Categoria: Pedagogia Artigos |
Reuven Feuerstein: “Experiência de Aprendizagem Mediada: Um salto para modificabilidade cognitiva es |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
TURRAL, Neide Catarina
O objetivo, neste artigo, é demonstrar a contribuição de Reuven Feuerstein para a Experiência de Aprendizagem Mediada – EAM – a qual contribui para que sujeitos mediados se tornem capazes de superar limites na apreensão e na resolução de problemas, frente às demandas da contemporaneidade. A EAM, por meio dos critérios de mediação adotados – intencionalidade/reciprocidade, significado e transcendência – possibilita flexibilização para a mudança. Esses critérios apresentam características de mediação que possibilitam potencializar, nos sujeitos mediados, o desenvolvimento de modificabilidade estrutural cognitiva que se constitui na capacidade potencial do ser humano de transformar e de transformar-se, de ressignificar conhecimentos, conceitos, habilidades e atitudes.
Palavras-chave: Experiência de Aprendizagem Mediada. Modificabilidade. Intencionalidade. Significado.
|
1251 1.44 MB Educere et Educare - Revista de Educação http://e-revista.unioeste.br/index.php |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.