Educadores


Ínicio : Química : Teses : 

Categoria: Química Teses
Fazer Download agora!A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa M Popular Versão: 2010
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
MUENCHEN, Cristiane

Este trabalho investiga práticas pedagógicas de professores de Ciências da região de Santa Maria/RS que usam os denominados Três Momentos Pedagógicos (3MP). Inicialmente, se realizou um mapeamento sobre a produção da região nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs), no qual se detectou que os 3MP têm merecido atenção especial no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, evidenciou-se a importância de compreender como professores da região central do RS estão atuando. Duas perguntas dirigiram a investigação: 1) Como se caracteriza a produção do grupo de investigadores do ensino de Ciências que originou os 3MP? e 2) Como esse grupo influenciou as práticas de professores da região central do RS que balizam suas ações docentes pelos 3MP? Focalizou-se, portanto, tanto processos de produção quanto de disseminação de práticas educativas que tiveram origem em distintos contextos. Dessa forma, uma análise com base em critérios epistemológicos de Ludwik Fleck, principalmente com relação à categoria “circulação de ideias”, se apresentou como um dos fundamentos para a compreensão desses processos. A análise da produção que originou os 3MP teve como referência aspectos teóricos e dados de práticas, contidos em dissertações, teses, livros e artigos produzidos por membros desse grupo de investigadores e depoimentos. Para a obtenção de dados sobre as práticas docentes dos formadores e professores da Educação Básica, da região investigada, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e examinados materiais didáticos por eles produzidos, além dos documentos referentes aos projetos desenvolvidos pelos formadores.

Palavras-Chave: Três Momentos pedagógicos. Problematizar. Perguntar. Freire. Fleck. Circulação de ideias. Ensino de Ciências.

Downloads 10174  10174  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC, PPGECT  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.