Educadores


Ínicio : Pedagogia : Artigos : 

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Imagens visuais como recursos pedagógicos na educação de uma adolescente surda: um estudo de caso Popular Versão: 
Atualização:  30/1/2014
Descrição:
NERY, Clarisse Alabarce Nery; BATISTA, Cecília Guarnieri

O uso de imagens visuais vem sendo ressaltado por Reily como recurso pedagógico no trabalho com crianças surdas. No presente estudo, essa proposta foi testada com uma jovem surda, visando observar possíveis contribuições do uso de imagens visuais no processo de aprendizagem dessa jovem, durante os atendimentos em pedagogia, que constituem parte das atividades de que ela participa em clínica-escola especializada. Foram realizadas três sessões pedagógicas, com utilização sistemática de representações visuais (desenho, fotos, pinturas). As sessões foram filmadas, transcritas e analisadas de modo qualitativo. Os resultados indicaram o desenvolvimento de uma prática discursiva com diálogos extensos, abordando elementos descritivos e estabelecendo relações e inferências entre os assuntos propostos. O estudo confirmou achados anteriores sobre o efeito facilitador da imagem visual na educação do surdo e trouxe a discussão sobre as dificuldades de inclusão social dos jovens surdos.

Palavras-Chave: Imagens Visuais na Educação; Educação e Surdez; Inclusão Educacional.

Downloads 370  370  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Paideia  Site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X2004000300005&script=sci_arttext
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.