Educadores


Ínicio : Ciências : Teses : 

Categoria: Ciências Teses
Fazer Download agora!Atividades Práticas de Ciências Naturais na Formação de Professores para as Séries Iniciais Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
RABONI, Paulo Cesar de Almeida

A partir de um trabalho de quatro meses, desenvolvido junto a um grupo de professoras polivalentes de uma escola municipal da periferia de Campinas-SP, buscouse uma compreensão dos caminhos de apropriação e de elaboração do conhecimento pelas professoras. O objetivo desta pesquisa foi apreender os processos de elaboração das atividades práticas no ensino de Ciências pelas professoras, considerando as interferências sobre o trabalho delas feitas por um pesquisador, mediadas pelo uso dessas atividades presentes em uma unidade de ensino sobre o tema Luz, por ele apresentada, tomando como foco de análise os movimentos discursivos produzidos no grupo, ao longo do trabalho realizado. Os conceitos de mediação, internalização e de drama, segundo o modelo histórico-cultural desenvolvido por Lev S. Vygotsky e por seus seguidores, bem como os conceitos de polifonia, polissemia e de gêneros do discurso, de Mikhail Bakhtin, foram utilizados nas análises das interações verbais entre pesquisador e professoras, durante o desenvolvimento das atividades práticas. Metodologicamente, os princípios do paradigma indiciário, discutidos por Carlo Ginzburg, guiaram-me na busca de indícios dos processos de elaboração de sentidos, no movimento discursivo. Para os registros das interações, foi utilizada a gravação em vídeo. Das análises dos movimentos discursivos emerge o caráter contraditório como as atividades práticas se apresentam no ideário das professoras, valorizadas mas quase ausentes, apontando a necessidade de reestruturações das formas de uso dessas atividades em sala de aula e na formação de professores.

Downloads 1638  1638  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site 
Avaliação: 4.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.