Educadores


Ínicio : Sociologia : Artigos : 

Categoria: Sociologia Artigos
Fazer Download agora!Licenciatura em ciências sociais e ensino de Sociologia: entre o balanço e o relato  Popular Versão: PDF
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
MORAES, Amaury Cesar

Nesse texto pretendo apresentar um breve resumo das questões centrais referentes ao ensino de Sociologia na escola média brasileira: a intermitência desse ensino, a fragmentação das pesquisas, as dificuldades na consolidação de conteúdos mínimos e de material didático. A partir de uma bibliografia recente e da própria experiência como professor de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais, relaciono, por um lado, essas dificuldades ao distanciamento e à hierarquização existentes entre os cientistas sociais como intelectuais acadêmicos e cientistas sociais como professores do ensino médio e, por outro, ao divórcio e ao desequilíbrio existentes entre a formação do bacharel e a do licenciado no modelo efetivado com a criação das faculdades de Filosofia, Ciências e Letras desde a década de 1930.

Palavras-chave: Ensino de sociologia. Licenciatura. Formação de professores. Ciências sociais. Ensino médio.

Downloads 440  440  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702003000100001&lang=pt
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.