Educadores


Ínicio : Química : Artigos : 

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Matriz de Referência do Enem 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
MACENO, Nicole Glock; RITTER-PEREIRA, Jaqueline; MALDANER, Otavio Aloisio; GUIMARÃES, Orliney Maciel. A Matriz de Referência do Enem 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011.

A proposição de matrizes vem sendo recorrentes no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) a fim de induzir a reorganização curricular na educação básica, preconizando os princípios de interdisciplinaridade e de contextualização para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Nesse contexto, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) emerge como possibilidade de contemplar tais princípios e vem ganhando legitimidade no contexto escolar e na formação de professores. No presente texto, analisou-se o que é preconizado para o ensino na Matriz de Referência do Enem 2009 (Brasil, 2009a), especificamente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nos objetos de conhecimento, no qual foram identificadas contradições entre o que defende tal Matriz em relação ao seu anexo, podendo induzir às interpretações equivocadas, resgatar um tipo de ensino já em fase de superação e inviabilizar a inovação educacional na educação básica.

Palavras-chave: Enem. Currículo. Matriz de Referência.

Downloads 622  622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N. 3, AGOSTO 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.