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Categoria: Pedagogia Dissertações
Fazer Download agora!A Formação contínua de professores do Enino Médio e a TV Escola: um estudo nas escolas da rede públi Popular Versão: DOC
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SCAPIN, Irene Aparecida dos Santos

O principal objetivo desta pesquisa foi estudar as concepções de professores do Ensino Médio sobre o uso da TV Escola na sua formação contínua. Para isso, foi necessário o estudo aprofundado acerca de: formação contínua de professores do Ensino Médio e a TV Escola, buscando compreender qual é o seu espaço nesse contexto. A investigação foi realizada em seis escolas urbanas da rede estadual de Pato Branco/PR que ofertam o nível médio de ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 36 questões abertas e fechadas. Participaram dessa pesquisa 30 professores que atuam em diversas disciplinas do Ensino Médio. Através das perguntas propostas no questionário procurou-se saber qual é o entendimento apresentado pelos docentes sobre formação contínua e que espaço a TV Escola ocupa nesse contexto. Os resultados da investigação indicaram que os sujeitos pesquisados consideram a formação contínua uma forma de se aperfeiçoar permanentemente. Argumentaram que somente um professor que busca novos saberes consegue ter um entendimento das mudanças que estão em curso na contemporaneidade e, consequentemente, melhorar sua prática docente. Sobre o espaço que a TV Escola ocupa nesse contexto, percebeu-se que esses docentes consideram-na um meio a mais de se obter formação contínua, entretanto, não a utilizam nem na escola e nem fora dela. Declararam que não há espaços na proposta pedagógica das escolas para momentos de formação contínua com o uso da programação especificamente destinada ao docente de ensino médio, veiculada pela TV Escola. Os resultados também indicaram a existência de problemas técnico-estruturais para o uso da TV Escola. Os maiores entraves constatados são escassez de equipamentos e de espaço físico, fitas com gravação de má qualidade, falta de recursos humanos para gravar os programas e falta de tempo para formação contínua. Finalizando o estudo, concluímos que a TV Escola não se constitui efetivamente enquanto espaço de formação contínua de professores de Ensino Médio, porque a sua política de implantação não viabilizou seu uso como recurso efetivo para formação contínua. O MEC precisa reavaliar as diretrizes que orientam a política de implantação da TV Escola para que a mesma não seja mais um recurso subutilizado pelos docentes com investimentos substanciais de recursos públicos.

Palavras-chave: Formação Contínua de Professores. TV Escola. Ensino Médio.

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