Categoria: Química Artigos |
A Discussão de Controvérsias Sociocientíficas na Formação de Professores  |
Versão: 2011 Atualização: 25/7/2013 |
Descrição:
GALVÃO, Cecília Galvão; REIS, Pedro; FREIRE, Sofia.
A promoção da compreensão da natureza da ciência constitui um dos eixos fundamentais dos currículos de ciências actuais, procurando que os alunos entendam a produção do conhecimento científico e tomem decisões sobre assuntos de base científica com impacto directo na sua vida. Contudo, a investigação demonstra que os professores não integram esta vertente no seu ensino, comprometendo as aprendizagens dos alunos sobre esta temática. Num outro sentido, a investigação atribui potencialidades à discussão de assuntos sociocientíficos controversos na escola na construção de uma imagem de ciência mais real. Com este estudo, pretende-se compreender como é que um conjunto de 29 professores-formandos, de um mestrado em Educação, avalia as potencialidades deste tipo de metodologia. Apesar das avaliações bastante positivas, constata-se a necessidade de continuar a apoiar estes professores na implementação destas actividades com os seus alunos de modo a desenvolverem o conhecimento necessário à sua implementação.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Ciências. Discussão. Controvérsias sociocientíficas.
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879 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011 |
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