Educadores



Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A ação comunicativa na práxis pedagógica : um estudo a partir de Habermas Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
RUIZ, Maria José Ferreira

Esta pesquisa busca analisar as contribuições da ação comunicativa habermasiana ao ambiente escolar. Parte da crítica à racionalidade moderna e enfatiza a forma como a racionalidade instrumental reflete na educação. Considera que desenvolver uma proposta educacional pautada na ação comunicativa é um desafio, já que a escola é ainda bastante permeada pela razão instrumental. Nesse locus, por vezes, os fins acabam por justificar os meios, valorizando-se mais os resultados estatísticos do que o processo em si mesmo. A escola, dessa forma, passa a ser “colonizada” pelo mundo sistêmico. A pesquisa discute como alguns estudiosos da educação veem a possibilidade de aproximação das ideias da razão comunicativa à escola, como contraponto à racionalidade instrumental que reifica o homem, assim como a natureza. Nesse prisma, defende que essa aproximação traria suporte para uma gestão escolar democrática na qual a comunicação entre todos os atores envolvidos no processo estaria presente de forma institucional, tornando-se uma possibilidade de melhoria nos conflitos que assolam esse meio. Apresenta alguns princípios da “Teoria da ação comunicativa” e da “Teoria dos atos de fala” buscando empreender uma discussão de como essas podem subsidiar uma proposta de educação moral. Faz apontamentos sobre a educação moral em teóricos que deram sustentáculo a Habermas para a construção de sua “ética discursiva”. Estabelece, também, um confronto entre a dialogicidade a as possibilidades de formação moral na escola. Discute, ainda, alguns pressupostos da democracia e como estes poderiam estar presentes no interior da escola, estimulando a racionalidade comunicativa. Apresenta uma proposta prática: as assembleias escolares. Vê esta como possibilidade de empreender na escola a ação comunicativa. Finaliza compreendendo que, embora muitas críticas se façam à “Teoria da Ação Comunicativa”, a mesma tem muito a oferecer à práxis pedagógica na formação de pessoas comunicativamente competentes.

Palavras-chave: Educação moral - Filosofia. Ética discursiva - Educação. Razão comunicativa - Filosofia. Ação comunicativa - Pedagogia.

Downloads 1805  1805  Tamanho do arquivo 463.47 KB  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.uel.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.