Educadores


Ínicio : Pedagogia : Artigos : 

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
AGUIAR, Márcia Ângela; SCHEIBE, Leda

O objetivo deste artigo é apresentar subsídios para uma melhor compreensão da situação atual do curso de pedagogia no Ensino Superior brasileiro e das dificuldades enfrentadas para a implantação das novas diretrizes curriculares para esse curso. Iniciamos pela configuração do contexto em que se coloca o debate das diretrizes, no interior das alterações que sofre hoje esse grau de ensino, e com um breve histórico do curso de pedagogia no país. Destaca-se, em seguida, o processo de afirmação da identidade do profissional da educação e a construção da docência como patamar básico para a sua formação. Ao final, são apontadas as diretrizes que o momento histórico brasileiro indica para a formação do pedagogo.

Palavras-chave: Reforma educacional. Formação de profissionais da educação. Reforma do curso de pedagogia. Institutos Superiores de Educação. Diretrizes curriculares.

Downloads 2523  2523  Tamanho do arquivo 66.89 KB  Plataforma Revista Educação & Sociedade  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.