Educadores


Ínicio : Química : Teses : 

Categoria: Química Teses
Fazer Download agora!A área de ensino de Ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas característ Popular Versão: 2005
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
NARDI, Roberto

Com a finalidade de contribuir para a compreensão das origens da área de ensino de Ciências no Brasil, foi realizado inicialmente um levantamento em documentos produzidos por pesquisadores da área nas últimas décadas. O referido levantamento sugeriu que os grupos de pesquisa na área têm trabalhado numa pluralidade de temáticas, enfoques e referenciais teórico-metodológicos, explicitando, de diferentes maneiras, convergências e divergências.
Assim, numa etapa subseqüente, visando avançar na compreensão dessas convergências e divergências, entrevistei pesquisadores selecionados entre aqueles que, segundo seus pares, contribuíram para a origem da área. As questões norteadoras para essa busca foram as seguintes: A que se deve a pesquisa em ensino de Ciências no Brasil? Quais são suas características?
Tendo em vista a constituição de referenciais teórico-metodológica para a pesquisa, foram selecionados aportes que, além de permitir a elaboração de um dispositivo analítico, contribuíram para a própria definição dos procedimentos que antecederam as entrevistas com os pesquisadores selecionados. Esses aportes, pautados na análise de discurso de linha francesa, cuja origem se deve aos trabalhos de Michel Pêcheux, apoiou-se principalmente em noções desenvolvidas no Brasil por Eni Orlandi.
Efeitos de sentidos presentes nas falas dos entrevistados confirmam os indícios contidos em documentos já produzidos, mostrando uma pluralidade de posições em relação à formação e às características da área, as quais refletem as diferentes origens acadêmicas e trajetórias profissionais dos pesquisadores entrevistados, as posições de onde falam – institucionais ou geográficas – ou, ainda, sua maior ou menor proximidade com a pesquisa na área. Essa pluralidade de posições leva à hipótese de que, embora haja clareza, entre os pesquisadores, de que existe uma área de ensino de Ciências já consolidada no país, e de que essa área apresenta determinados contornos, a comunidade de pesquisadores que a constitui é plural, as atuações de pesquisadores e grupos de pesquisa são diversas, mostrando que não existe um único “paradigma” explícito que defina a área.

Palavras-Chave: Área de Ensino de Ciências. Memórias de pesquisadores no Brasil. Análise de Discurso. Paradigma. Comunidade Científica.

Downloads 2127  2127  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp-Bauru  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.