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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Formação de professores nos cursos de pedagogia no Brasil : as repercursões das políticas educaciona Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SANTOS, Silvia Alves dos

Propomos-nos, nessa dissertação analisar as repercussões das políticas educacionais nos cursos de Pedagogia pós 1990, buscando entender os discursos que ficaram implícitos pelos órgãos oficiais da educação, influenciados por organismos internacionais e que proporcionaram a introdução de novos espaços de formação de professores paralelos à universidade pública. Entendemos que esta pesquisa tem relevância no cenário educacional brasileiro, uma vez que a formação de professores nos cursos de Pedagogia pós 1990 tem sido um dos cursos mais afetados pelo aligeiramento dessa etapa. Tentamos sistematizar nosso problema de pesquisa por meio de duas questões que se complementam, buscando entender em que medida a formação de professores em cursos de Pedagogia tem vinculações com políticas nacionais e internacionais destinadas à educação em geral e à formação docente em específico e de que maneira está relacionada a processos e políticas que resultaram em ampla e profunda reforma da educação no Brasil a partir da década de 1990. No primeiro capítulo destacamos as interferências do Banco Mundial e da UNESCO para a formação de professores. Num segundo momento tratamos das políticas educacionais em âmbito nacional mostrando como a formação de professores foi espaço de embates políticos entre os interesses da classe dominante no país desde a redefinição do papel do Estado à propagação da estratégia política do neoliberalismo na educação superior. Entendendo as dinâmicas em que se insere nosso objeto, no terceiro capítulo levantamos as consonâncias das políticas nacionais e internacionais para a formação de professores. Mostramos como o movimento dos educadores, representados pela ANFOPE, iniciou sua trajetória na luta pela valorização e reconhecimento dos profissionais da educação. Expomos sobre o movimento em torno das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia como um espaço onde se privilegiou a histórica disputa ideológica a orientar a formação de professores bem como as implicações das políticas educacionais para os novos contornos da formação de professores em nível superior. Nas considerações finais desta pesquisa mostramos a necessidade contínua de aprofundamento teórico no sentido de compreender a formação de professores inserida num contexto político, econômico e social em que repercute políticas educacionais que nem sempre são apropriadas para a realidade brasileira.

Palavras-chave: Educação. Formação de professores. Formação de professores. Política educacional.

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