Categoria: Química Artigos |
Resignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva |
Versão: 2008 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
TORRES, Juliana Rezende; et al.
O trabalho busca refletir criticamente o processo de obtenção de temas estruturadores de currículos críticos, por meio da utilização da Investigação Temática articulada à Análise Textual Discursiva. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva, associados às etapas da Investigação Temática, favoreceram a sistematização do processo de interpretação do conhecimento dos sujeitos envolvidos nessa investigação. Além de relacionarmos as etapas levantamento preliminar da realidade e unitarização, escolha das situações significativas/diálogos descodificadores e categorização, redução temática/sala de aula e comunicação, entendemos que a Análise Textual Discursiva pode estar presente em cada uma das etapas da Investigação Temática. A vinculação de uma “estratégia” de estruturação de programas escolares a uma metodologia de análise de dados possibilitou o desenvolvimento de um trabalho de formação de professores, cuja finalidade era discutir como organizar o currículo escolar de forma a romper com a hegemonia conteudista que desconsidera os problemas sociais da realidade dos estudantes.
Palavras chave: Paulo Freire. Formação de professores. Currículo. Investigação temática. Análise textual discursiva.
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520 0 bytes Rbpec, Vol. 8 N 2, 2008 |
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