Educadores


Ínicio : Química : Artigos : 

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Contextualização do ensino de Química pela problematização e alfabetização científica e tecnológica Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AIRES, Joanez Aparecida; LAMBACH, Marcelo.

Este artigo tem por objetivo trazer os resultados de uma pesquisa realizada junto a um grupo de professores de Química da Rede Pública Estadual do Paraná, durante a realização de um curso de formação continuada, na modalidade de extensão universitária. O curso caracterizou-se pela reflexão sobre possibilidades de aproximação entre a formação continuada de professores de Química do ensino médio da Educação Básica e os princípios da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), bem como dos fundamentos pedagógico-epistemológicos de Paulo Freire. Nesse contexto, também buscou-se demonstrar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem se articular em relação à ACT e à Problematização Dialógica. Os resultados apontaram que os professores participantes da pesquisa têm uma compreensão limitada das temáticas apresentadas, bem como dificuldades em relacionar tais temáticas à sua prática docente.
Palavras-chave: Contextualização Alfabetização Científica e Tecnológica. Formação continuada de professores.

Downloads 711  711  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Pesq. Educ. Cienc. Vol. 10, N. 1, 2010.  Site http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revista/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.