Categoria: Química Artigos |
Ensino de Química e Ambiente: as articulações presentes na revista química nova na escola (QNEsc) |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
LATINI, Rose Mary; SOUZA, Adryana da Conceição.
O objetivo desta pesquisa é identificar na Revista Química Nova na Escola (QNEsc), desde a implementação dos PCN até o presente, como vem sendo articulada a interface Ensino de Química e Ambiente. A análise de conteúdo foi utilizada para identificação dos significados e concepções presentes. Os resultados apontam que somente dez anos após a incorporação da educação ambiental em documentos oficiais é que a publicação começa a caminhar para superação de uma visão tecnicista e preservacionista da questão ambiental e que esta produção é produto e produtora das práticas de sala de aula, onde os principais temas abordados são: lixo, água e atmosfera. Aponta-se a necessidade de maior problematização da questão ambiental nas publicações veiculadas na revista visando proporcionar um Ensino de Química que incorpore a complexidade ambiental e que, por conseguinte, tenha por intuito aumentar a compreensão da ciência e do saber científico para sociedade.
Palavras-chave: Ensino de Química. Educação Ambiental. QNEsc.
|
708 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 143-159, 2011 |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.