Educadores


Ínicio : Química : Teses : 

Categoria: Química Teses
Fazer Download agora!Caracterização de imagens em livros didáticos e suas contribuições para o processo de significação d Popular Versão: 2009
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
KIILL, Keila Bossolani. Caracterização de imagens em livros didáticos e suas contribuições para o processo de significação do conceito de equilíbrio químico.

Este trabalho toma como objeto de estudo as imagens contidas nos livros didáticos de Química aprovados pelo PNLEM/2007. Foram dois os objetivos desta pesquisa: a) caracterizar tais imagens, discriminando aquelas que compõem os capítulos de equilíbrio químico, de acordo com as dimensões do conhecimento químico (macroscópica, submicroscópica e simbólica); e b) avaliar as contribuições trazidas pelas imagens para o processo de significação desse conteúdo. A metodologia utilizada para a coleta dos dados foi o esquema duplo-cego em que cada pesquisador, independentemente, propõe uma classificação, a qual posteriormente é validada por meio de instrumentos estatísticos. Elaborou-se, para a coleta de dados, uma taxonomia na qual se discriminam as categorias de análise de acordo com as dimensões mencionadas acima. Vale ressaltar que, para a análise das imagens, é necessário considerar as inter-relações entre elas, pois, em uma mesma representação visual, é possível ter o conhecimento químico representado em duas ou mais dimensões. O referencial teórico fundamenta-se na teoria da aprendizagem significativa, proposta por Ausubel e colaboradores, e nas concepções de signos elaboradas por Pierce. Os resultados da análise mostraram que, no total, a maioria das imagens representa o conhecimento químico considerando o aspecto macroscópico ou não se classificam. Para o capítulo de equilíbrio químico, no geral, as representações propostas para auxiliar o entendimento desse conteúdo também são de natureza macroscópica ou não se classificam. Com relação ao processo de significação do conteúdo de equilíbrio químico, consideraram-se para a análise as contribuições de outros conteúdos como reação química, cinética química e estequiometria, ditos subsunçores. Assim, foi possível concluir que as representações encontradas nos livros didáticos são de natureza macroscópica e tipificam as propriedades dos sistemas químicos. Além disso, existe uma quantidade expressiva de imagens que apresentam caráter meramente ilustrativo e outras poucas que correlacionam os aspectos dimensionais. Portanto, as imagens contidas nos livros didáticos em geral pouco colaboram para o processo de significação do conteúdo de equilíbrio químico.

Downloads 1436  1436  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ufscar  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.