Educadores


Ínicio : Química : Teses : 

Categoria: Química Teses
Fazer Download agora!Formação Continuada de Professores de Química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na Popular Versão: 2008
Atualização:  14/5/2012
Descrição:
GABINI, Wanderlei Sebastião. Formação Continuada de Professores de Química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Unesp-Bauru, Bauru, 2008.

A presente pesquisa foi realizada com o propósito de analisar e compreender um processo de formação continuada de professores visando promover a inserção da informática nas aulas de Química. Tal ação teve seu desenvolvimento pautado na racionalidade prática e na reflexão crítica sobre o trabalho docente, sendo mediada pela educação a distância. O estudo desenvolveu-se com um grupo de professores de Química de escolas públicas estaduais na região de Jaú (SP). Através de encontros presenciais e de interações em um ambiente virtual de aprendizagem, buscou-se estabelecer um vínculo constante entre a realidade do professor e a formação continuada. Foram utilizados diferentes recursos metodológicos que possibilitam aos docentes o contato com materiais diversificados, a análise de softwares, a elaboração de material didático, bem como a atuação com seus alunos na sala de informática das escolas. Na organização dos dados foram trabalhados três eixos principais: formação e trabalho docente, ensino de Química e uso da informática. A investigação evidenciou elementos-chave para subsidiar propostas de formação continuada e envolveu reflexão e planejamento como meios para desencadear reformulações tanto na percepção dos professores em relação ao papel da informática nas aulas de Química, como na utilização desse recurso em sala de aula.

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Ensino de Química. Informática. Educação a Distância.

Downloads 1748  1748  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp - Bauru  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.