Educadores


Ínicio : Arte : Teses : 

Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Crítica de Arte e Bienais: as contribuições de Geraldo Ferraz Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
HOFFMANN, Ana Maria Pimenta

Este estudo trata da crítica de arte de Geraldo Ferraz durante o período das primeiras Bienais de São Paulo. Foi dada especial atenção aos artigos sobre as IV, V e VI Bienais, publicados no jornal O Estado de São Paulo. Através da pesquisa nos arquivos da Fundação Bienal (Arquivo Histórico Wanda Svevo), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP), do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), do Arquivo Edgard Leuenroth da Universidade Estadual de Campinas (AEL UNICAMP), do Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual de São Paulo (CEDEM UNESP) e do Arquivo do Estado de São Paulo, foram selecionados e analisados documentos em critica de arte. O crítico Geraldo Ferraz, proveniente do jornalismo e da literatura, contribuiu para difusão da crítica de arte e para o desenvolvimento do jornalismo na área da cultura. Na análise de sua trajetória como crítico, destacou-se a sua reflexão sobre a organização das Bienais e seus posicionamentos estéticos.

Palavras-chave: Crítica. Crítica de arte. Arte brasileira. Bienal de São Paulo. Museu de Arte Moderna de São Paulo. Premiação. Geraldo Ferraz. Jornalismo.

Downloads 601  601  Tamanho do arquivo 35.85 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.