Educadores


Ínicio : Sociologia : Teses : 

Categoria: Sociologia Teses
Fazer Download agora!Juventude em tempo de incertezas : enfrentando desafios na educação e no trabalho Popular Versão: 
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
Garcia, Dirce Maria Falcone

Esta pesquisa procurou apreender, de forma relacional, os aspectos preponderantes das práticas e representações dos jovens trabalhadores e estudantes, quanto à educação escolar e o trabalho, em sua transição para a vida adulta, na atualidade. São provenientes das camadas populares e das frações mais baixas das camadas médias e freqüentam o Ensino Médio regular, no período noturno. Encontrou-se uma realidade complexa, em que o traço marcante é a heterogeneidade nas trajetórias escolares e no mundo do trabalho, nos projetos de futuro, nas representações da educação e dos sentidos do trabalho, nas práticas de sociabilidade, a despeito das origens sociais semelhantes. Tal constatação sugere que as trajetórias dos jovens decorrem da combinação de fatores sociais e individuais, envolvendo estratégias familiares, fatores intra-escolares, do trabalho e
também, fatores próprios da conjuntura social mais ampla. Procuramos analisar os reflexos da imprevisibilidade do mercado de trabalho e das condições do ensino público nos seus projetos de futuro. Esta pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, tendo sido utilizados questionários e entrevistas, semi-estruturadas e informais, além de documentos oficiais e bibliografia pertinentes.

Palavras-chave: Juventude. Trabalho. Ensino de segundo grau. Política e educação. Educação. Estado. Sociologia educacional.

Downloads 1192  1192  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.