visual pode “ler” o mapa como aqueles que têm visão normal.

Palavras-chave: Mapa tátil. Sistema Braille. Espaço geográfico. Cartografia tátil.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Considerações sobre interfaces para mapas interativos na Web Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
MENDONÇA, André Luiz Alencar de; POMBO, Renan Martins; ROCHA, Suzana Daniela; DELAZARI, Luciene Stamato

No presente artigo serão discutidos aspectos considerados primordiais no design e avaliação da interface de mapas interativos utilizando-se como base a teoria em projeto cartográfico e o design de interfaces baseado no usuário. Como estudo de caso foi utilizado o “atlas da metrópole”, conjunto de mapas disponibilizados em um sítio na web, que retrata temas ligados à sócio-economia dos municípios da região metropolitana de Curitiba. De forma didática, procurou-se analisar quais os fatores que devem ser levados em conta nas decisões de projeto cartográfico, iniciando-se pelas características do usuário até as técnicas de representação, passando pela metodologia de classificação de dados. Também foram analisadas as decisões adotadas na interface do mapa e os mecanismos de interação implementados, discutindo-se melhorias e possíveis novas funcionalidades. O resultado é um conjunto de boas práticas e sugestões, utéis nas decisões acerca do projeto de mapas interativos em ambiente web.

Palavras-chave: Mapas. Mapas interativos. Região Metropolitana de Curitiba. Cartografia.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Comunicação cartográfica com a utilização do philcarto: um estudo do acesso do lazer em Londrina -PR Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
ARCHELA, Rosely S.; BORTOLO, Marizangela A. de; FORMIGA, Michel O.

Apresentamos aqui uma análise dos dados levantados sobre os clubes e associações na cidade de Londrina, correlacionados, com dados de população e renda, evidenciando a distribuição e o acesso ao lazer proporcionado por esse tipo de serviço em Londrina. Utilizamos o software Philcarto, que consiste em um programa de cartografia temática, e outros dois softwares, o Microsoft Excel® e o Adobe Ilustrator®, para a produção de mapas temáticos, com o objetivo de obter uma melhor visualização da concentração das variáveis em estudo. Os mapas elaborados nesta pesquisa farão parte do Atlas Digital Urbano-Ambiental de Londrina, com previsão de término em dezembro de 2004.

Palavras-chave: Londrina. Philcarto. Mapas. Atlas. Cartografia.

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