Educadores


Ínicio : Química : Teses : 

Categoria: Química Teses
Fazer Download agora!Construção e avaliação de hipermídia educacional sobre tópicos de carboidratos Popular Versão: 2009
Atualização:  14/5/2012
Descrição:
HEIDRICH, Denise Nogueira

A constatação de que as animações são excelentes recursos didáticos para auxiliar o trabalho do professor e facilitar a compreensão dos estudantes em conteúdos que exigem abstração e imaginação levou um grupo de professoras do Departamento de Bioquímica do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a produzir, com a assessoria de docentes do Departamento de Design Gráfico, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, o material hipermídia Bioquímica através da animação. Esse hipermídia foi construído no período de 2003 a 2005, tendo os carboidratos como tema central, e o cotidiano dos estudantes universitários como linha condutora. O conjunto do hipermídia apresenta: aula de saída a campo, no módulo introdutório: Carboidratos na Natureza; atividades práticas, no Módulo 2: Carboidratos no Laboratório; a pesquisa bibliográfica, no módulo Carboidratos na Biblioteca; o processo de digestão e absorção dos carboidratos, tema do quarto módulo: Carboidratos na Lanchonete; a fascinante história de uma molécula de glicose que é convertida em piruvato, contida no módulo Carboidratos no Teatro; e patologias ligadas ao metabolismo dos carboidratos, no módulo Carboidratos no Hospital. Apesar de terem sido bem avaliados previamente por estudantes de graduação e professores de Ensino Médio, problemas de navegação e finalização levaram à constatação de que a conversão dos materiais em objetos de aprendizagem poderia torná-los mais eficazes para o ensino e a aprendizagem. Estudo de teorias de aprendizagem e de elementos de semiótica serviram como suporte para as transformações pretendidas, e como resultado apresentamos os objetos de aprendizagem Introdução aos Carboidratos, Classificação dos Carboidratos: Monossacarídeos, Digestão do Amido e Via Glicolítica. Da necessidade de disponibilizar o conjunto da obra já referida para avaliação criou-se uma ponte com o ambiente virtual de aprendizagem do Laboratório de Ensino a Distância (LAED) do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) da UFSC, onde foram criadas disciplinas para cursos de graduação e de extensão nas plataformas Diorama e Moodle.

Palavras-chave: Teorias de aprendizagem e elementos de semiótica. Suporte para construção e avaliação de hipermídia educacional. Tópicos de carboidratos. Disciplinas plataformas Diorama e Moodle.

Downloads 3335  3335  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC, PPGECT  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.