Educadores



Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!O papel da escola : obstáculos e desafios para uma educação transformadora Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
BARBOSA, Márcia Silvana Silveira

O trabalho tem como objetivo abordar o papel da escola e a temática da educação. Tendo presente a situação do ensino no Brasil, reforço a ideia que aponta a escola como um espaço privilegiado de luta, mesmo no seio de um sistema antisolidário e excludente; mas, considero que é de fundamental importância reconhecer os mecanismos que dão sustentação ao fazer escolar nas práticas cotidianas, buscando identificar os instrumentos reprodutores e segregadores da educação brasileira.
Este trabalho é um recorte da realidade educacional do Brasil e uma tentativa de entender os obstáculos e os desafios da prática escolar. A partir dessas informações, procuro compreender as contradições e os conflitos pertinentes à prática educativa, no intuito de buscar o entendimento do papel da Escola e a compreensão do ideário dos sujeitos a respeito de conhecimento/educação/ política/mercado/ trabalho.

Palavras-chave: Colégio Nossa Senhora da Glória - Porto Alegre -Rio Grande do Sul . Democratização do ensino . Pedagogia . Educação transformadora . Prática pedagógica . Professor .

Downloads 3546  3546  Tamanho do arquivo 1.12 MB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site http://www.lume.ufrgs.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.