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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Catálogo de símbolos e materiais de mapas táteis para a educação Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:

O Catálogo de símbolos e materiais de mapas táteis para a educação foi produzido pelo Labtate - Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar , da UFSC e tem como objetivo orientar os professores nas confecção desse tipo de mapa.

Palavras-chave: Cartografia. Mapas táteis. Cartografia escolar. Geografia. Inclusão.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Cartografia do Oriente Médio Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:

Apresenta uma base histórica e geográfica para a compreensão de questões relacionadas ao Oriente Médio desde a Antiguidade até nossos dias. Ao longo do tempo, os fatos aconteceram em um espaço determinado e com pessoas que fizeram uma história que influenciou todo o mundo. Essa pesquisa geográfica pauta-se também em referências bíblicas como fonte, pois esta fornece parâmetros e indicação de lugares, povos e outros fatos geográficos importantes para a localização. As regiões antigas foram correlacionadas com as regiões atuais e representadas em mapas.

Palavras-chave: Geografia do Oriente Médio. Mapas do Oriente Médio. Oriente Médio. Geopolítica. Geografia. Regiões. Culturas. Povos.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Cartografia Tátil: Pesquisa e Perspectiva no Desenvolvimento de Material Didático Tátil Popular Versão: 
Atualização:  24/9/2013
Descrição:
VENTORINI, Sílvia Elena; FREITAS, Maria Isabel Castreghini de

Iniciou-se em 2000 o Projeto de Pesquisa: "Cartografia Tátil: Elaboração de Material Didático de Geografia para Portadores de Deficiência Visual”. O principal objetivo desse projeto era desenvolver e divulgar material didático que facilitasse a utilização da linguagem tátil no tratamento e comunicação da informação geográfica. A aplicação desta linguagem ao ensino da Cartografia e da Geografia foi voltada aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, das classes de recurso da EMIEE – “José Benedito Carneiro” Deficientes Visuais – Araras - SP. O desenvolvimento desta pesquisa auxiliou os alunos cegos e com visão subnormal, que frequentam aulas nas classes de recursos da escola especial, a ampliarem seus conhecimentos sobre o espaço geográfico que vivem e atuam, bem com, na integração com seus colegas videntes. O desenvolvimento de maquete representando o espaço cotidiano dos alunos lhes permitiram maior confiança em seus mapa mentais. Todos os alunos, que participaram desta pesquisa, evoluíram no conhecimento e domínio do ambiente que os cercam, bem como, nos aspectos relativos à Geografia e Cartografia.

Palavras-chave: Cartografia tátil. Geografia. Material didático. Maquete. Linguagem tátil. Ensino de Cartografia. Ensino de Geografia.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Uma metodologia de trabalho de campo para o ensino de Geografia nas séries iniciais da escola fundam Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Antonio Marcos Machado de; MIRANDA, Sérgio Luiz; REIS, Laura; SILVA, Tiago de Deus

Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma metodologia do trabalho de campo como atividade pedagógica e discutir sua importância para o estudo do espaço local, no ensino de geografia, nas séries iniciais da escola fundamental (1.a a 4.a séries), enfatizando os procedimentos metodológicos e as possibilidades de registro e exploração dos dados obtidos no campo através de diferentes linguagens, particularmente as gráficas, cartográficas e fotográficas. O trabalho trata de uma atividade realizada como parte de um curso de extensão oferecido para os professores da educação básica que atuam profissionalmente nas séries iniciais de ensino fundamental em escolas da rede municipal de ensino de Uberlândia, MG. O curso “Cartografia no ensino de geografia para as séries iniciais: práticas educativas” foi ministrado no período de março a agosto de 2008, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais – CEMEPE, da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia-MG. O objetivo principal desse curso foi proporcionar aos professores que não possuem formação acadêmica específica em Geografia melhores condições para tratarem dos conhecimentos geográficos e cartográficos na abordagem do espaço local, como conteúdos do ensino previstos nas orientações curriculares atuais. Diante disso, o trabalho de campo foi proposto como uma das atividades a serem desenvolvidas com os professores durante o curso, pois o mesmo contribui para uma maior compreensão do espaço local, uma vez que permite uma abordagem integrada dos diferentes aspectos geográficos. O trabalho de campo foi planejado a partir da análise das diretrizes curriculares municipais, as quais norteiam o programa de ensino dos professores, sendo que a partir delas foram destacados alguns temas do estudo do espaço local pertinentes para a execução dessa atividade, a saber: o comércio local, localização dos serviços públicos, relevo, hidrografia, vegetação, problemas ambientais (erosão dos solos, destruição de mata ciliar e do cerrado, deposição do lixo), bem como a transição cidade-campo. Para a consecução dessa atividade foi escolhido o Bairro Laranjeiras, situado na zona sul de Uberlândia, MG, por se tratar do local onde está localizada uma escola – Sebastiana Pinto - na qual trabalham quatro professoras participantes do curso. Além disso, esse bairro oferecia boas condições para se fazer uma análise dos vários aspectos geográficos que foram selecionados por meio das diretrizes curriculares.

Palavras-chave: Geografia. Cartografia. Aula de campo. Séries iniciais. Ensino fundamental. Diretrizes Curriculares. Educação Básica.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!A organização de dados de favelas para o planejamento territorial: uma proposta metodológica Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Suzana Dias Rabelo de ; ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta básica de organização e sistematização de dados de favelas para a elaboração de um banco de dados para auxiliar o planejamento municipal. Selecionou-se como área de estudo as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes. Devido à dimensão dos espaços segregados e informais nas cidades brasileiras, a organização e sistematização de dados de favelas assumem uma importância particular, sobretudo com abordagens geográficas, uma vez que esses espaços apresentam maior grau de dificuldade para identificação de seus dados. O tratamento dos dados revelou a precariedade da organização dos mesmos nas cidades pesquisadas. Os dados coletados subestimam a realidade, são obsoletos e, na maioria das vezes, não servem para comparação com outros trabalhos. As causas para tal precariedade são muitas e vão desde a ausência de recursos humanos qualificados, passando pela falta de recursos materiais, até a falta de vontade política. Com a utilização de diversas ferramentas cartográficas e de editoração gráfica chegou-se ao produto final da pesquisa que foi o banco de dados experimental sobre as favelas aplicado ao planejamento municipal, contemplando informações sobre a origem das favelas, a estrutura da população, a propriedade da terra e também, a localização espacial delas. Recomenda-se, neste trabalho, que as prefeituras reconheçam e assumam a importância e necessidade da organização de dados e criem as condições para a implantação e implementação de sistemas de informação, incluindo no planejamento territorial o S.D.R de Oliveira & R.S.A. dos Anjos monitoramento de dados, e em particular, o acompanhamento espacial das áreas com ocorrência de favelas. Espera-se que esta pesquisa sirva de estímulo para que outros estudiosos do tema possam aprimorá-lo e contribua de forma efetiva para o processo de planejamento nos municípios brasileiros.

Palavras-Chave: Favelas. Planejamento municipal. Sistematização de dados. Banco de dados. Cartografia temática.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Amazônia, agronegócio e poder: a expansão da fronteira agrícola no município de Vilhena/RO Popular Versão: 
Atualização:  28/10/2011
Descrição:
LUS, D.A.; BORGES, L.R.M.; SILVA, R.G.C.

Esse artigo analisa a recente expansão do agronegócio na Amazônia meridional e como esta atividade tem se efetivado na expansão da fronteira agrícola do município de Vilhena, sul do Estado de Rondônia, em função das novas características imposta pela demanda externa e as relações econômicas de ordem global se efetivarem com a apropriação do território. Dessa maneira, o território se reestrutura para suprir a demanda da produção econômica, apresentando novas funcionalidades regionais. Com isso o espaço geográfico do município de Vilhena tem seu espaço de produção, com a inserção de capitais, maquinário agrícola, as construções, os arranjos territoriais, devido à expansão do agronegócio, e se destacando como o principal produtor de grãos de soja do Estado. Como partido teórico-metodológico, conduzimos nossa reflexão com base na teoria geográfica da sociedade elaborada por Milton Santos, abordando a expansão do meio técnico cientifico-informacional. Para os procedimentos técnicos, seguimos com análise estatístico cartográfica utilizando o software de cartografia temática PHILCARTO.

Palavras-chave: Amazônia. Agronegócio. Poder. Território. Globalização.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Mapas, saber e poder Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
HARLEY, Brian

Um livro sobre o conjunto de imagens geográficas que não incluísse o mapa pareceria um Hamlet sem o Príncipe. Entretanto, ainda que os mapas estejam há muito tempo no centro dos discursos sobre a geografia, raramente eles são lidos como textos “profundos“ ou como formas de saber socialmente construídas. “A interpretação dos mapas" implica habitualmente o estudo de suas “características geográficas” sem indicar como, enquanto forma manipulada do saber, eles contribuíram para moldar estas características. Certamente, na geografia política e história do pensamento geográfico, vinculam-se cada vez mais os mapas e o poder, sobretudo nos períodos de história colonial. Mas o papel particular dos mapas, como imagens ligadas a contextos históricos precisos, quase não se sobressai do discurso geográfico no qual eles estão inseridos. O que falta, é o sentimento do que Carl Sauer chamava de eloquência dos mapas. O que podemos fazer para que os mapas “falem” dos mundos sociais do passado?

Palavras-chave: Mapas. Poder. Geografia. Ícones. Política. Pensamento geográfico.

Downloads 737  737  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://confins.revues.org
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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Cartografar é preciso! Popular Versão: 
Atualização:  28/10/2011
Descrição:
AGUIAR, Valther X.

Quando terminei minha formação em Engenharia, o pensamento comum era de que os cartógrafos tinham que divulgar e convencer a todos sobre a necessidade de mapear. A Cartografia, naquela época, era menos conhecida do que hoje. Bem mais de duas décadas depois, esse não é mais o problema do cartógrafo brasileiro. As maravilhosas ferramentas chamadas Google Earth, Mapquest, Bing, navegadores GPS e, por último, os telefones celulares com navegador GPS, entre outras, foram e vêm sendo as grandes responsáveis pela divulgação e disseminação dos muitos conhecimentos e possibilidades antes restritas aos cartógrafos e simpatizantes. Vejo hoje como principal problema do cartógrafo, a árdua tarefa de definir a especificação e a precisão adequada ao mapeamento.

Palavras-chave: Cartografia. GPS. Google Earth. Mapas.

Downloads 790  790  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.esteio.com.br
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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Mapas Táteis Padronizados e Acessíveis na Web Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
NOGUEIRA, Ruth Emilia

Os mapas e gráficos táteis tanto podem funcionar como recursos educativos ao serem utilizados para ampliar a capacidade intelectual de pessoas cegas ou com baixa visão, ou como facilitadores para a orientação/mobilidade em edifícios públicos de grande circulação, como terminais rodoviários, metroviários, aeroviários e também em centros urbanos. Por causa de sua importância como meio de informação espacial, é essencial que esses mapas sejam acessíveis aos deficientes visuais e que transmitam informações que possam ser lidas por eles. Nesse artigo são feitas algumas considerações sobre a produção de mapas táteis, incluindo sua produção no Brasil, mais especificamente no Laboratório de Cartografia Tátil[1] e Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina. São mostrados alguns resultados da padronização desses mapas disponibilizados na Web, decorrentes de um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido nesse laboratório.

Palavras-chave: Cartografia tátil. Deficientes visuais. Padronização de mapas táteis.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Manual de utilização do programa Philcarto  Popular Versão: 
Atualização:  24/9/2013
Descrição:
GIRARDI, Eduardo Paulon

Nosso objetivo é disponibilizar um manual de utilização do programa de cartomática Philcarto, em português, para possibilitar a difusão do programa no Brasil e com isso ampliar uso do mapa nas pesquisas geográficas brasileiras.

Palavras-chave: Philcarto. Software. Cartografia. Geoprocessamento. Geotecnologias. Geografia. Espaço geográfico.

Downloads 3387  3387  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/downloads.htm
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