Educadores



Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação formativa: re-signficando a prova no cotidiano escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MORAES, Dirce Aparecida Foletto de

Este trabalho teve por objetivo delinear e analisar as possibilidades das provas serem implementadas na perspectiva de uma avaliação formativa. Visando não só coletar dados, mas também buscar alternativas que pudessem colaborar na tarefa de re-significar esta ferramenta avaliativa, a pesquisa focou a re-construção da prova tanto no discurso docente, como na prática pedagógica. Os resultados apontaram que a falta de conhecimento e de preparo do professor contribuem para que a prova, na quase totalidade das vezes, continue sendo utilizada como instrumento burocrático e classificatório. Porém, após a consubstanciação dos dados coletados, ficou constatado que se houver uma mudança considerável na compreensão e utilização deste instrumento, o caráter formativo da prova ficará evidente. Esta nova perspectiva, consequentemente, contribui para diminuir o fracasso escolar, uma vez que, se o professor utilizar a prova como ferramenta formativa, o aluno poderá construir sua aprendizagem de forma mais significativa.

Palavras-chave: Educação - Avaliação formativa. Prova - Avaliação formativa. Avaliação educacional.

Downloads 2704  2704  Tamanho do arquivo 711.27 KB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www2.uel.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.