Educadores


Ínicio : Química : Artigos : 

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Percepção de Professores e Estudantes sobre a Sala de Aula de Ensino Superior: expectativas e cons Popular Versão: 2010
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
QUADROS, Ana Luiza de; LOPES, Cintia de Melo; SILVA, Fabio Augusto Brandão da; CORREA, Joane Mariela Miari; PIO, Jucelia Marisa; TORRES, Naira de Oliveira; PINTO, Patricia Leal; NOGUEIRA, Roberta Kelly.

A sala de aula é um espaço de formação humana, constituído pela diversidade e heterogeneidade. As relações pedagógicas que nela acontecem são impregnadas de subjetividade. Com o objetivo de entender, por meio de dados empíricos, quais são as percepções de estudantes e professores acerca das relações que se desenvolvem em sala de aula, aplicamos um instrumento de coleta de dados a professores e estudantes do curso superior de Química da Universidade Federal de Minas Gerais–UFMG. A nossa análise dos dados mostrou que as expectativas de estudantes e professores divergem em alguns pontos e que, provavelmente, não há um “contrato” preestabelecido sobre o papel de cada um. A afetividade, presente em toda relação humana, também permeia a relação professor/estudante, não sendo bem entendida. Há, inclusive, um certo “receio” de envolvimento quando a relação afetiva é vista como uma relação de amizade ou empatia.

Palavras-chave: Ensino superior. Relação professor e estudantes. Afetividade.

Downloads 392  392  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 103-114, 2010  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.